Influências do consumo de Moda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Inês Filipa Gomes dos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/7197
Resumo: A moda caracteriza-se como algo universal que se faz acompanhar pelo tempo e nos eleva a patamares políticos, sociais e sociológicos. O objetivo deste estudo será questioná-la a nível sociológico, uma vez que existem tantas disparidades entre a ligação da moda às sociedades desenvolvidas e às subdesenvolvidas. O meio que nos rodeia habituou-nos a construções e desconstruções de identidades através do vestuário e dos seus significados, sendo a nossa aparência um fator importante para que possamos mostrar ao mundo quem somos e quem queremos ser. A moda move-se pela cultura e pela maneira de viver, em todos os países, sejam eles desenvolvidos ou em desenvolvimento e em todos os locais acaba por mostrar algo de novo. Assim sendo, explora-se o modo como o conhecimento e a comunicação se movem e nos fazem criar uma perspetiva de moda. Os indivíduos das culturas subdesenvolvidas arriscam as suas vidas para produzir roupas baratas para os consumidores ocidentais, sem obterem qualquer gratificação. O que se pretende é alertar os consumidores para comprarem com o pensamento voltado no ambiente e nos produtores, refletindo se a peça que vão adquirir lhes é realmente necessária. O Fashion Revolution é um movimento mundial que pretende conscientizar os consumidores e alertar as marcas a prestarem esclarecimentos sobre, quem faz e onde, o que vendem. Uma problemática, também estudada, é o desperdício que provêm da constante necessidade de produtos novos, constituindo um problema para os países subdesenvolvidos que obtêm mais roupa do que a que precisariam, o que acaba por provocar o encerramento das fábricas de produção local. Por detrás dos contentores em que as sociedades desenvolvidas colocam roupas que já não desejam, para doação, esconde-se um negócio que se encontra em análise através do exemplo da empresa de reciclagem H SARAH Trading. Mudar a forma como se produz moda depende apenas de cada consumidor. Se se canalizar a energia que se gasta em preocupações aliadas à moda para preocupações para com a igualdade social viveremos num mundo justo muito rapidamente.
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Assim sendo, explora-se o modo como o conhecimento e a comunicação se movem e nos fazem criar uma perspetiva de moda. Os indivíduos das culturas subdesenvolvidas arriscam as suas vidas para produzir roupas baratas para os consumidores ocidentais, sem obterem qualquer gratificação. O que se pretende é alertar os consumidores para comprarem com o pensamento voltado no ambiente e nos produtores, refletindo se a peça que vão adquirir lhes é realmente necessária. O Fashion Revolution é um movimento mundial que pretende conscientizar os consumidores e alertar as marcas a prestarem esclarecimentos sobre, quem faz e onde, o que vendem. Uma problemática, também estudada, é o desperdício que provêm da constante necessidade de produtos novos, constituindo um problema para os países subdesenvolvidos que obtêm mais roupa do que a que precisariam, o que acaba por provocar o encerramento das fábricas de produção local. Por detrás dos contentores em que as sociedades desenvolvidas colocam roupas que já não desejam, para doação, esconde-se um negócio que se encontra em análise através do exemplo da empresa de reciclagem H SARAH Trading. Mudar a forma como se produz moda depende apenas de cada consumidor. Se se canalizar a energia que se gasta em preocupações aliadas à moda para preocupações para com a igualdade social viveremos num mundo justo muito rapidamente.Fashion is characterized as something universal that is accompanied by time and raises us to political, social and sociological levels. The objective of this study will question it sociologically, once there are so many disparities between the fashion connection to developed and underdeveloped societies. The medium that surrounds us has accustomed us to construction and deconstruction of identities through clothing and their meanings, being our appearance an important factor so we can show the world who we are and who we want to be. Fashion moves by the culture and way of life, in all countries, being them developed or in development and, in all places, turns out to show something new. Therefore, it is explored how the knowledge and communication move and make us create a perspective of fashion. Individuals of underdeveloped cultures risk their lives to produce cheap clothes for western consumers, without obtain any gratification. The idea is to alert consumers to buy with the thought facing in the environment and producers, reflecting if the garment that they purchase is really necessary. The Fashion Revolution is a worldwide movement that has in mind to educate the consumers and alert brands to provide clarification about, who does and where, what they sell. One problem, also studied, is the waste that comes from the constant need for new products, it remains a problem for underdeveloped countries to get more clothes than they need, which lead to the closure of local productions. Behind the containers on what developed societies put clothes they no longer wish, to donate, it is hiden a business that is being analyzed through the example of the H SARAH Trading recycling company. Change the way how to produce fashion depends only on each consumer. If society changes the energy that is spent on fashion worries to concerns to social equality, we will live in a fair world very quickly.Lucas, José MendesRodrigues, Catarina Sofia LourençouBibliorumSantos, Inês Filipa Gomes dos2019-08-26T16:09:25Z2016-10-72016-11-042016-11-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/7197TID:202274608porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:46:22Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/7197Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:47:45.807387Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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