A nominalização de processos no ensino do Português para Fins Específicos na China: análise de um manual de temas económico-comerciais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/51822 |
Resumo: | Esta investigação incide sobre o ensino do Português para Fins Específicos (PFE) no ensino superior do Interior da China e de Macau nas áreas da economia e do comércio. Visa identificar e descrever as características linguísticas dos textos das referidas áreas, utilizados em manuais de PFE destinados especificamente a aprendentes da China. A análise dos textos, teoricamente enquadrada pela Linguística Sistémico-Funcional (Halliday & Matthiessen, 2014), foca-se nas metáforas gramaticais (MG), sobretudo, nas nominalizações de Processo (NP), enquanto subtipo de MG ideacional. A MG consiste numa marca essencial do discurso académico e científico, no contexto da literacia avançada, sendo o seu domínio essencial à obtenção de sucesso académico (Ezeifeka, 2015; Martin, 1991; Schleppegrell, 2004; Thompson, 2010). Pretende-se, por meio da análise, documentar o papel da MG e, em específico, da NP na construção do conhecimento económico-comercial, como forma de antecipar potenciais dificuldades de compreensão leitora dos aprendentes. O trabalho incluirá uma caracterização da oferta educativa e dos recursos didáticos para o ensino do PFE, quer no Interior da China, quer em Macau. Em termos metodológicos, será construído um corpus, compostos por seis textos expositivos do português europeu do manual Temas Económico-Comerciais em Português (Ye, 2021), sendo esta a mais recente edição do principal manual usado na China para o ensino do português, aplicado às áreas da economia e do comércio. Em seguida, divide-se os textos em orações niveladas e faz-se a identificação das NP. Procede-se, de seguida, a uma análise quantitativo-qualitativa organizada em torno de cinco eixos: 1) a frequência absoluta e relativa das NPs. 2) NPs e construção de Campo. 3) NPs e construção frásica. 4) Textualização do processo de metaforização. 5) Outras alterações causadas pela metaforização. Na parte final do trabalho, com base nas análises prévias, apresenta-se um conjunto de implicações didáticas em várias dimensões. |
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