As relações entre pares numa sala de jardim-de-infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Couto, Ana Filipa Freitas
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/9427
Resumo: Relatório de Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
id RCAP_0f76d6636c9b1fabe3323cd27d4dc87f
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9427
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As relações entre pares numa sala de jardim-de-infânciaEducação de infânciaInteraçãoComunicaçãoConflitosCompetências sociaisJardim de infânciaChildhood educationKindergartenInteractionCommunicationConflictsSocial skillsRelatório de Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarO presente relatório tem como objetivo apresentar de forma clara, reflexiva e interpretativa as opções pedagógicas, sendo estas sustentadas nos registos diários resultantes da observação e da intervenção educativa, que é fundamentada na literatura e referidas as aprendizagens daí resultantes. A prática decorreu durante aproximadamente quatro meses, com um grupo de 25 crianças, entre os 4 e 5 anos. Através de uma observação participante, verifiquei que o grupo apresentava dificuldades nas relações interpessoais, envolvendo-se em conflitos entre pares. Assim sendo, irei apresentar o processo de intervenção, bem como os dados obtidos através da observação participante e as conclusões da mesma. A investigação realizada segue uma investigação sobre a própria prática e tem como objetivo avaliar as interações criança-criança para, desta forma, compreender as suas implicações na competência de escolha e resolução de problemas por parte das crianças. De uma forma global, o objetivo desta problemática foi alcançado, uma vez que as estratégias delineadas auxiliaram na promoção e regulação das relações entre pares, como por exemplo a partilha de objetos e tomar decisões em grupo. Contudo, estas estratégias foram pensadas e implementadas para um grupo específico de crianças. Desta forma, este relatório poderá servir como um incentivo para uma futura reflexão mais aprofundada, e num período de tempo mais longo sobre esta temática.ABSTRACT This report is based on the Supervised Professional Practice of the Master's in Pre-School Education, which ran from September 2017 to January 2018, in the valence of kindergarten. With the objective of presenting in a clear, reflective and interpretive manner, this report describes and analyzes also all the pedagogical options taken, which are justified on the basis of daily records resulting from educational observation and intervention, which is supported on the literature. The practice lasted for approximately four months, with a group of 25 children between the ages of 4 and 5. Through a participant observation, I verified that the group presented difficulties in interpersonal relationships, being involved in conflicts between peers. Thus, the problem of my intervention arose: Relations Between Peers in Kindergarten. Therefore, throughout the report I will present the process of my intervention, as well as the data obtained through participant observation and the conclusions of the same. The research carried out is based on a perspective of methodology research on the practice itself with the objective of assessing child-child interactions and, in this way, understand their implications on children's choice and problem solving skills. In a global way, the objective of this problem was reached, since the strategies outlined help in the promotion and regulation of peer relationships, such as sharing objects and making group decisions. However, these strategies were designed and implemented for a specific group of children. In this way, this report could serve as an incentive for future further reflection, and over a longer period of time on this subject.Pereira, Mónica DiasRCIPLCouto, Ana Filipa Freitas2019-02-06T09:50:04Z2018-04-262018-04-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/9427TID:202028313porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:58:06Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9427Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:18:00.091895Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As relações entre pares numa sala de jardim-de-infância
title As relações entre pares numa sala de jardim-de-infância
spellingShingle As relações entre pares numa sala de jardim-de-infância
Couto, Ana Filipa Freitas
Educação de infância
Interação
Comunicação
Conflitos
Competências sociais
Jardim de infância
Childhood education
Kindergarten
Interaction
Communication
Conflicts
Social skills
title_short As relações entre pares numa sala de jardim-de-infância
title_full As relações entre pares numa sala de jardim-de-infância
title_fullStr As relações entre pares numa sala de jardim-de-infância
title_full_unstemmed As relações entre pares numa sala de jardim-de-infância
title_sort As relações entre pares numa sala de jardim-de-infância
author Couto, Ana Filipa Freitas
author_facet Couto, Ana Filipa Freitas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Mónica Dias
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Couto, Ana Filipa Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de infância
Interação
Comunicação
Conflitos
Competências sociais
Jardim de infância
Childhood education
Kindergarten
Interaction
Communication
Conflicts
Social skills
topic Educação de infância
Interação
Comunicação
Conflitos
Competências sociais
Jardim de infância
Childhood education
Kindergarten
Interaction
Communication
Conflicts
Social skills
description Relatório de Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-26
2018-04-26T00:00:00Z
2019-02-06T09:50:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/9427
TID:202028313
url http://hdl.handle.net/10400.21/9427
identifier_str_mv TID:202028313
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133443800432640