Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Fernando Namora
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/11640 |
Resumo: | O presente relatório tem como finalidade refletir acerca da minha atividade de estágio, desenvolvida durante o ano letivo 2014/2015, na Escola secundária Fernando Namora, com uma turma relativa ao 7º ano de escolaridade. Sob a proposta do guia de estágio, este pretende analisar as minhas competências nas quatro áreas do estágio pedagógico, referentes às funções de organização e de gestão do ensino e da aprendizagem, de investigação e inovação pedagógica, de participação na escola e de relações com a comunidade. O estágio profissional realizado representa uma etapa inicial em que todas as experiências vivenciadas, aprendizagens realizadas e conhecimentos adquiridos na minha formação pessoal, concorrem para um desenvolvimento e melhoria na minha prestação enquanto professora de Educação Física. Para uma análise reflexiva lógica e contextualizada, este documento iniciar-se-á com uma caracterização do contexto de atuação. Posteriormente será abordado de forma crítica os diversos procedimentos de planeamento, organização, justificação e reflexão sobre as decisões tomadas, assim como algumas considerações. Para finalizar, será realizada uma apreciação geral destacando algumas competências adquiridas e outras menos conseguidas, projetando uma possível alteração comportamental para a minha atividade futura. |
id |
RCAP_8804fa43c209c84fae53a3ece2824fd5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/11640 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Fernando NamoraEscolaEnsinoAprendizagemCompetênciasFormaçãoProfessoraEducação FísicaEstágioAlunos7ºanoSchoolTeachingLearningCompetencesTrainingTeacherPhysical educationTraineeshipStudents7th gradeDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da SaúdeO presente relatório tem como finalidade refletir acerca da minha atividade de estágio, desenvolvida durante o ano letivo 2014/2015, na Escola secundária Fernando Namora, com uma turma relativa ao 7º ano de escolaridade. Sob a proposta do guia de estágio, este pretende analisar as minhas competências nas quatro áreas do estágio pedagógico, referentes às funções de organização e de gestão do ensino e da aprendizagem, de investigação e inovação pedagógica, de participação na escola e de relações com a comunidade. O estágio profissional realizado representa uma etapa inicial em que todas as experiências vivenciadas, aprendizagens realizadas e conhecimentos adquiridos na minha formação pessoal, concorrem para um desenvolvimento e melhoria na minha prestação enquanto professora de Educação Física. Para uma análise reflexiva lógica e contextualizada, este documento iniciar-se-á com uma caracterização do contexto de atuação. Posteriormente será abordado de forma crítica os diversos procedimentos de planeamento, organização, justificação e reflexão sobre as decisões tomadas, assim como algumas considerações. Para finalizar, será realizada uma apreciação geral destacando algumas competências adquiridas e outras menos conseguidas, projetando uma possível alteração comportamental para a minha atividade futura.This report is aimed to reflect my traineeship activity, which was developed during the academic year 2014 – 2015, at Escola Secundária Fernando Namora, with a class from the 7th grade. Upon the proposed traineeship guide, this report analyses my competences inside the four different areas of the pedagogical training, referring to the functions of organization, to the management of the teaching and learning, to the pedagogical investigation and innovation, and to the school participation and relations with the community. This traineeship represents an initial stage, where all the acquired goals of experiences, teaching and learning in my personal growth are contributing for a development and improvement of my capacities while being a teacher of physical education. For a reflexive, logical and contextualized analysis, this document starts with a description of the context of the intervention. Posteriorly, there is a reflection and critics to the different procedures of planning, organization, legitimation and a synopsis of the decisions made, as well as some considerations. At last, there is a final general conclusion with focus on some acquired competences and also on some that were not achieved, with reflection on a possible change of strategy for my future activity in this field.Santinha, Fernanda Maria Castanheira Costa MarquesRepositório da Universidade de LisboaLares, Ana Sofia Silva2016-06-01T14:36:22Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.spreadsheetml.sheetapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/11640TID:201684276porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:41:54Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/11640Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:57:55.056275Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Fernando Namora |
title |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Fernando Namora |
spellingShingle |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Fernando Namora Lares, Ana Sofia Silva Escola Ensino Aprendizagem Competências Formação Professora Educação Física Estágio Alunos 7ºano School Teaching Learning Competences Training Teacher Physical education Traineeship Students 7th grade Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde |
title_short |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Fernando Namora |
title_full |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Fernando Namora |
title_fullStr |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Fernando Namora |
title_full_unstemmed |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Fernando Namora |
title_sort |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Fernando Namora |
author |
Lares, Ana Sofia Silva |
author_facet |
Lares, Ana Sofia Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santinha, Fernanda Maria Castanheira Costa Marques Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lares, Ana Sofia Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola Ensino Aprendizagem Competências Formação Professora Educação Física Estágio Alunos 7ºano School Teaching Learning Competences Training Teacher Physical education Traineeship Students 7th grade Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde |
topic |
Escola Ensino Aprendizagem Competências Formação Professora Educação Física Estágio Alunos 7ºano School Teaching Learning Competences Training Teacher Physical education Traineeship Students 7th grade Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde |
description |
O presente relatório tem como finalidade refletir acerca da minha atividade de estágio, desenvolvida durante o ano letivo 2014/2015, na Escola secundária Fernando Namora, com uma turma relativa ao 7º ano de escolaridade. Sob a proposta do guia de estágio, este pretende analisar as minhas competências nas quatro áreas do estágio pedagógico, referentes às funções de organização e de gestão do ensino e da aprendizagem, de investigação e inovação pedagógica, de participação na escola e de relações com a comunidade. O estágio profissional realizado representa uma etapa inicial em que todas as experiências vivenciadas, aprendizagens realizadas e conhecimentos adquiridos na minha formação pessoal, concorrem para um desenvolvimento e melhoria na minha prestação enquanto professora de Educação Física. Para uma análise reflexiva lógica e contextualizada, este documento iniciar-se-á com uma caracterização do contexto de atuação. Posteriormente será abordado de forma crítica os diversos procedimentos de planeamento, organização, justificação e reflexão sobre as decisões tomadas, assim como algumas considerações. Para finalizar, será realizada uma apreciação geral destacando algumas competências adquiridas e outras menos conseguidas, projetando uma possível alteração comportamental para a minha atividade futura. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-01T14:36:22Z 2016 2016-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/11640 TID:201684276 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/11640 |
identifier_str_mv |
TID:201684276 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/vnd.openxmlformats-officedocument.spreadsheetml.sheet application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131062683566080 |