Educação digital inclusiva: desafios e perspectivas dos educadores de uma escola pública na Paraíba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bezerra, Selma Moreno
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/7021
Resumo: Este estudo apresenta os resultados de uma investigação conduzida numa Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio de uma pequena cidade do sertão paraibano. Uma das inquietações que levaram à realização da investigação foi à observação prévia de disponibilidade de determinados equipamentos tecnológicos como ferramentas para uso pedagógico pelo corpo docente da escola e o pouco uso dos mesmos, por uma pequena parte dos professores em suas atividades docentes, embora as vantagens desses recursos sejam amplamente aceites e presentes em todos os setores da sociedade. Para tal, recorremos a autores que trabalham a temática, tais como (Grinspun, 2009; Haydt, 2006; Castells, 1999; Santaella, 2003; Tajra, 2008; Lévy, 1999; Coll, 2004; Franco, 2012; Freire, 1996; Demo, 2009, Oliveira, 1997; entre outros) no intuito de compreender melhor o avanço do saber na área. O estudo é de natureza qualitativa e quantitativa, tendo o questionário semiestruturado como instrumento de coleta de dados. Os resultados obtidos apontam para um índice considerável dos professores participantes que fazem destas ferramentas em sala de aula, indicam à questão salarial, os fatores idade e maior tempo de serviço como as principais justificativas para o não uso dos equipamentos tecnológicos em sala de sala de aula, bem como sintetiza as perspectivas dos sujeitos sobre a temática.
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