Efeitos da avaliação externa das escolas nos resultados escolares e na qualidade do serviço educativo prestado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/9983 |
Resumo: | A escola é hoje entendida como um locus privilegiado para potenciar desenvolvimento a médio e longo prazo, considerando-se a sua capacidade para intervir no crescimento sustentável da sociedade, por via da prestação de um serviço educativo de qualidade, focalizado, sobretudo, nos resultados escolares dos alunos. O referencial avaliativo do programa de Avaliação Externa das Escolas (AEE), levado a cabo pela Inspeção-Geral de Educação e Ciência (IGEC), integra atualmente três domínios, subdivididos em fatores. Da AEE resulta um Relatório enviado para as escolas. O trabalho que apresentamos integra a nossa Tese de Doutoramento, a qual se insere num estudo maior, desenvolvido no âmbito de um projeto de investigação nacional em curso, intitulado «Impacto e Efeitos da Avaliação Externa nas Escolas do Ensino não Superior». Centrámo-nos nos domínios «Resultados» e «Prestação do Serviço Educativo», para, a partir da análise dos Relatórios, procurarmos respostas para a questão central: Quais os efeitos que a Avaliação Externa das Escolas operou nos resultados educativos e na qualidade do serviço educativo prestado? (domínios «Resultados» e «Prestação do Serviço Educativo» do Quadro de Referência da AEE do 1.º ciclo avaliativo). Metodologicamente, privilegiámos a análise qualitativa de dados: análise de conteúdo das entrevistas semiestruturadas levadas a cabo em 10 escolas do Alentejo (avaliadas externamente em 2006/07) e dos Relatórios da AEE, à luz de bibliografia de referência e legislação vigente. Os principais resultados evidenciam que, em geral, os Relatórios produzem impactos e efeitos maioritariamente positivos, sendo globalmente assumidos como um instrumento potenciador de autorregulação escolar e de aprendizagem e melhoria contínuas, abrangendo três grandes aspetos: 1) Conhecimento das alterações que surgiram nas escolas, em consequência do processo de Avaliação Externa (AE), no que concerne aos “Resultados” e à “Prestação do Serviço Educativo; 2) Identificação dos padrões de alteração registados nas unidades de gestão alvo de estudo, potenciadores da eficiência, eficácia e qualidade organizacionais; e 3) Explicação das divergências e/ou similitudes provocadas pelo impacto do processo da Avaliação Externa. |
id |
RCAP_097e75d19c562c400a9d7c21f2264145 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/9983 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Efeitos da avaliação externa das escolas nos resultados escolares e na qualidade do serviço educativo prestadoAvaliação externa de escolasrelatóriosefeitosresultadosA escola é hoje entendida como um locus privilegiado para potenciar desenvolvimento a médio e longo prazo, considerando-se a sua capacidade para intervir no crescimento sustentável da sociedade, por via da prestação de um serviço educativo de qualidade, focalizado, sobretudo, nos resultados escolares dos alunos. O referencial avaliativo do programa de Avaliação Externa das Escolas (AEE), levado a cabo pela Inspeção-Geral de Educação e Ciência (IGEC), integra atualmente três domínios, subdivididos em fatores. Da AEE resulta um Relatório enviado para as escolas. O trabalho que apresentamos integra a nossa Tese de Doutoramento, a qual se insere num estudo maior, desenvolvido no âmbito de um projeto de investigação nacional em curso, intitulado «Impacto e Efeitos da Avaliação Externa nas Escolas do Ensino não Superior». Centrámo-nos nos domínios «Resultados» e «Prestação do Serviço Educativo», para, a partir da análise dos Relatórios, procurarmos respostas para a questão central: Quais os efeitos que a Avaliação Externa das Escolas operou nos resultados educativos e na qualidade do serviço educativo prestado? (domínios «Resultados» e «Prestação do Serviço Educativo» do Quadro de Referência da AEE do 1.º ciclo avaliativo). Metodologicamente, privilegiámos a análise qualitativa de dados: análise de conteúdo das entrevistas semiestruturadas levadas a cabo em 10 escolas do Alentejo (avaliadas externamente em 2006/07) e dos Relatórios da AEE, à luz de bibliografia de referência e legislação vigente. Os principais resultados evidenciam que, em geral, os Relatórios produzem impactos e efeitos maioritariamente positivos, sendo globalmente assumidos como um instrumento potenciador de autorregulação escolar e de aprendizagem e melhoria contínuas, abrangendo três grandes aspetos: 1) Conhecimento das alterações que surgiram nas escolas, em consequência do processo de Avaliação Externa (AE), no que concerne aos “Resultados” e à “Prestação do Serviço Educativo; 2) Identificação dos padrões de alteração registados nas unidades de gestão alvo de estudo, potenciadores da eficiência, eficácia e qualidade organizacionais; e 3) Explicação das divergências e/ou similitudes provocadas pelo impacto do processo da Avaliação Externa.2014-01-24T12:15:57Z2014-01-242013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://hdl.handle.net/10174/9983http://hdl.handle.net/10174/9983porSilvestre, M. J. & Fialho, I. (2013, 21 a 22 de novembro). Efeitos da avaliação externa das escolas nos resultados escolares e na qualidade do serviço educativo prestado. Comunicação oral apresentada no Congresso Internacional Políticas Educativas, Eficácia e Melhoria das Escolas, realizado na Universidade de Évora, ÉvoraUniversidade de ÉvorasimnaonaoDPEmariajosesg.silvestre@gmail.comifialho@uevora.pt229Silvestre, Maria JoséFialho, Isabelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:52:28Zoai:dspace.uevora.pt:10174/9983Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:03:58.856187Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Efeitos da avaliação externa das escolas nos resultados escolares e na qualidade do serviço educativo prestado |
