Fotografia: um recurso para elaborar tarefas matemáticas fora da sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vale, Isabel
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Barbosa, Ana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3448
Resumo: A literatura refere que fotografar ao ar livre motiva os alunos para a aprendizagem/compreensão matemática. No entanto, não temos ainda conhecimento suficiente sobre como os futuros professores criam tarefas matemáticas em contextos da vida real. Neste artigo descreve-se um estudo onde futuros professores tiram fotos de elementos no ambiente fora da sala de aula que lhes permitam desenhar tarefas matemáticas. Os resultados sugerem que nas fotos foram privilegiados objetos relacionados com edifícios e mobilizados conteúdos de Geometria e Medida. Os participantes referiram que a experiência foi positiva, proporcionando-lhes um “olhar matemático” sobre os objetos, mais consciente, apesar de expressarem que desenhar tarefas de nível cognitivo elevado é difícil. ABSTRACT Literature refers that outdoor photography motivates students for the understanding of math contents. However, we do not have enough knowledge about how preservice teachers pose problems in real life contexts. This paper describes a study where preservice teachers capture photos in the environment that allow mathematical task design. Results suggest that the participants chose photos privileging elements related with buildings, mobilizing contents of Geometry and Measurement. The experience had a positive impact on them, providing a “math eye” at everyday objects, searching for the underlying mathematics more consciously, however they expressed that the design of high-level cognitive tasks is hard. RESUMEN La literatura refiere que la fotografía al aire libre motiva a los estudiantes a comprender los contenidos matemáticos. Sin embargo, no tenemos suficiente conocimiento sobre cómo los profesores en formación plantean problemas en contextos de la vida real. Este artículo describe un estudio en el que estes profesores capturan fotografías en el entorno que permiten el diseño de tareas matemáticas. Los resultados sugieren que los participantes eligieron fotografías privilegiando elementos relacionados con edificios, que movilizaron contenidos de Geometría y la Medida. La experiencia tuvo un impacto positivo en ellos, brindándoles un "ojo matemático" para los objetos cotidianos, buscando las matemáticas subyacentes de manera más consciente, pero expresaron que el diseño de tareas cognitivas de alto nivel es difícil.
id RCAP_873df61adeff3ca12e7cd2536a6e0409
oai_identifier_str oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/3448
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Fotografia: um recurso para elaborar tarefas matemáticas fora da sala de aulaFotografiaDesenho de tarefasFormulação de problemasResolução de problemasFormação inicial de professoresPhotographyTask designProblem posingProblem solvingPreservice teacher trainingFotografíaDiseño de tareasCreación de problemasResolución de problemasFormación de profesoresA literatura refere que fotografar ao ar livre motiva os alunos para a aprendizagem/compreensão matemática. No entanto, não temos ainda conhecimento suficiente sobre como os futuros professores criam tarefas matemáticas em contextos da vida real. Neste artigo descreve-se um estudo onde futuros professores tiram fotos de elementos no ambiente fora da sala de aula que lhes permitam desenhar tarefas matemáticas. Os resultados sugerem que nas fotos foram privilegiados objetos relacionados com edifícios e mobilizados conteúdos de Geometria e Medida. Os participantes referiram que a experiência foi positiva, proporcionando-lhes um “olhar matemático” sobre os objetos, mais consciente, apesar de expressarem que desenhar tarefas de nível cognitivo elevado é difícil. ABSTRACT Literature refers that outdoor photography motivates students for the understanding of math contents. However, we do not have enough knowledge about how preservice teachers pose problems in real life contexts. This paper describes a study where preservice teachers capture photos in the environment that allow mathematical task design. Results suggest that the participants chose photos privileging elements related with buildings, mobilizing contents of Geometry and Measurement. The experience had a positive impact on them, providing a “math eye” at everyday objects, searching for the underlying mathematics more consciously, however they expressed that the design of high-level cognitive tasks is hard. RESUMEN La literatura refiere que la fotografía al aire libre motiva a los estudiantes a comprender los contenidos matemáticos. Sin embargo, no tenemos suficiente conocimiento sobre cómo los profesores en formación plantean problemas en contextos de la vida real. Este artículo describe un estudio en el que estes profesores capturan fotografías en el entorno que permiten el diseño de tareas matemáticas. Los resultados sugieren que los participantes eligieron fotografías privilegiando elementos relacionados con edificios, que