Relatório de estágio em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/7686 |
Resumo: | O presente documento, intitulado Relatório de Estágio de Qualificação Profissional, constitui uma reflexão crítica, em relação à experiência vivenciada nos contextos educativos de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1. Ciclo do Ensino Básico, no âmbito da unidade curricular de Prática Pedagógica Supervisionada. Este relatório resulta de um quadro teórico conceptual rigoroso, visando o alcance dos objetivos delineados no programa da unidade curricular supramencionada, assim como o desenvolvimento de competência e de saberes, designadamente do perfil específico de desempenho do professor de 1.º Ciclo do Ensino Básico e do Educador de Infância. A ação pedagógica desenvolvida pela formanda, nos centros educativos, foi pautada pela metodologia de investigação-ação, que deve ser a base da prática de qualquer educador/professor na medida em que figurou-se improrrogável a ocorrência de momentos de observação intencional, de planificação e de intervenção no terreno, de reflexão crítica e sistemática, visível nas narrativas individuais e colaborativas, de avaliação individualizada dos alunos, estimulando diferentes momentos de diferenciação pedagógica, bem como de adequação da ação aos contextos educativos, levando a uma presente reflexão crítica sistemática. A pesquisa constituiu, também, uma referência eloquente para encontrar soluções eficazes aos desafios quotidianos. Importa, ainda salvaguardar que a referida, para além de sustentar o desenvolvimento da ação educativa, alicerçou o processo construtivista de crescimento pessoal e profissional da formanda, que assumiu uma atitude indagadora, crítica e reflexiva. De relevar o trabalho colaborativo em díade pela mais-valia neste processo de formação, uma vez que potenciou a partilha de saberes, de experiências, e reflexões importantes para o aperfeiçoamento da prática pedagógica. Assim, este relatório espelha o processo dinâmico de formação contribuindo para a construção da identidade profissional da futura educadora e professora. |
id |
RCAP_87b2eb1f18fcdc616012a11e164a3dfd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/7686 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de estágio em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básicoEducação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino BásicoInvestigação-açãoDiferenciação pedagógicaDesenvolvimento profissionalPreschool Education and Teaching of the 1st cycle of basic educationAction researchAdaptive educationProfessional developmentDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente documento, intitulado Relatório de Estágio de Qualificação Profissional, constitui uma reflexão crítica, em relação à experiência vivenciada nos contextos educativos de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1. Ciclo do Ensino Básico, no âmbito da unidade curricular de Prática Pedagógica Supervisionada. Este relatório resulta de um quadro teórico conceptual rigoroso, visando o alcance dos objetivos delineados no programa da unidade curricular supramencionada, assim como o desenvolvimento de competência e de saberes, designadamente do perfil específico de desempenho do professor de 1.º Ciclo do Ensino Básico e do Educador de Infância. A ação pedagógica desenvolvida pela formanda, nos centros educativos, foi pautada pela metodologia de investigação-ação, que deve ser a base da prática de qualquer educador/professor na medida em que figurou-se improrrogável a ocorrência de momentos de observação intencional, de planificação e de intervenção no terreno, de reflexão crítica e sistemática, visível nas narrativas individuais e colaborativas, de avaliação individualizada dos alunos, estimulando diferentes momentos de diferenciação pedagógica, bem como de adequação da ação aos contextos educativos, levando a uma presente reflexão crítica sistemática. A pesquisa constituiu, também, uma referência eloquente para encontrar soluções eficazes aos desafios quotidianos. Importa, ainda salvaguardar que a referida, para além de sustentar o desenvolvimento da ação educativa, alicerçou o processo construtivista de crescimento pessoal e profissional da formanda, que assumiu uma atitude indagadora, crítica e reflexiva. De relevar o trabalho colaborativo em díade pela mais-valia neste processo de formação, uma vez que potenciou a partilha de saberes, de experiências, e reflexões importantes para o aperfeiçoamento da prática pedagógica. Assim, este relatório espelha o processo dinâmico de formação contribuindo para a construção da identidade profissional da futura educadora e professora.This document, entitled Professional Qualification Training Report, constitutes a critical reflection in relation to lived experience in educational contexts of Preschool Education and Education 1. Primary School, within the course of Supervised Teaching Practice. This report is the result of a rigorous conceptual theoretical framework, aimed at achieving the objectives outlined in the above study plan, as well as the development of skills and knowledge, including the specific profile of teacher performance of 1st cycle of basic education and the pre-school teacher. The educational program developed by the trainee, in educational centers, was guided by the methodology of research-action, which should be the basis of the practice of any educator / teacher to the extent that figured it inalterable the occurrence of intentional observation moments, planning and intervention in the field of critical reflection, systematic, visible in individual and collaborative