Educação digital inclusiva: desafios e perspectivas dos educadores de uma escola pública na Paraíba
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/7021 |
Resumo: | Este estudo apresenta os resultados de uma investigação conduzida numa Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio de uma pequena cidade do sertão paraibano. Uma das inquietações que levaram à realização da investigação foi à observação prévia de disponibilidade de determinados equipamentos tecnológicos como ferramentas para uso pedagógico pelo corpo docente da escola e o pouco uso dos mesmos, por uma pequena parte dos professores em suas atividades docentes, embora as vantagens desses recursos sejam amplamente aceites e presentes em todos os setores da sociedade. Para tal, recorremos a autores que trabalham a temática, tais como (Grinspun, 2009; Haydt, 2006; Castells, 1999; Santaella, 2003; Tajra, 2008; Lévy, 1999; Coll, 2004; Franco, 2012; Freire, 1996; Demo, 2009, Oliveira, 1997; entre outros) no intuito de compreender melhor o avanço do saber na área. O estudo é de natureza qualitativa e quantitativa, tendo o questionário semiestruturado como instrumento de coleta de dados. Os resultados obtidos apontam para um índice considerável dos professores participantes que fazem destas ferramentas em sala de aula, indicam à questão salarial, os fatores idade e maior tempo de serviço como as principais justificativas para o não uso dos equipamentos tecnológicos em sala de sala de aula, bem como sintetiza as perspectivas dos sujeitos sobre a temática. |
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Educação digital inclusiva: desafios e perspectivas dos educadores de uma escola pública na ParaíbaMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOEDUCAÇÃOEDUCAÇÃO INCLUSIVAAPRENDIZAGEMFORMAÇÃOTECNOLOGIAPROFESSORESESTUDOS DE CASOBRASILPARAÍBAEDUCATIONINCLUSIVE EDUCATIONLEARNINGTRAININGTECHNOLOGYTEACHERSCASE STUDIESBRAZILPARAÍBAEste estudo apresenta os resultados de uma investigação conduzida numa Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio de uma pequena cidade do sertão paraibano. Uma das inquietações que levaram à realização da investigação foi à observação prévia de disponibilidade de determinados equipamentos tecnológicos como ferramentas para uso pedagógico pelo corpo docente da escola e o pouco uso dos mesmos, por uma pequena parte dos professores em suas atividades docentes, embora as vantagens desses recursos sejam amplamente aceites e presentes em todos os setores da sociedade. Para tal, recorremos a autores que trabalham a temática, tais como (Grinspun, 2009; Haydt, 2006; Castells, 1999; Santaella, 2003; Tajra, 2008; Lévy, 1999; Coll, 2004; Franco, 2012; Freire, 1996; Demo, 2009, Oliveira, 1997; entre outros) no intuito de compreender melhor o avanço do saber na área. O estudo é de natureza qualitativa e quantitativa, tendo o questionário semiestruturado como instrumento de coleta de dados. Os resultados obtidos apontam para um índice considerável dos professores participantes que fazem destas ferramentas em sala de aula, indicam à questão salarial, os fatores idade e maior tempo de serviço como as principais justificativas para o não uso dos equipamentos tecnológicos em sala de sala de aula, bem como sintetiza as perspectivas dos sujeitos sobre a temática.This study presents the results of an investigation conducted in a Public Elementary and High School, in a small town in the Paraiba State. One of the concerns that led to the completion of the investigation was prior notice of availability of certain technological equipment as tools for educational use by the faculty of the school and the little use of them, for a small proportion of teachers in their teaching activities, while the advantages these features are widely accepted and it is present in all sectors of society. To do this, we turn to authors working the theme such as (Grinspun, 2009; Haydt, 2006; Castells, 1999; Santaella, 2003; Tajra, 2008; Lévy, 1999; Coll, 2004; Franco, 2012; Freire, 1996; Demo, 2009, Oliveira, 1997; entre outros) in order to better understand the development of knowledge in the area. The study is qualitative and quantitative, with the semi-structured questionnaire as a data collection instrument. The results point to a considerable index of participating teachers that make these tools in the classroom, indicate the salary issue, the factors age and greater length of service as the main reasons for non-use of technological equipment in classroom and summarizes the perspectives of the subjects on the theme.2016-05-24T14:52:19Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/7021porBezerra, Selma Morenoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:02:38Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/7021Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:11:02.318589Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Este estudo apresenta os resultados de uma investigação conduzida numa Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio de uma pequena cidade do sertão paraibano. Uma das inquietações que levaram à realização da investigação foi à observação prévia de disponibilidade de determinados equipamentos tecnológicos como ferramentas para uso pedagógico pelo corpo docente da escola e o pouco uso dos mesmos, por uma pequena parte dos professores em suas atividades docentes, embora as vantagens desses recursos sejam amplamente aceites e presentes em todos os setores da sociedade. Para tal, recorremos a autores que trabalham a temática, tais como (Grinspun, 2009; Haydt, 2006; Castells, 1999; Santaella, 2003; Tajra, 2008; Lévy, 1999; Coll, 2004; Franco, 2012; Freire, 1996; Demo, 2009, Oliveira, 1997; entre outros) no intuito de compreender melhor o avanço do saber na área. O estudo é de natureza qualitativa e quantitativa, tendo o questionário semiestruturado como instrumento de coleta de dados. Os resultados obtidos apontam para um índice considerável dos professores participantes que fazem destas ferramentas em sala de aula, indicam à questão salarial, os fatores idade e maior tempo de serviço como as principais justificativas para o não uso dos equipamentos tecnológicos em sala de sala de aula, bem como sintetiza as perspectivas dos sujeitos sobre a temática. |
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