Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Fernando Namora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lares, Ana Sofia Silva
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/11640
Resumo: O presente relatório tem como finalidade refletir acerca da minha atividade de estágio, desenvolvida durante o ano letivo 2014/2015, na Escola secundária Fernando Namora, com uma turma relativa ao 7º ano de escolaridade. Sob a proposta do guia de estágio, este pretende analisar as minhas competências nas quatro áreas do estágio pedagógico, referentes às funções de organização e de gestão do ensino e da aprendizagem, de investigação e inovação pedagógica, de participação na escola e de relações com a comunidade. O estágio profissional realizado representa uma etapa inicial em que todas as experiências vivenciadas, aprendizagens realizadas e conhecimentos adquiridos na minha formação pessoal, concorrem para um desenvolvimento e melhoria na minha prestação enquanto professora de Educação Física. Para uma análise reflexiva lógica e contextualizada, este documento iniciar-se-á com uma caracterização do contexto de atuação. Posteriormente será abordado de forma crítica os diversos procedimentos de planeamento, organização, justificação e reflexão sobre as decisões tomadas, assim como algumas considerações. Para finalizar, será realizada uma apreciação geral destacando algumas competências adquiridas e outras menos conseguidas, projetando uma possível alteração comportamental para a minha atividade futura.
id RCAP_8804fa43c209c84fae53a3ece2824fd5
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/11640
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Fernando NamoraEscolaEnsinoAprendizagemCompetênciasFormaçãoProfessoraEducação FísicaEstágioAlunos7ºanoSchoolTeachingLearningCompetencesTrainingTeacherPhysical educationTraineeshipStudents7th gradeDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da SaúdeO presente relatório tem como finalidade refletir acerca da minha atividade de estágio, desenvolvida durante o ano letivo 2014/2015, na Escola secundária Fernando Namora, com uma turma relativa ao 7º ano de escolaridade. Sob a proposta do guia de estágio, este pretende analisar as minhas competências nas quatro áreas do estágio pedagógico, referentes às funções de organização e de gestão do ensino e da aprendizagem, de investigação e inovação pedagógica, de participação na escola e de relações com a comunidade. O estágio profissional realizado representa uma etapa inicial em que todas as experiências vivenciadas, aprendizagens realizadas e conhecimentos adquiridos na minha formação pessoal, concorrem para um desenvolvimento e melhoria na minha prestação enquanto professora de Educação Física. Para uma análise reflexiva lógica e contextualizada, este documento iniciar-se-á com uma caracterização do contexto de atuação. Posteriormente será abordado de forma crítica os diversos procedimentos de planeamento, organização, justificação e reflexão sobre as decisões tomadas, assim como algumas considerações. Para finalizar, será realizada uma apreciação geral destacando algumas competências adquiridas e outras menos conseguidas, projetando uma possível alteração comportamental para a minha atividade futura.This report is aimed to reflect my traineeship activity, which was developed during the academic year 2014 – 2015, at Escola Secundária Fernando Namora, with a class from the 7th grade. Upon the proposed traineeship guide, this report analyses my competences inside the four different areas of the pedagogical training, referring to the functions of organization, to the management of the teaching and learning, to the pedagogical investigation and innovation, and to the school participation and relations with the community. This traineeship represents an initial stage, where all the acquired goals of experiences, teaching and learning in my personal growth are contributing for a development and improvement of my capacities while being a teacher of physical education. For a reflexive, logical and contextualized analysis, this document starts with a description of the context of the intervention. Posteriorly, there is a reflection and critics to the different procedures of planning, organization, legitimation and a synopsis of the decisions made, as well as some considerations. At last, there is a final general conclusion with focus on some acquired competences and also on some that were not achieved, with reflection on a possible change of strategy for my future activity in this field.Santinha, Fernanda Maria Castanheira Costa MarquesRepositório da Universidade de LisboaLares, Ana Sofia Silva2016-06-01T14:36:22Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.spreadsheetml.sheetapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/11640TID:201684276porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:41:54Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/11640Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:57:55.056275Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Fernando Namora
title Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Fernando Namora
spellingShingle Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Fernando Namora
Lares, Ana Sofia Silva
Escola
Ensino
Aprendizagem
Competências
Formação
Professora
Educação Física
Estágio
Alunos
7ºano
School
Teaching
Learning
Competences
Training
Teacher
Physical education
Traineeship
Students
7th grade
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde
title_short Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Fernando Namora
title_full Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Fernando Namora
title_fullStr Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Fernando Namora
title_full_unstemmed Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Fernando Namora
title_sort Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Fernando Namora
author Lares, Ana Sofia Silva
author_facet Lares, Ana Sofia Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santinha, Fernanda Maria Castanheira Costa Marques
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Lares, Ana Sofia Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Escola
Ensino
Aprendizagem
Competências
Formação
Professora
Educação Física
Estágio
Alunos
7ºano
School
Teaching
Learning
Competences
Training
Teacher
Physical education
Traineeship
Students
7th grade
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde
topic Escola
Ensino
Aprendizagem
Competências
Formação
Professora
Educação Física
Estágio
Alunos
7ºano
School
Teaching
Learning
Competences
Training
Teacher
Physical education
Traineeship
Students
7th grade
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde
description O presente relatório tem como finalidade refletir acerca da minha atividade de estágio, desenvolvida durante o ano letivo 2014/2015, na Escola secundária Fernando Namora, com uma turma relativa ao 7º ano de escolaridade. Sob a proposta do guia de estágio, este pretende analisar as minhas competências nas quatro áreas do estágio pedagógico, referentes às funções de organização e de gestão do ensino e da aprendizagem, de investigação e inovação pedagógica, de participação na escola e de relações com a comunidade. O estágio profissional realizado representa uma etapa inicial em que todas as experiências vivenciadas, aprendizagens realizadas e conhecimentos adquiridos na minha formação pessoal, concorrem para um desenvolvimento e melhoria na minha prestação enquanto professora de Educação Física. Para uma análise reflexiva lógica e contextualizada, este documento iniciar-se-á com uma caracterização do contexto de atuação. Posteriormente será abordado de forma crítica os diversos procedimentos de planeamento, organização, justificação e reflexão sobre as decisões tomadas, assim como algumas considerações. Para finalizar, será realizada uma apreciação geral destacando algumas competências adquiridas e outras menos conseguidas, projetando uma possível alteração comportamental para a minha atividade futura.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-01T14:36:22Z
2016
2016-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/11640
TID:201684276
url http://hdl.handle.net/10400.5/11640
identifier_str_mv TID:201684276
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.spreadsheetml.sheet
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131062683566080