A visão dos especialistas sobre a imagem percebida da Região Oeste

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Russo, André
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/645
Resumo: Dissertação de Mestrado em Marketing e Promoção Turística apresentada à ESTM - Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Instituto Politécnico de Leiria
id RCAP_873665ac364138b19d816ec3276a7ce4
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/645
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A visão dos especialistas sobre a imagem percebida da Região OesteImagem cognitivaImagem afetivaMotivações PushMotivações PullFontes de informaçãoCognitive imageAffective imageDissertação de Mestrado em Marketing e Promoção Turística apresentada à ESTM - Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Instituto Politécnico de LeiriaCom a evolução do comportamento turístico e dos próprios turistas, a imagem dos destinos turísticos tem ganho cada vez mais importância no que concerne à promoção dos destinos turísticos e ao desenvolvimento de uma marca turística (branding). Na atualidade, os turistas caraterizam-se por serem indivíduos bastante informados que procuram saber o mais possível sobre os destinos que pretendem visitar, efetuando uma planificação das atrações que pretendem usufruir aquando da sua visita. A presente dissertação tem como objetivo perceber de que forma os especialistas consultados avaliam a Imagem da Região Oeste e percebem as motivações dos turistas e as fontes de informação que estes utilizam. A metodologia utilizada foi composta pela revisão da literatura, fundamentando todos os aspetos relacionados com o tema e permitindo a elaboração do questionário através da consulta de escalas já existente, e pela aplicação de um inquérito por questionário pelo método de Delphi que permite uma opinião mais genuína dos indivíduos consultados, sem pressão externa, pela garantia de anonimato que o método oferece. Foi efetuada então a avaliação da Imagem, componente cognitiva e afetiva, e dos fatores que a influenciam, Motivações e Fontes de informação. Nos resultados pode constatar-se que o passa a palavra e a internet são os meios de comunicação com maior influência, que as motivações push se prendem bastante com as características da região e com o sentimento de segurança, enquanto as motivações pull se relacionam com a qualidade do meio ambiente. Por fim, a Imagem foi avaliada positivamente de forma geral, ressalvando-se que é necessário perceber como se poderá melhorar a rede de transportes e que deve ser revista a informação turística disponibilizada para verificar quais os principais pontos fracos por forma a fornecer informação mais fidedigna e de melhor qualidade.IC-OnlineRusso, André2012-11-05T17:27:39Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/645porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:41:38Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/645Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:45:36.551190Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A visão dos especialistas sobre a imagem percebida da Região Oeste
title A visão dos especialistas sobre a imagem percebida da Região Oeste
spellingShingle A visão dos especialistas sobre a imagem percebida da Região Oeste
Russo, André
Imagem cognitiva
Imagem afetiva
Motivações Push
Motivações Pull
Fontes de informação
Cognitive image
Affective image
title_short A visão dos especialistas sobre a imagem percebida da Região Oeste
title_full A visão dos especialistas sobre a imagem percebida da Região Oeste
title_fullStr A visão dos especialistas sobre a imagem percebida da Região Oeste
title_full_unstemmed A visão dos especialistas sobre a imagem percebida da Região Oeste
title_sort A visão dos especialistas sobre a imagem percebida da Região Oeste
author Russo, André
author_facet Russo, André
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Russo, André
dc.subject.por.fl_str_mv Imagem cognitiva
Imagem afetiva
Motivações Push
Motivações Pull
Fontes de informação
Cognitive image
Affective image
topic Imagem cognitiva
Imagem afetiva
Motivações Push
Motivações Pull
Fontes de informação
Cognitive image
Affective image
description Dissertação de Mestrado em Marketing e Promoção Turística apresentada à ESTM - Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Instituto Politécnico de Leiria
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-05T17:27:39Z
2012
2012-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/645
url http://hdl.handle.net/10400.8/645
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136952124964864