Método de Iniciação à Flauta Transversal: novas perspectivas de ensino
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/31179 |
Resumo: | O presente Relatório Final insere-se na área de Mestrado em Ensino de Música, pretende fazer uma abordagem crítica dos vários métodos de iniciação de Flauta Transversal, tendo como propósito, determinar pontos, aspectos e questões por meio de uma análise detalhada, expondo assim através das técnicas de ensino, a sua influência no desenvolvimento do indivíduo face ao instrumento. No entanto, posto isto, o principal foco desta dissertação, é criar um Método de Iniciação para Flauta Transversal com novas perspectivas de Ensino, de modo a motivar e inspirar os alunos utilizando temas conhecidos e ideias pessoais, compiladas e adequadas da melhor forma, para poder desenvolver todas as capacidades e particularidades dos pequenos flautistas. Pelo que, para poder personalizar e inovar o próprio método foi necessário investigar e recolher dados de outros. “A performance musical é provavelmente a mais complexa de todos as habilidades motoras porque combina criatividade artística, expressão emocional e interpretação musical com um elevado nível de controle sensório-motor, destreza, precisão, competência muscular, velocidade e estresse de performance” (Wilson, 1989). Inseriu-se esta citação, para transmitir que de modo eloquente o ato de tocar um instrumento musical é complicado, logo é fundamental criar motivos e razões de inspiração para que os educandos tenham paixão pelo instrumento, e não se deixem desmotivar à primeira dificuldade, pois qualquer instrumento, principalmente numa fase inicial, é complexo. Posto isto, ser professor é estar sempre à procura da perfeição, para desempenhar com maior eficácia as funções que lhe foram atribuídas. Ou seja, procurando desta forma oferecer aos seus educandos o que este tem de melhor. É tentar descobrir em cada aluno o seu universo de potencialidades, cativar a sua atenção, motivar o seu estudo individual e ajudar a desenvolver as suas capacidades. Enfim, esta P.E.S visa investigar e procurar formas de cativar e motivar os alunos, pois é por eles que nos devemos dedicar ao máximo aproveitando todas as suas capacidades, e ultrapassando todas as suas dificuldades. |
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