movilizaron contenidos de Geometría y la Medida. La experiencia tuvo un impacto positivo en ellos, brindándoles un "ojo matemático" para los objetos cotidianos, buscando las matemáticas subyacentes de manera más consciente, pero expresaron que el diseño de tareas cognitivas de alto nivel es difícil.2023-09-01T13:21:56Z2021-10-01T00:00:00Z2021-102022-11-16T17:53:04Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/3448porVale, IsabelBarbosa, Anainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-07T06:45:20Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/3448Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:28:20.864025Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Fotografia: um recurso para elaborar tarefas matemáticas fora da sala de aula
title Fotografia: um recurso para elaborar tarefas matemáticas fora da sala de aula
spellingShingle Fotografia: um recurso para elaborar tarefas matemáticas fora da sala de aula
Vale, Isabel
Fotografia
Desenho de tarefas
Formulação de problemas
Resolução de problemas
Formação inicial de professores
Photography
Task design
Problem posing
Problem solving
Preservice teacher training
Fotografía
Diseño de tareas
Creación de problemas
Resolución de problemas
Formación de profesores
title_short Fotografia: um recurso para elaborar tarefas matemáticas fora da sala de aula
title_full Fotografia: um recurso para elaborar tarefas matemáticas fora da sala de aula
title_fullStr Fotografia: um recurso para elaborar tarefas matemáticas fora da sala de aula
title_full_unstemmed Fotografia: um recurso para elaborar tarefas matemáticas fora da sala de aula
title_sort Fotografia: um recurso para elaborar tarefas matemáticas fora da sala de aula
author Vale, Isabel
author_facet Vale, Isabel
Barbosa, Ana
author_role author
author2 Barbosa, Ana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vale, Isabel
Barbosa, Ana
dc.subject.por.fl_str_mv Fotografia
Desenho de tarefas
Formulação de problemas
Resolução de problemas
Formação inicial de professores
Photography
Task design
Problem posing
Problem solving
Preservice teacher training
Fotografía
Diseño de tareas
Creación de problemas
Resolución de problemas
Formación de profesores
topic Fotografia
Desenho de tarefas
Formulação de problemas
Resolução de problemas
Formação inicial de professores
Photography
Task design
Problem posing
Problem solving
Preservice teacher training
Fotografía
Diseño de tareas
Creación de problemas
Resolución de problemas
Formación de profesores
description A literatura refere que fotografar ao ar livre motiva os alunos para a aprendizagem/compreensão matemática. No entanto, não temos ainda conhecimento suficiente sobre como os futuros professores criam tarefas matemáticas em contextos da vida real. Neste artigo descreve-se um estudo onde futuros professores tiram fotos de elementos no ambiente fora da sala de aula que lhes permitam desenhar tarefas matemáticas. Os resultados sugerem que nas fotos foram privilegiados objetos relacionados com edifícios e mobilizados conteúdos de Geometria e Medida. Os participantes referiram que a experiência foi positiva, proporcionando-lhes um “olhar matemático” sobre os objetos, mais consciente, apesar de expressarem que desenhar tarefas de nível cognitivo elevado é difícil. ABSTRACT Literature refers that outdoor photography motivates students for the understanding of math contents. However, we do not have enough knowledge about how preservice teachers pose problems in real life contexts. This paper describes a study where preservice teachers capture photos in the environment that allow mathematical task design. Results suggest that the participants chose photos privileging elements related with buildings, mobilizing contents of Geometry and Measurement. The experience had a positive impact on them, providing a “math eye” at everyday objects, searching for the underlying mathematics more consciously, however they expressed that the design of high-level cognitive tasks is hard. RESUMEN La literatura refiere que la fotografía al aire libre motiva a los estudiantes a comprender los contenidos matemáticos. Sin embargo, no tenemos suficiente conocimiento sobre cómo los profesores en formación plantean problemas en contextos de la vida real. Este artículo describe un estudio en el que estes profesores capturan fotografías en el entorno que permiten el diseño de tareas matemáticas. Los resultados sugieren que los participantes eligieron fotografías privilegiando elementos relacionados con edificios, que movilizaron contenidos de Geometría y la Medida. La experiencia tuvo un impacto positivo en ellos, brindándoles un "ojo matemático" para los objetos cotidianos, buscando las matemáticas subyacentes de manera más consciente, pero expresaron que el diseño de tareas cognitivas de alto nivel es difícil.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-01T00:00:00Z
2021-10
2022-11-16T17:53:04Z
2023-09-01T13:21:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11960/3448
url http://hdl.handle.net/20.500.11960/3448
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133551369650176