Efeitos da avaliação externa das escolas nos resultados escolares e na qualidade do serviço educativo prestado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silvestre, Maria José
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Fialho, Isabel, Cid, Marília
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/11928
Resumo: O trabalho que apresentamos integra a tese de Doutoramento da primeira autora. Centrámo-nos nos domínios «Resultados» e «Prestação do Serviço Educativo», para, a partir da análise dos relatórios, procurarmos respostas para a questão central: Quais os efeitos que a Avaliação Externa das Escolas operou nos resultados educativos e na qualidade do serviço educativo prestado?. Metodologicamente, recorremos à análise de conteúdo das entrevistas semiestruturadas levadas a cabo em 10 unidades orgânicas do Alentejo, avaliadas externamente em 2006/2007, juntamente com o cruzamento dos dados que a leitura dos relatórios da AEE possibilitou. Os principais resultados evidenciam que, em geral, os relatórios produzem impactos e efeitos maioritariamente positivos, sendo globalmente assumidos como um instrumento potenciador de autorregulação escolar e de aprendizagem e melhoria contínuas, abrangendo três grandes aspetos: 1) Conhecimento das alterações que surgiram nas escolas, em consequência do processo de Avaliação Externa (AE), no que concerne aos “Resultados” e à “Prestação do Serviço Educativo; 2) Identificação dos padrões de alteração registados nas unidades de organização alvo de estudo, potenciadores da eficiência, eficácia e qualidade organizacionais; e 3) Explicação das divergências e/ou similitudes provocadas pelo impacto do processo da Avaliação Externa./ The work we present is part of the PhD thesis of the first author. We focused on the areas 'Results' and 'Provision of Educational Services', for, from the analysis of the reports, we seek answers to the central question: What were the effects of the External Evaluation of Schools (EES) operated in educational outcomes and the quality of the educational service provided?. Methodologically, we carried out a content analysis of semi-structured interviews conducted in 10 schools in the Alentejo, externally evaluated in 2006/2007, proceeding to the intersection of the data from the reports of the EES. The main results show that, in general, the reports produce some impacts and have mostly positive effects, generally assumed to be an enhancer of school and self - regulation of learning and continuous improvement tool, covering three major aspects: 1) Knowledge of changes in schools that emerged as a result of the process of External Evaluation (EES), in relation to the "Results" and "Provision of Educational Services; 2) Identification of the patterns of change recorded in the schools, enhancers of efficiency, effectiveness and organizational quality; and 3) Explanation of differences and / or similarities caused by the impact of the process of external assessment.
id RCAP_a4b3e55dedf95e5c873d39f8f81ea6ee
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/11928
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Efeitos da avaliação externa das escolas nos resultados escolares e na qualidade do serviço educativo prestadoavaliação externaescolasrelatóriosresultadosefeitosO trabalho que apresentamos integra a tese de Doutoramento da primeira autora. Centrámo-nos nos domínios «Resultados» e «Prestação do Serviço Educativo», para, a partir da análise dos relatórios, procurarmos respostas para a questão central: Quais os efeitos que a Avaliação Externa das Escolas operou nos resultados educativos e na qualidade do serviço educativo prestado?. Metodologicamente, recorremos à análise de conteúdo das entrevistas semiestruturadas levadas a cabo em 10 unidades orgânicas do Alentejo, avaliadas externamente em 2006/2007, juntamente com o cruzamento dos dados que a leitura dos relatórios da AEE possibilitou. Os principais resultados evidenciam que, em geral, os relatórios produzem impactos e efeitos maioritariamente positivos, sendo globalmente assumidos como um instrumento potenciador de autorregulação escolar e de aprendizagem e melhoria contínuas, abrangendo três grandes aspetos: 1) Conhecimento das alterações que surgiram nas escolas, em consequência do processo de Avaliação Externa (AE), no que concerne aos “Resultados” e à “Prestação do Serviço Educativo; 2) Identificação dos padrões de alteração registados nas unidades de organização alvo de estudo, potenciadores da eficiência, eficácia e qualidade organizacionais; e 3) Explicação das divergências e/ou similitudes provocadas pelo impacto do processo da Avaliação Externa./ The work we present is part of the PhD thesis of the first author. We focused on the areas 'Results' and 'Provision of Educational Services', for, from the analysis of the reports, we seek answers to the central question: What were the effects of the External Evaluation of Schools (EES) operated in educational outcomes and the quality of the educational service provided?. Methodologically, we carried out a content analysis of semi-structured interviews conducted in 10 schools in the Alentejo, externally evaluated in 2006/2007, proceeding to the intersection of the data from the reports of the EES. The main results show that, in general, the reports produce some impacts and have mostly positive effects, generally assumed to be an enhancer of school and self - regulation of learning and continuous improvement tool, covering three major aspects: 1) Knowledge of changes in schools that emerged as a result of the process of External Evaluation (EES), in relation to the "Results" and "Provision of Educational Services; 2) Identification of the patterns of change recorded in the schools, enhancers of efficiency, effectiveness and organizational quality; and 3) Explanation of differences and / or similarities caused by the impact of the process of external assessment.Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora2014-12-16T12:14:16Z2014-12-162014-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/11928http://hdl.handle.net/10174/11928porSilvestre, M. J.; Fialho, I. & Cid, M. (2014). Efeitos da avaliação externa das escolas nos resultados escolares e na qualidade do serviço educativo prestado. In I. Fialho; J. Verdasca; M. Cid & M. Favinha (Orgs.). Políticas educativas, eficácia e melhoria da escola, (pp.103-122). Évora: Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora. (ISBN: 978-989-8339-20-1)978-989-8339-20-1DPEmariajosesg.silvestre@gmail.comifialho@uevora.ptmcid@uevora.pt229Silvestre, Maria JoséFialho, IsabelCid, Maríliainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:56:22Zoai:dspace.uevora.pt:10174/11928Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:05:42.865122Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Efeitos da avaliação externa das escolas nos resultados escolares e na qualidade do serviço educativo prestado
title Efeitos da avaliação externa das escolas nos resultados escolares e na qualidade do serviço educativo prestado
spellingShingle Efeitos da avaliação externa das escolas nos resultados escolares e na qualidade do serviço educativo prestado
Silvestre, Maria José
avaliação externa
escolas
relatórios
resultados
efeitos
title_short Efeitos da avaliação externa das escolas nos resultados escolares e na qualidade do serviço educativo prestado
title_full Efeitos da avaliação externa das escolas nos resultados escolares e na qualidade do serviço educativo prestado
title_fullStr Efeitos da avaliação externa das escolas nos resultados escolares e na qualidade do serviço educativo prestado
title_full_unstemmed Efeitos da avaliação externa das escolas nos resultados escolares e na qualidade do serviço educativo prestado
title_sort Efeitos da avaliação externa das escolas nos resultados escolares e na qualidade do serviço educativo prestado
author Silvestre, Maria José
author_facet Silvestre, Maria José
Fialho, Isabel
Cid, Marília
author_role author
author2 Fialho, Isabel
Cid, Marília
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silvestre, Maria José
Fialho, Isabel
Cid, Marília
dc.subject.por.fl_str_mv avaliação externa
escolas
relatórios
resultados
efeitos
topic avaliação externa
escolas
relatórios
resultados
efeitos
description O trabalho que apresentamos integra a tese de Doutoramento da primeira autora. Centrámo-nos nos domínios «Resultados» e «Prestação do Serviço Educativo», para, a partir da análise dos relatórios, procurarmos respostas para a questão central: Quais os efeitos que a Avaliação Externa das Escolas operou nos resultados educativos e na qualidade do serviço educativo prestado?. Metodologicamente, recorremos à análise de conteúdo das entrevistas semiestruturadas levadas a cabo em 10 unidades orgânicas do Alentejo, avaliadas externamente em 2006/2007, juntamente com o cruzamento dos dados que a leitura dos relatórios da AEE possibilitou. Os principais resultados evidenciam que, em geral, os relatórios produzem impactos e efeitos maioritariamente positivos, sendo globalmente assumidos como um instrumento potenciador de autorregulação escolar e de aprendizagem e melhoria contínuas, abrangendo três grandes aspetos: 1) Conhecimento das alterações que surgiram nas escolas, em consequência do processo de Avaliação Externa (AE), no que concerne aos “Resultados” e à “Prestação do Serviço Educativo; 2) Identificação dos padrões de alteração registados nas unidades de organização alvo de estudo, potenciadores da eficiência, eficácia e qualidade organizacionais; e 3) Explicação das divergências e/ou similitudes provocadas pelo impacto do processo da Avaliação Externa./ The work we present is part of the PhD thesis of the first author. We focused on the areas 'Results' and 'Provision of Educational Services', for, from the analysis of the reports, we seek answers to the central question: What were the effects of the External Evaluation of Schools (EES) operated in educational outcomes and the quality of the educational service provided?. Methodologically, we carried out a content analysis of semi-structured interviews conducted in 10 schools in the Alentejo, externally evaluated in 2006/2007, proceeding to the intersection of the data from the reports of the EES. The main results show that, in general, the reports produce some impacts and have mostly positive effects, generally assumed to be an enhancer of school and self - regulation of learning and continuous improvement tool, covering three major aspects: 1) Knowledge of changes in schools that emerged as a result of the process of External Evaluation (EES), in relation to the "Results" and "Provision of Educational Services; 2) Identification of the patterns of change recorded in the schools, enhancers of efficiency, effectiveness and organizational quality; and 3) Explanation of differences and / or similarities caused by the impact of the process of external assessment.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-16T12:14:16Z
2014-12-16
2014-10-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/11928
http://hdl.handle.net/10174/11928
url http://hdl.handle.net/10174/11928
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Silvestre, M. J.; Fialho, I. & Cid, M. (2014). Efeitos da avaliação externa das escolas nos resultados escolares e na qualidade do serviço educativo prestado. In I. Fialho; J. Verdasca; M. Cid & M. Favinha (Orgs.). Políticas educativas, eficácia e melhoria da escola, (pp.103-122). Évora: Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora. (ISBN: 978-989-8339-20-1)
978-989-8339-20-1
DPE
mariajosesg.silvestre@gmail.com
ifialho@uevora.pt
mcid@uevora.pt
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136542261772288