Efeitos da avaliação externa das escolas nos resultados escolares e na qualidade do serviço educativo prestado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silvestre, Maria José
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Fialho, Isabel
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/9983
Resumo: A escola é hoje entendida como um locus privilegiado para potenciar desenvolvimento a médio e longo prazo, considerando-se a sua capacidade para intervir no crescimento sustentável da sociedade, por via da prestação de um serviço educativo de qualidade, focalizado, sobretudo, nos resultados escolares dos alunos. O referencial avaliativo do programa de Avaliação Externa das Escolas (AEE), levado a cabo pela Inspeção-Geral de Educação e Ciência (IGEC), integra atualmente três domínios, subdivididos em fatores. Da AEE resulta um Relatório enviado para as escolas. O trabalho que apresentamos integra a nossa Tese de Doutoramento, a qual se insere num estudo maior, desenvolvido no âmbito de um projeto de investigação nacional em curso, intitulado «Impacto e Efeitos da Avaliação Externa nas Escolas do Ensino não Superior». Centrámo-nos nos domínios «Resultados» e «Prestação do Serviço Educativo», para, a partir da análise dos Relatórios, procurarmos respostas para a questão central: Quais os efeitos que a Avaliação Externa das Escolas operou nos resultados educativos e na qualidade do serviço educativo prestado? (domínios «Resultados» e «Prestação do Serviço Educativo» do Quadro de Referência da AEE do 1.º ciclo avaliativo). Metodologicamente, privilegiámos a análise qualitativa de dados: análise de conteúdo das entrevistas semiestruturadas levadas a cabo em 10 escolas do Alentejo (avaliadas externamente em 2006/07) e dos Relatórios da AEE, à luz de bibliografia de referência e legislação vigente. Os principais resultados evidenciam que, em geral, os Relatórios produzem impactos e efeitos maioritariamente positivos, sendo globalmente assumidos como um instrumento potenciador de autorregulação escolar e de aprendizagem e melhoria contínuas, abrangendo três grandes aspetos: 1) Conhecimento das alterações que surgiram nas escolas, em consequência do processo de Avaliação Externa (AE), no que concerne aos “Resultados” e à “Prestação do Serviço Educativo; 2) Identificação dos padrões de alteração registados nas unidades de gestão alvo de estudo, potenciadores da eficiência, eficácia e qualidade organizacionais; e 3) Explicação das divergências e/ou similitudes provocadas pelo impacto do processo da Avaliação Externa.
id RCAP_097e75d19c562c400a9d7c21f2264145
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/9983
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Efeitos da avaliação externa das escolas nos resultados escolares e na qualidade do serviço educativo prestadoAvaliação externa de escolasrelatóriosefeitosresultadosA escola é hoje entendida como um locus privilegiado para potenciar desenvolvimento a médio e longo prazo, considerando-se a sua capacidade para intervir no crescimento sustentável da sociedade, por via da prestação de um serviço educativo de qualidade, focalizado, sobretudo, nos resultados escolares dos alunos. O referencial avaliativo do programa de Avaliação Externa das Escolas (AEE), levado a cabo pela Inspeção-Geral de Educação e Ciência (IGEC), integra atualmente três domínios, subdivididos em fatores. Da AEE resulta um Relatório enviado para as escolas. O trabalho que apresentamos integra a nossa Tese de Doutoramento, a qual se insere num estudo maior, desenvolvido no âmbito de um projeto de investigação nacional em curso, intitulado «Impacto e Efeitos da Avaliação Externa nas Escolas do Ensino não Superior». Centrámo-nos nos domínios «Resultados» e «Prestação do Serviço Educativo», para, a partir da análise dos Relatórios, procurarmos respostas para a questão central: Quais os efeitos que a Avaliação Externa das Escolas operou nos resultados educativos e na qualidade do serviço educativo prestado? (domínios «Resultados» e «Prestação do Serviço Educativo» do Quadro de Referência da AEE do 1.º ciclo avaliativo). Metodologicamente, privilegiámos a análise qualitativa de dados: análise de conteúdo das entrevistas semiestruturadas levadas a cabo em 10 escolas do Alentejo (avaliadas externamente em 2006/07) e dos Relatórios da AEE, à luz de bibliografia de referência e legislação vigente. Os principais resultados evidenciam que, em geral, os Relatórios produzem impactos e efeitos maioritariamente positivos, sendo globalmente assumidos como um instrumento potenciador de autorregulação escolar e de aprendizagem e melhoria contínuas, abrangendo três grandes aspetos: 1) Conhecimento das alterações que surgiram nas escolas, em consequência do processo de Avaliação Externa (AE), no que concerne aos “Resultados” e à “Prestação do Serviço Educativo; 2) Identificação dos padrões de alteração registados nas unidades de gestão alvo de estudo, potenciadores da eficiência, eficácia e qualidade organizacionais; e 3) Explicação das divergências e/ou similitudes provocadas pelo impacto do processo da Avaliação