narratives, individualized assessment of students by stimulating different times of pedagogical differentiation and adequacy of the action to educational settings, leading to this reflection systematic critique. The research was also once an eloquent reference to find effective solutions to everyday challenges. It should also safeguard said, in addition to supporting the development of educational action, its foundations constructivist process of personal and professional growth of the trainee, which took an inquiring, critical and reflective. Be highlighted collaborative work in the dyad added value in this training process, since potentiate the sharing of knowledge, experiences, and important considerations for the improvement of pedagogical practices. Thus, this report reflects the dynamic formation process contributing to the construction of the professional identity of future educator and teacher.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoFlores, Paula Maria Gonçalves Alves de QuadrosRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCâmara, Andreia Carina Gomes2016-02-17T15:52:19Z20152015-122015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/7686TID:201041723porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:48:21Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/7686Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:28:06.978790Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de estágio em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico |
title |
Relatório de estágio em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico |
spellingShingle |
Relatório de estágio em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico Câmara, Andreia Carina Gomes Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico Investigação-ação Diferenciação pedagógica Desenvolvimento profissional Preschool Education and Teaching of the 1st cycle of basic education Action research Adaptive education Professional development Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relatório de estágio em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico |
title_full |
Relatório de estágio em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico |
title_fullStr |
Relatório de estágio em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico |
title_full_unstemmed |
Relatório de estágio em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico |
title_sort |
Relatório de estágio em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico |
author |
Câmara, Andreia Carina Gomes |
author_facet |
Câmara, Andreia Carina Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de Quadros Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Câmara, Andreia Carina Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico Investigação-ação Diferenciação pedagógica Desenvolvimento profissional Preschool Education and Teaching of the 1st cycle of basic education Action research Adaptive education Professional development Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico Investigação-ação Diferenciação pedagógica Desenvolvimento profissional Preschool Education and Teaching of the 1st cycle of basic education Action research Adaptive education Professional development Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente documento, intitulado Relatório de Estágio de Qualificação Profissional, constitui uma reflexão crítica, em relação à experiência vivenciada nos contextos educativos de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1. Ciclo do Ensino Básico, no âmbito da unidade curricular de Prática Pedagógica Supervisionada. Este relatório resulta de um quadro teórico conceptual rigoroso, visando o alcance dos objetivos delineados no programa da unidade curricular supramencionada, assim como o desenvolvimento de competência e de saberes, designadamente do perfil específico de desempenho do professor de 1.º Ciclo do Ensino Básico e do Educador de Infância. A ação pedagógica desenvolvida pela formanda, nos centros educativos, foi pautada pela metodologia de investigação-ação, que deve ser a base da prática de qualquer educador/professor na medida em que figurou-se improrrogável a ocorrência de momentos de observação intencional, de planificação e de intervenção no terreno, de reflexão crítica e sistemática, visível nas narrativas individuais e colaborativas, de avaliação individualizada dos alunos, estimulando diferentes momentos de diferenciação pedagógica, bem como de adequação da ação aos contextos educativos, levando a uma presente reflexão crítica sistemática. A pesquisa constituiu, também, uma referência eloquente para encontrar soluções eficazes aos desafios quotidianos. Importa, ainda salvaguardar que a referida, para além de sustentar o desenvolvimento da ação educativa, alicerçou o processo construtivista de crescimento pessoal e profissional da formanda, que assumiu uma atitude indagadora, crítica e reflexiva. De relevar o trabalho colaborativo em díade pela mais-valia neste processo de formação, uma vez que potenciou a partilha de saberes, de experiências, e reflexões importantes para o aperfeiçoamento da prática pedagógica. Assim, este relatório espelha o processo dinâmico de formação contribuindo para a construção da identidade profissional da futura educadora e professora. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2015-12 2015-01-01T00:00:00Z 2016-02-17T15:52:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/7686 TID:201041723 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/7686 |
identifier_str_mv |
TID:201041723 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131377174577152 |