A visão dos especialistas sobre a imagem percebida da Região Oeste
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/645 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Marketing e Promoção Turística apresentada à ESTM - Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Instituto Politécnico de Leiria |
id |
RCAP_873665ac364138b19d816ec3276a7ce4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/645 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A visão dos especialistas sobre a imagem percebida da Região OesteImagem cognitivaImagem afetivaMotivações PushMotivações PullFontes de informaçãoCognitive imageAffective imageDissertação de Mestrado em Marketing e Promoção Turística apresentada à ESTM - Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Instituto Politécnico de LeiriaCom a evolução do comportamento turístico e dos próprios turistas, a imagem dos destinos turísticos tem ganho cada vez mais importância no que concerne à promoção dos destinos turísticos e ao desenvolvimento de uma marca turística (branding). Na atualidade, os turistas caraterizam-se por serem indivíduos bastante informados que procuram saber o mais possível sobre os destinos que pretendem visitar, efetuando uma planificação das atrações que pretendem usufruir aquando da sua visita. A presente dissertação tem como objetivo perceber de que forma os especialistas consultados avaliam a Imagem da Região Oeste e percebem as motivações dos turistas e as fontes de informação que estes utilizam. A metodologia utilizada foi composta pela revisão da literatura, fundamentando todos os aspetos relacionados com o tema e permitindo a elaboração do questionário através da consulta de escalas já existente, e pela aplicação de um inquérito por questionário pelo método de Delphi que permite uma opinião mais genuína dos indivíduos consultados, sem pressão externa, pela garantia de anonimato que o método oferece. Foi efetuada então a avaliação da Imagem, componente cognitiva e afetiva, e dos fatores que a influenciam, Motivações e Fontes de informação. Nos resultados pode constatar-se que o passa a palavra e a internet são os meios de comunicação com maior influência, que as motivações push se prendem bastante com as características da região e com o sentimento de segurança, enquanto as motivações pull se relacionam com a qualidade do meio ambiente. Por fim, a Imagem foi avaliada positivamente de forma geral, ressalvando-se que é necessário perceber como se poderá melhorar a rede de transportes e que deve ser revista a informação turística disponibilizada para verificar quais os principais pontos fracos por forma a fornecer informação mais fidedigna e de melhor qualidade.IC-OnlineRusso, André2012-11-05T17:27:39Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/645porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:41:38Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/645Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:45:36.551190Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A visão dos especialistas sobre a imagem percebida da Região Oeste |
title |
A visão dos especialistas sobre a imagem percebida da Região Oeste |
spellingShingle |
A visão dos especialistas sobre a imagem percebida da Região Oeste Russo, André Imagem cognitiva Imagem afetiva Motivações Push Motivações Pull Fontes de informação Cognitive image Affective image |
title_short |
A visão dos especialistas sobre a imagem percebida da Região Oeste |
title_full |
A visão dos especialistas sobre a imagem percebida da Região Oeste |
title_fullStr |
A visão dos especialistas sobre a imagem percebida da Região Oeste |
title_full_unstemmed |
A visão dos especialistas sobre a imagem percebida da Região Oeste |
title_sort |
A visão dos especialistas sobre a imagem percebida da Região Oeste |
author |
Russo, André |
author_facet |
Russo, André |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
IC-Online |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Russo, André |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Imagem cognitiva Imagem afetiva Motivações Push Motivações Pull Fontes de informação Cognitive image Affective image |
topic |
Imagem cognitiva Imagem afetiva Motivações Push Motivações Pull Fontes de informação Cognitive image Affective image |
description |
Dissertação de Mestrado em Marketing e Promoção Turística apresentada à ESTM - Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Instituto Politécnico de Leiria |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-11-05T17:27:39Z 2012 2012-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.8/645 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.8/645 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136952124964864 |