Abordar as línguas, desenvolver a competência linguística

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rijo, Carla Sofia Pinto Ramos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/9900
Resumo: O presente Relatório Final de Estágio foi desenvolvido no âmbito das unidades curriculares Prática Pedagógica Supervisionada e Seminário de Investigação Educacional e teve como objetivo principal compreender de que forma atividades de sensibilização à diversidade linguística favorecem o desenvolvimento da consciência linguística e do conhecimento explícito da língua, em alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico. De maneira a dar resposta aos objetivos e questões de investigação, desenvolvemos um projeto de intervenção didática, com a duração de seis sessões, implementado numa turma do 3º ano de escolaridade, numa escola da região de Aveiro. Através das atividades desenvolvidas, onde incluímos a sensibilização à diversidade linguística, abordámos conteúdos ao nível do conhecimento explícito da língua, nomeadamente do plano sintático. O projeto que desenvolvemos tem características de investigação-ação, sendo que os métodos e instrumentos de recolha de dados que utilizámos foram a observação participante, o registo de videogravação, as fichas de atividades dos alunos e notas de campo. Os resultados que obtivemos permitem-nos concluir que atividades de sensibilização às línguas, orientadas para a observação e manipulação de unidades linguísticas em diferentes línguas, concorrem para o desenvolvimento da consciência linguística e cultural dos alunos.
id RCAP_8747abb4c0752cab8a48668190bc5fe0
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/9900
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Abordar as línguas, desenvolver a competência linguísticaPrática pedagógicaEnsino básico 1º ciclo: Aveiro (Portugal)Diversidade linguísticaMultilinguismoO presente Relatório Final de Estágio foi desenvolvido no âmbito das unidades curriculares Prática Pedagógica Supervisionada e Seminário de Investigação Educacional e teve como objetivo principal compreender de que forma atividades de sensibilização à diversidade linguística favorecem o desenvolvimento da consciência linguística e do conhecimento explícito da língua, em alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico. De maneira a dar resposta aos objetivos e questões de investigação, desenvolvemos um projeto de intervenção didática, com a duração de seis sessões, implementado numa turma do 3º ano de escolaridade, numa escola da região de Aveiro. Através das atividades desenvolvidas, onde incluímos a sensibilização à diversidade linguística, abordámos conteúdos ao nível do conhecimento explícito da língua, nomeadamente do plano sintático. O projeto que desenvolvemos tem características de investigação-ação, sendo que os métodos e instrumentos de recolha de dados que utilizámos foram a observação participante, o registo de videogravação, as fichas de atividades dos alunos e notas de campo. Os resultados que obtivemos permitem-nos concluir que atividades de sensibilização às línguas, orientadas para a observação e manipulação de unidades linguísticas em diferentes línguas, concorrem para o desenvolvimento da consciência linguística e cultural dos alunos.This Final Stage Report was developed as part of the courses: Supervised Teaching Practice and Seminar on Educational Research and aimed to understand how activities to increase awareness of language diversity foster the growth of language awareness, with students in the 1st cycle of Basic Education (Elementary School). In order to respond to the objectives and research questions, we developed a didactic intervention project, with a six session duration, implemented in a 3rd grade class (seven to nine years old), in a school in the region of Aveiro (Portugal). Through the activities, which include awakening to languages, we approached contents in language’s awareness and knowledge, namely the syntactic level. In this project we developed action-research features and used methods and instruments for data collecting like: participant observation, video-recording, student’s activity files and field notes. Our results allow us to conclude that language diversity awareness activities, guided to observation and manipulation of language units in different languages, compete to the development student’s language and cultural awareness.Universidade de Aveiro2013-03-14T14:41:35Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/9900porRijo, Carla Sofia Pinto Ramosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:17:10Zoai:ria.ua.pt:10773/9900Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:46:37.742021Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Abordar as línguas, desenvolver a competência linguística
title Abordar as línguas, desenvolver a competência linguística
spellingShingle Abordar as línguas, desenvolver a competência linguística
Rijo, Carla Sofia Pinto Ramos
Prática pedagógica
Ensino básico 1º ciclo: Aveiro (Portugal)
Diversidade linguística
Multilinguismo
title_short Abordar as línguas, desenvolver a competência linguística
title_full Abordar as línguas, desenvolver a competência linguística
title_fullStr Abordar as línguas, desenvolver a competência linguística
title_full_unstemmed Abordar as línguas, desenvolver a competência linguística
title_sort Abordar as línguas, desenvolver a competência linguística
author Rijo, Carla Sofia Pinto Ramos
author_facet Rijo, Carla Sofia Pinto Ramos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rijo, Carla Sofia Pinto Ramos
dc.subject.por.fl_str_mv Prática pedagógica
Ensino básico 1º ciclo: Aveiro (Portugal)
Diversidade linguística
Multilinguismo
topic Prática pedagógica
Ensino básico 1º ciclo: Aveiro (Portugal)
Diversidade linguística
Multilinguismo
description O presente Relatório Final de Estágio foi desenvolvido no âmbito das unidades curriculares Prática Pedagógica Supervisionada e Seminário de Investigação Educacional e teve como objetivo principal compreender de que forma atividades de sensibilização à diversidade linguística favorecem o desenvolvimento da consciência linguística e do conhecimento explícito da língua, em alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico. De maneira a dar resposta aos objetivos e questões de investigação, desenvolvemos um projeto de intervenção didática, com a duração de seis sessões, implementado numa turma do 3º ano de escolaridade, numa escola da região de Aveiro. Através das atividades desenvolvidas, onde incluímos a sensibilização à diversidade linguística, abordámos conteúdos ao nível do conhecimento explícito da língua, nomeadamente do plano sintático. O projeto que desenvolvemos tem características de investigação-ação, sendo que os métodos e instrumentos de recolha de dados que utilizámos foram a observação participante, o registo de videogravação, as fichas de atividades dos alunos e notas de campo. Os resultados que obtivemos permitem-nos concluir que atividades de sensibilização às línguas, orientadas para a observação e manipulação de unidades linguísticas em diferentes línguas, concorrem para o desenvolvimento da consciência linguística e cultural dos alunos.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2012
2013-03-14T14:41:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/9900
url http://hdl.handle.net/10773/9900
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137518208155648