Retrato e autorretrato : uma estratégia de ensino em Desenho A, 12º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Ricardo Jorge de Brito, 1978-
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/11024
Resumo: Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino das Artes Visuais, Universidade de Lisboa, 2012
id RCAP_87d7d80766bd079a185dca26fe2fa1c3
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/11024
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Retrato e autorretrato : uma estratégia de ensino em Desenho A, 12º anoEnsino do desenhoRetratoAutoretratoRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2012Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino das Artes Visuais, Universidade de Lisboa, 2012O presente relatório apresenta a operacionalização de uma unidade de trabalho, desenvolvida no âmbito da disciplina de IPP IV, do curso de Mestrado em Ensino das Artes Visuais para professores do 3º ciclo e Secundário. A lecionação da unidade teve lugar na Escola Secundária Artística António Arroio, em Lisboa, e foi desenvolvida para uma turma de 12º ano, na disciplina de Desenho A. Foi elaborado com dois objetivos: aferir do papel das artes visuais, do desenho e do desenho de retrato e autorretrato no currículo, revendo as evolução da sociedade e de princípios pedagógicos; e descrever como foram transpostas as reflexões e aplicados esses princípios na construção de uma estratégia global de ensino / aprendizagem. Pretendemos salientar o desenho do ponto de vista cognitivo, com uma abordagem assente na estruturação do desenho e na experimentação de vários meios expressivos, integrando também uma reflexão pessoal e crítica sobre o tema. Destacamos uma postura ativa na lecionação da unidade com uma componente participativa muito forte, que consideramos ser também um dos aspetos que devemos explorar e desenvolver no exercício da função docente, promovendo a interação entre os alunos e professor. Aos longo das aulas previstas para a lecionação da unidade, conforme planificação da escola, os alunos foram trabalhando os vários temas do programa de acordo com critérios e objetivos previstos, e a clarificação e justificação destes (recorrendo à apresentação de diapositivos, livros, imagens de artistas consagrados ou de outros alunos), pretendendo desenvolver o processo de ensino / aprendizagem de modo consciente, significativo e adjuvante das valências que a disciplina pretende desenvolver, na conclusão deste ciclo de aprendizagem.Este informe presenta la puesta en marcha de una unidad de trabajo, desarrollada en la asignatura de IPP IV, en el curso de Mestrado em Ensino das Artes Visuais para professores do 3º ciclo e Secundário. La unidad de enseñanza tuvo lugar en la Escola Secundária Artística António Arroio, en Lisboa, y fue desarrollada para una clase de 12 años, en la asignatura de Desenho A. Fue hecho con dos objetivos: evaluar el papel de las Artes Visuales, del dibujo y del dibujo de autorretrato y retrato en el plan de estudios, revisionando la evolución de la sociedad y de los principios pedagógicos, y describir cómo las reflexiones se transposieron y se aplicaron estos principios en la construcción de un estrategia integral para la enseñanza / aprendizaje. Tuvimos la intención de hacer hincapié en el dibujo del punto de vista cognitivo, con un enfoque basado en el dibujo estructurado y las pruebas de los distintos medios de expresión, integrando también a una reflexión personal y crítica sobre el tema. Con una postura activa en la enseñanza de esta unidad con un fuerte componente participativo, que hemos consideramos es uno de los aspetos que debemos explorar y desarrollar en la función docente, la promoción de interacción entre los estudiantes e profesor. A lo largo de las classes suministrados para la unidad de enseñanza, según planificación de la escuela, los estudiantes estaban trabajando en los diversos temas del programa de acuerdo con los criterios y objetivos establecidos, e la aclaración y justificación de éstos (con la presentación de diapositivas, libros, imágenes de artistas consagrados o de otros estudiantes), con el objetivo de desarrollar la enseñanza / aprendizaje de forma consciente, significativa y adyuvante de las valencias que la asignatura pretende desarrolar, en la conclusión de este ciclo de aprendizaje.Queiroz, João Paulo, 1966-Repositório da Universidade de LisboaRamos, Ricardo Jorge de Brito, 1978-2014-05-19T12:36:23Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/11024porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:56:54Zoai:repositorio.ul.pt:10451/11024Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:34:50.036172Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Retrato e autorretrato : uma estratégia de ensino em Desenho A, 12º ano
title Retrato e autorretrato : uma estratégia de ensino em Desenho A, 12º ano
spellingShingle Retrato e autorretrato : uma estratégia de ensino em Desenho A, 12º ano
Ramos, Ricardo Jorge de Brito, 1978-
Ensino do desenho
Retrato
Autoretrato
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012
title_short Retrato e autorretrato : uma estratégia de ensino em Desenho A, 12º ano
title_full Retrato e autorretrato : uma estratégia de ensino em Desenho A, 12º ano
title_fullStr Retrato e autorretrato : uma estratégia de ensino em Desenho A, 12º ano
title_full_unstemmed Retrato e autorretrato : uma estratégia de ensino em Desenho A, 12º ano
title_sort Retrato e autorretrato : uma estratégia de ensino em Desenho A, 12º ano
author Ramos, Ricardo Jorge de Brito, 1978-
author_facet Ramos, Ricardo Jorge de Brito, 1978-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Queiroz, João Paulo, 1966-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Ricardo Jorge de Brito, 1978-
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino do desenho
Retrato
Autoretrato
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012
topic Ensino do desenho
Retrato
Autoretrato
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012
description Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino das Artes Visuais, Universidade de Lisboa, 2012
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2014-05-19T12:36:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/11024
url http://hdl.handle.net/10451/11024
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134244479434752