A importância da Prática do Ensino da Educação Musical

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, André Ricardo Santos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/159503
Resumo: O presente relatório reflete sobre as práticas pedagógicas no âmbito da realização da Prática de Ensino Supervisionada, integrada no Mestrado de Ensino de Educação Musical no Ensino Básico. A prática de ensino supervisionada foi realizada no ano letivo 2019/2020 numa escola EB 2,3, no distrito de Lisboa. O seu principal objetivo foi articular os conhecimentos teóricos obtidos no primeiro ano de mestrado e assegurar a sua transmissão através de metodologias pedagógicas. Com o intuito de uma reflexão e análise mais completa, o relatório divide-se em duas partes. Uma primeira parte contém uma contextualização breve sobre a educação musical em Portugal, os objetivos e conteúdos metodológicos para a faixa etária de 2º e 3º ciclos e uma breve descrição de quatro pedagogos sobre o ensino da música. Na segunda parte encontra-se relatada a prática de ensino supervisionada, com uma breve caracterização da escola e das turmas observadas, bem como uma descrição e uma análise das práticas educativas observadas e lecionadas. No final, é feita uma descrição e reflexão da investigação conjunta, realizada com os colegas de turma de mestrado, sobre o valor didático de uma canção, a que se segue uma reflexão final tanto sobre a prática de ensino supervisionada como sobre a escrita deste relatório.
id RCAP_879898e68add74edba40609a3741de0f
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/159503
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância da Prática do Ensino da Educação MusicalEducação MusicalPrática Instrumental/Vocal/Percussão CorporalTeoria da Aprendizagem Musical2o e 3o CicloLearning by doingMusical EducationVocal/instrumental/body percussion practiceMusic Learning TheoryJunior SchoolDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório reflete sobre as práticas pedagógicas no âmbito da realização da Prática de Ensino Supervisionada, integrada no Mestrado de Ensino de Educação Musical no Ensino Básico. A prática de ensino supervisionada foi realizada no ano letivo 2019/2020 numa escola EB 2,3, no distrito de Lisboa. O seu principal objetivo foi articular os conhecimentos teóricos obtidos no primeiro ano de mestrado e assegurar a sua transmissão através de metodologias pedagógicas. Com o intuito de uma reflexão e análise mais completa, o relatório divide-se em duas partes. Uma primeira parte contém uma contextualização breve sobre a educação musical em Portugal, os objetivos e conteúdos metodológicos para a faixa etária de 2º e 3º ciclos e uma breve descrição de quatro pedagogos sobre o ensino da música. Na segunda parte encontra-se relatada a prática de ensino supervisionada, com uma breve caracterização da escola e das turmas observadas, bem como uma descrição e uma análise das práticas educativas observadas e lecionadas. No final, é feita uma descrição e reflexão da investigação conjunta, realizada com os colegas de turma de mestrado, sobre o valor didático de uma canção, a que se segue uma reflexão final tanto sobre a prática de ensino supervisionada como sobre a escrita deste relatório.This report reflects on the pedagogical practices within the scope of the Prática de Ensino Supervisionada, integrated in the Master in Teaching of Musical Education in Elementary Education. The supervised teaching practice was carried out in the 2019/2020 school year at an EB 2,3 school in the district of Lisbon. Its main goal was to articulate the theoretical knowledge obtained in the first year of the Masters and ascertain its transmission through pedagogical methodologies. With the aim of a more complete reflection and analysis, the report is divided into two parts. The first part contains briefly contextualizes music education in Portugal, its objectives and methodological contents for the age group of 2 and 3 cycles and a brief description of four pedagogues in music education. In the second part, there’s the report on Prática de Ensino Supervisonada,a brief characterization of the school and of the observed classes, a description and analysis of the educational practices observed and used. At the end there is a description and reflection of a joint investigation, carried out with the master's classmates, on the didactic value of a song. This is followed by a final reflection on the entire process of both the Prática de Ensino Supervisonada and the writing of this report.Figueiredo, Isabel Maria LopesNogueira, João Manuel Nunes da SilvaRUNSilva, André Ricardo Santos2023-11-03T16:08:19Z2023-06-022022-10-102023-06-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/159503TID:203328205porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:41:54Zoai:run.unl.pt:10362/159503Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:57:34.395963Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância da Prática do Ensino da Educação Musical
title A importância da Prática do Ensino da Educação Musical
spellingShingle A importância da Prática do Ensino da Educação Musical
Silva, André Ricardo Santos
Educação Musical
Prática Instrumental/Vocal/Percussão Corporal
Teoria da Aprendizagem Musical
2o e 3o Ciclo
Learning by doing
Musical Education
Vocal/instrumental/body percussion practice
Music Learning Theory
Junior School
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A importância da Prática do Ensino da Educação Musical
title_full A importância da Prática do Ensino da Educação Musical
title_fullStr A importância da Prática do Ensino da Educação Musical
title_full_unstemmed A importância da Prática do Ensino da Educação Musical
title_sort A importância da Prática do Ensino da Educação Musical
author Silva, André Ricardo Santos
author_facet Silva, André Ricardo Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Figueiredo, Isabel Maria Lopes
Nogueira, João Manuel Nunes da Silva
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, André Ricardo Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Musical
Prática Instrumental/Vocal/Percussão Corporal
Teoria da Aprendizagem Musical
2o e 3o Ciclo
Learning by doing
Musical Education
Vocal/instrumental/body percussion practice
Music Learning Theory
Junior School
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação Musical
Prática Instrumental/Vocal/Percussão Corporal
Teoria da Aprendizagem Musical
2o e 3o Ciclo
Learning by doing
Musical Education
Vocal/instrumental/body percussion practice
Music Learning Theory
Junior School
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório reflete sobre as práticas pedagógicas no âmbito da realização da Prática de Ensino Supervisionada, integrada no Mestrado de Ensino de Educação Musical no Ensino Básico. A prática de ensino supervisionada foi realizada no ano letivo 2019/2020 numa escola EB 2,3, no distrito de Lisboa. O seu principal objetivo foi articular os conhecimentos teóricos obtidos no primeiro ano de mestrado e assegurar a sua transmissão através de metodologias pedagógicas. Com o intuito de uma reflexão e análise mais completa, o relatório divide-se em duas partes. Uma primeira parte contém uma contextualização breve sobre a educação musical em Portugal, os objetivos e conteúdos metodológicos para a faixa etária de 2º e 3º ciclos e uma breve descrição de quatro pedagogos sobre o ensino da música. Na segunda parte encontra-se relatada a prática de ensino supervisionada, com uma breve caracterização da escola e das turmas observadas, bem como uma descrição e uma análise das práticas educativas observadas e lecionadas. No final, é feita uma descrição e reflexão da investigação conjunta, realizada com os colegas de turma de mestrado, sobre o valor didático de uma canção, a que se segue uma reflexão final tanto sobre a prática de ensino supervisionada como sobre a escrita deste relatório.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-10
2023-11-03T16:08:19Z
2023-06-02
2023-06-02T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/159503
TID:203328205
url http://hdl.handle.net/10362/159503
identifier_str_mv TID:203328205
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138158080688128