Interdependência entre domínios na avaliação externa para a melhoria dos “resultados” em duas organizações escolares
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/101396 https://doi.org/10.1590/s1413-24782020250022 |
Resumo: | Pretendeu-se compreender a evolução/involução das classificações atribuídas ao domínio “Resultados” em duas escolas próximas geograficamente (E1 e E2), com base em relatórios e contraditórios de avaliação externa de escola, procurando averiguar a existência ou não de coincidências nas apreciações realizadas nas duas avaliações, bem como de influências dos outros domínios. Efetuou-se uma análise de um corpus composto de nove documentos centrado nos relatórios de avaliação externa e nos contraditórios das duas instituições pesquisadas, no âmbito dos dois ciclos de avaliação já concluídos em Portugal (2006–2011 e 2011–2017). Considerando as duas escolas, para a subida generalizada das classificações no domínio “Resultados” contribuíram as evidências registadas no fator/campo de análise relativo aos resultados académicos, bem como as práticas evidenciadas nos domínios “Prestação do serviço educativo” e “Liderança e gestão”. |
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Interdependência entre domínios na avaliação externa para a melhoria dos “resultados” em duas organizações escolaresInterdependence among domains in the external evaluation for the improvement of “results” in two school organizationsavaliação externa de escolasrelatórioscontraditóriosresultadosexternal evaluation of schoolsreportscontradictoryresultsevaluación externa de las escuelasinformescontradictoriosresultadosPretendeu-se compreender a evolução/involução das classificações atribuídas ao domínio “Resultados” em duas escolas próximas geograficamente (E1 e E2), com base em relatórios e contraditórios de avaliação externa de escola, procurando averiguar a existência ou não de coincidências nas apreciações realizadas nas duas avaliações, bem como de influências dos outros domínios. Efetuou-se uma análise de um corpus composto de nove documentos centrado nos relatórios de avaliação externa e nos contraditórios das duas instituições pesquisadas, no âmbito dos dois ciclos de avaliação já concluídos em Portugal (2006–2011 e 2011–2017). Considerando as duas escolas, para a subida generalizada das classificações no domínio “Resultados” contribuíram as evidências registadas no fator/campo de análise relativo aos resultados académicos, bem como as práticas evidenciadas nos domínios “Prestação do serviço educativo” e “Liderança e gestão”.It was intended to understand the evolution/involution of the classifications attributed to the evaluation domain “Results”, in two geographically close schools (E1 and E2), considering the reports and contradictions of the external school evaluation, looking for to verify the existence or not of coincidences in the evaluations carried out in the two evaluations, as well as influences from other domains. An analysis of a corpus consisting of nine documents was carried out, centered on the external evaluation reports and on the contradictions of two schools, within the framework of the two external school evaluation cycles already completed in Portugal (2006–2011 and 2011–2017). Considering the two schools, for the generalized increase in the classifications in the “Results” domain, the evidences registered in the factor/field of analysis related to the academic results contributed to it, as well as the practices evidenced in the domains “Providing the educational service” and “Leadership and management”.Se pretendió comprender la evolución/involución de las clasificaciones atribuidas al dominio “Resultados”, en dos escuelas geográficamente cercanas (E1 y E2), a partir de los informes y las contradicciones de la evaluación externa de la escuela, buscando averiguar la existencia o no de coincidencias en las apreciaciones realizadas en las dos evaluaciones, así como de las influencias de otros dominios. Se realizó un análisis de un corpus de nueve documentos, centrado en los informes de evaluación externa y en las contradicciones de dos escuelas, en el contexto de dos ciclos de la evaluación externa de la escuela ya concluidos en Portugal (2006–2011 y 2011–2017). Considerando las dos escuelas, para la subida generalizada de las clasificaciones en el dominio “Resultados” contribuyeron las evidencias registradas en el factor/campo de análisis relativo a los resultados académicos, así como las prácticas evidenciadas en los dominios “Prestación del servicio educativo” y “Liderazgo y gestión”.2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10316/101396http://hdl.handle.net/10316/101396https://doi.org/10.1590/s1413-24782020250022por1809-449X1413-2478Albuquerque, Pascoal DiogoFerreira, António Gomes AlvesBarreira, Carlos Manuel Folgadoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-08-25T20:39:32Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/101396Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:18:35.916988Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Pretendeu-se compreender a evolução/involução das classificações atribuídas ao domínio “Resultados” em duas escolas próximas geograficamente (E1 e E2), com base em relatórios e contraditórios de avaliação externa de escola, procurando averiguar a existência ou não de coincidências nas apreciações realizadas nas duas avaliações, bem como de influências dos outros domínios. Efetuou-se uma análise de um corpus composto de nove documentos centrado nos relatórios de avaliação externa e nos contraditórios das duas instituições pesquisadas, no âmbito dos dois ciclos de avaliação já concluídos em Portugal (2006–2011 e 2011–2017). Considerando as duas escolas, para a subida generalizada das classificações no domínio “Resultados” contribuíram as evidências registadas no fator/campo de análise relativo aos resultados académicos, bem como as práticas evidenciadas nos domínios “Prestação do serviço educativo” e “Liderança e gestão”. |
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