Formação Continuada de Professores que Lecionam Matemática: desenvolvendo a prática reflexiva docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: garcia silva, Angelica fontoura
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Serrazina, Maria de Lurdes, Mendonça Campos, Tânia Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bolema: Boletim de Educação Matemática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/7335
Resumo: Resumo Este artigo apresenta as discussões e parte dos resultados de uma pesquisa desenvolvida durante três anos em uma escola de Ensino Fundamental. No estudo apresentado foram analisadas reflexões sobre a prática docente, realizadas por um grupo de 17 professores de Matemática que lecionavam para os Anos Iniciais em um contexto de um curso de formação continuada. A coleta de dados incluiu os depoimentos colhidos durante o processo de formação e entrevistas semiestruturadas realizadas depois da intervenção do professor. Teoricamente, esta investigação fundamentou-se tanto em teorias que discutem questões relacionadas à formação de professores como em estudos que investigam questões didáticas sobre a fração. A análise dos dados permitiu identificar que a reflexão observada durante o processo de formação propiciou, além do avanço na compreensão do objeto matemático, o aprimoramento da análise de questões didáticas do conteúdo. Palavras-chave: Educação Matemática. Educação Continuada de Professores. Professores dos Anos Iniciais. Mudanças nas Práticas de Professores.
id UNESP-14_70778f91fba917a9ad04085869fa654f
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/7335
network_acronym_str UNESP-14
network_name_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository_id_str
spelling Formação Continuada de Professores que Lecionam Matemática: desenvolvendo a prática reflexiva docenteEducação Matemática. Educação Continuada de Professores. Professores dos Anos Iniciais. Mudanças nas Práticas de Professores.Resumo Este artigo apresenta as discussões e parte dos resultados de uma pesquisa desenvolvida durante três anos em uma escola de Ensino Fundamental. No estudo apresentado foram analisadas reflexões sobre a prática docente, realizadas por um grupo de 17 professores de Matemática que lecionavam para os Anos Iniciais em um contexto de um curso de formação continuada. A coleta de dados incluiu os depoimentos colhidos durante o processo de formação e entrevistas semiestruturadas realizadas depois da intervenção do professor. Teoricamente, esta investigação fundamentou-se tanto em teorias que discutem questões relacionadas à formação de professores como em estudos que investigam questões didáticas sobre a fração. A análise dos dados permitiu identificar que a reflexão observada durante o processo de formação propiciou, além do avanço na compreensão do objeto matemático, o aprimoramento da análise de questões didáticas do conteúdo. Palavras-chave: Educação Matemática. Educação Continuada de Professores. Professores dos Anos Iniciais. Mudanças nas Práticas de Professores.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2015-01-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Qualitativaapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/7335Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 28 n. 50 (2014); 1505-15241980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/7335/6507garcia silva, Angelica fontouraSerrazina, Maria de LurdesMendonça Campos, Tânia Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-14T00:04:31Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/7335Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2015-10-14T00:04:31Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação Continuada de Professores que Lecionam Matemática: desenvolvendo a prática reflexiva docente
title Formação Continuada de Professores que Lecionam Matemática: desenvolvendo a prática reflexiva docente
spellingShingle Formação Continuada de Professores que Lecionam Matemática: desenvolvendo a prática reflexiva docente
garcia silva, Angelica fontoura
Educação Matemática. Educação Continuada de Professores. Professores dos Anos Iniciais. Mudanças nas Práticas de Professores.
title_short Formação Continuada de Professores que Lecionam Matemática: desenvolvendo a prática reflexiva docente
title_full Formação Continuada de Professores que Lecionam Matemática: desenvolvendo a prática reflexiva docente
title_fullStr Formação Continuada de Professores que Lecionam Matemática: desenvolvendo a prática reflexiva docente
title_full_unstemmed Formação Continuada de Professores que Lecionam Matemática: desenvolvendo a prática reflexiva docente
title_sort Formação Continuada de Professores que Lecionam Matemática: desenvolvendo a prática reflexiva docente
author garcia silva, Angelica fontoura
author_facet garcia silva, Angelica fontoura
Serrazina, Maria de Lurdes
Mendonça Campos, Tânia Maria
author_role author
author2 Serrazina, Maria de Lurdes
Mendonça Campos, Tânia Maria
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv garcia silva, Angelica fontoura
Serrazina, Maria de Lurdes
Mendonça Campos, Tânia Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática. Educação Continuada de Professores. Professores dos Anos Iniciais. Mudanças nas Práticas de Professores.
topic Educação Matemática. Educação Continuada de Professores. Professores dos Anos Iniciais. Mudanças nas Práticas de Professores.
description Resumo Este artigo apresenta as discussões e parte dos resultados de uma pesquisa desenvolvida durante três anos em uma escola de Ensino Fundamental. No estudo apresentado foram analisadas reflexões sobre a prática docente, realizadas por um grupo de 17 professores de Matemática que lecionavam para os Anos Iniciais em um contexto de um curso de formação continuada. A coleta de dados incluiu os depoimentos colhidos durante o processo de formação e entrevistas semiestruturadas realizadas depois da intervenção do professor. Teoricamente, esta investigação fundamentou-se tanto em teorias que discutem questões relacionadas à formação de professores como em estudos que investigam questões didáticas sobre a fração. A análise dos dados permitiu identificar que a reflexão observada durante o processo de formação propiciou, além do avanço na compreensão do objeto matemático, o aprimoramento da análise de questões didáticas do conteúdo. Palavras-chave: Educação Matemática. Educação Continuada de Professores. Professores dos Anos Iniciais. Mudanças nas Práticas de Professores.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/7335
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/7335
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/7335/6507
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 28 n. 50 (2014); 1505-1524
1980-4415
0103-636X
reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
collection Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com
_version_ 1800215874726002688