title |
Efeitos da avaliação externa das escolas nos resultados escolares e na qualidade do serviço educativo prestado |
spellingShingle |
Efeitos da avaliação externa das escolas nos resultados escolares e na qualidade do serviço educativo prestado Silvestre, Maria José Avaliação externa de escolas relatórios efeitos resultados |
title_short |
Efeitos da avaliação externa das escolas nos resultados escolares e na qualidade do serviço educativo prestado |
title_full |
Efeitos da avaliação externa das escolas nos resultados escolares e na qualidade do serviço educativo prestado |
title_fullStr |
Efeitos da avaliação externa das escolas nos resultados escolares e na qualidade do serviço educativo prestado |
title_full_unstemmed |
Efeitos da avaliação externa das escolas nos resultados escolares e na qualidade do serviço educativo prestado |
title_sort |
Efeitos da avaliação externa das escolas nos resultados escolares e na qualidade do serviço educativo prestado |
author |
Silvestre, Maria José |
author_facet |
Silvestre, Maria José Fialho, Isabel |
author_role |
author |
author2 |
Fialho, Isabel |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silvestre, Maria José Fialho, Isabel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação externa de escolas relatórios efeitos resultados |
topic |
Avaliação externa de escolas relatórios efeitos resultados |
description |
A escola é hoje entendida como um locus privilegiado para potenciar desenvolvimento a médio e longo prazo, considerando-se a sua capacidade para intervir no crescimento sustentável da sociedade, por via da prestação de um serviço educativo de qualidade, focalizado, sobretudo, nos resultados escolares dos alunos. O referencial avaliativo do programa de Avaliação Externa das Escolas (AEE), levado a cabo pela Inspeção-Geral de Educação e Ciência (IGEC), integra atualmente três domínios, subdivididos em fatores. Da AEE resulta um Relatório enviado para as escolas. O trabalho que apresentamos integra a nossa Tese de Doutoramento, a qual se insere num estudo maior, desenvolvido no âmbito de um projeto de investigação nacional em curso, intitulado «Impacto e Efeitos da Avaliação Externa nas Escolas do Ensino não Superior». Centrámo-nos nos domínios «Resultados» e «Prestação do Serviço Educativo», para, a partir da análise dos Relatórios, procurarmos respostas para a questão central: Quais os efeitos que a Avaliação Externa das Escolas operou nos resultados educativos e na qualidade do serviço educativo prestado? (domínios «Resultados» e «Prestação do Serviço Educativo» do Quadro de Referência da AEE do 1.º ciclo avaliativo). Metodologicamente, privilegiámos a análise qualitativa de dados: análise de conteúdo das entrevistas semiestruturadas levadas a cabo em 10 escolas do Alentejo (avaliadas externamente em 2006/07) e dos Relatórios da AEE, à luz de bibliografia de referência e legislação vigente. Os principais resultados evidenciam que, em geral, os Relatórios produzem impactos e efeitos maioritariamente positivos, sendo globalmente assumidos como um instrumento potenciador de autorregulação escolar e de aprendizagem e melhoria contínuas, abrangendo três grandes aspetos: 1) Conhecimento das alterações que surgiram nas escolas, em consequência do processo de Avaliação Externa (AE), no que concerne aos “Resultados” e à “Prestação do Serviço Educativo; 2) Identificação dos padrões de alteração registados nas unidades de gestão alvo de estudo, potenciadores da eficiência, eficácia e qualidade organizacionais; e 3) Explicação das divergências e/ou similitudes provocadas pelo impacto do processo da Avaliação Externa. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01T00:00:00Z 2014-01-24T12:15:57Z 2014-01-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/9983 http://hdl.handle.net/10174/9983 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/9983 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Silvestre, M. J. & Fialho, I. (2013, 21 a 22 de novembro). Efeitos da avaliação externa das escolas nos resultados escolares e na qualidade do serviço educativo prestado. Comunicação oral apresentada no Congresso Internacional Políticas Educativas, Eficácia e Melhoria das Escolas, realizado na Universidade de Évora, Évora Universidade de Évora sim nao nao DPE mariajosesg.silvestre@gmail.com ifialho@uevora.pt 229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136523774328832 |