Externa.2014-01-24T12:15:57Z2014-01-242013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://hdl.handle.net/10174/9983http://hdl.handle.net/10174/9983porSilvestre, M. J. & Fialho, I. (2013, 21 a 22 de novembro). Efeitos da avaliação externa das escolas nos resultados escolares e na qualidade do serviço educativo prestado. Comunicação oral apresentada no Congresso Internacional Políticas Educativas, Eficácia e Melhoria das Escolas, realizado na Universidade de Évora, ÉvoraUniversidade de ÉvorasimnaonaoDPEmariajosesg.silvestre@gmail.comifialho@uevora.pt229Silvestre, Maria JoséFialho, Isabelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:52:28Zoai:dspace.uevora.pt:10174/9983Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:03:58.856187Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Efeitos da avaliação externa das escolas nos resultados escolares e na qualidade do serviço educativo prestado
title Efeitos da avaliação externa das escolas nos resultados escolares e na qualidade do serviço educativo prestado
spellingShingle Efeitos da avaliação externa das escolas nos resultados escolares e na qualidade do serviço educativo prestado
Silvestre, Maria José
Avaliação externa de escolas
relatórios
efeitos
resultados
title_short Efeitos da avaliação externa das escolas nos resultados escolares e na qualidade do serviço educativo prestado
title_full Efeitos da avaliação externa das escolas nos resultados escolares e na qualidade do serviço educativo prestado
title_fullStr Efeitos da avaliação externa das escolas nos resultados escolares e na qualidade do serviço educativo prestado
title_full_unstemmed Efeitos da avaliação externa das escolas nos resultados escolares e na qualidade do serviço educativo prestado
title_sort Efeitos da avaliação externa das escolas nos resultados escolares e na qualidade do serviço educativo prestado
author Silvestre, Maria José
author_facet Silvestre, Maria José
Fialho, Isabel
author_role author
author2 Fialho, Isabel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silvestre, Maria José
Fialho, Isabel
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação externa de escolas
relatórios
efeitos
resultados
topic Avaliação externa de escolas
relatórios
efeitos
resultados
description A escola é hoje entendida como um locus privilegiado para potenciar desenvolvimento a médio e longo prazo, considerando-se a sua capacidade para intervir no crescimento sustentável da sociedade, por via da prestação de um serviço educativo de qualidade, focalizado, sobretudo, nos resultados escolares dos alunos. O referencial avaliativo do programa de Avaliação Externa das Escolas (AEE), levado a cabo pela Inspeção-Geral de Educação e Ciência (IGEC), integra atualmente três domínios, subdivididos em fatores. Da AEE resulta um Relatório enviado para as escolas. O trabalho que apresentamos integra a nossa Tese de Doutoramento, a qual se insere num estudo maior, desenvolvido no âmbito de um projeto de investigação nacional em curso, intitulado «Impacto e Efeitos da Avaliação Externa nas Escolas do Ensino não Superior». Centrámo-nos nos domínios «Resultados» e «Prestação do Serviço Educativo», para, a partir da análise dos Relatórios, procurarmos respostas para a questão central: Quais os efeitos que a Avaliação Externa das Escolas operou nos resultados educativos e na qualidade do serviço educativo prestado? (domínios «Resultados» e «Prestação do Serviço Educativo» do Quadro de Referência da AEE do 1.º ciclo avaliativo). Metodologicamente, privilegiámos a análise qualitativa de dados: análise de conteúdo das entrevistas semiestruturadas levadas a cabo em 10 escolas do Alentejo (avaliadas externamente em 2006/07) e dos Relatórios da AEE, à luz de bibliografia de referência e legislação vigente. Os principais resultados evidenciam que, em geral, os Relatórios produzem impactos e efeitos maioritariamente positivos, sendo globalmente assumidos como um instrumento potenciador de autorregulação escolar e de aprendizagem e melhoria contínuas, abrangendo três grandes aspetos: 1) Conhecimento das alterações que surgiram nas escolas, em consequência do processo de Avaliação Externa (AE), no que concerne aos “Resultados” e à “Prestação do Serviço Educativo; 2) Identificação dos padrões de alteração registados nas unidades de gestão alvo de estudo, potenciadores da eficiência, eficácia e qualidade organizacionais; e 3) Explicação das divergências e/ou similitudes provocadas pelo impacto do processo da Avaliação Externa.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2014-01-24T12:15:57Z
2014-01-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/9983
http://hdl.handle.net/10174/9983
url http://hdl.handle.net/10174/9983
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Silvestre, M. J. & Fialho, I. (2013, 21 a 22 de novembro). Efeitos da avaliação externa das escolas nos resultados escolares e na qualidade do serviço educativo prestado. Comunicação oral apresentada no Congresso Internacional Políticas Educativas, Eficácia e Melhoria das Escolas, realizado na Universidade de Évora, Évora
Universidade de Évora
sim
nao
nao
DPE
mariajosesg.silvestre@gmail.com
ifialho@uevora.pt
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136523774328832