Autoestima, autoconceito e estatuto social entre pares em alunos indisciplinados do 2º ciclo de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Câmara, Maria do Carmo Câmara Vasconcelos Infante da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/6823
Resumo: Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre, na especialidade de Psicologia Educacional.
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spelling Autoestima, autoconceito e estatuto social entre pares em alunos indisciplinados do 2º ciclo de escolaridadeAutoestimaAutoconceitoEstatuto socialIndisciplinaSelf-esteemSelf-conceptSocial statusIndisciplineDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre, na especialidade de Psicologia Educacional.O presente estudo pretende analisar a autoestima, o autoconceito e o estatuto social entre pares em alunos indisciplinados. Neste estudo participaram 114 alunos do 2º ciclo de duas escolas publicas, dos quais 65 frequentavam o 5º ano de escolaridade e 49 o 6º ano, sendo a média de idades de 11.3 anos. Os instrumentos utilizados para a recolha de dados foram o Questionário de Indisciplina construído a partir do estudo de Amado e Freire (2009), a Escala de Autoconceito e Autoestima para Crianças Pré-Adolescentes de Peixoto e colaboradores (2007) e a Tarefa Sociométrica, construída a partir do estudo de Coie, Dodge e Coppotelli (1982). Os resultados obtidos evidenciaram a existência de diferenças significativas nos níveis de autoestima e de autoconceito académico relativamente aos dois grupos de alunos diferenciados quanto à indisciplina. Quanto ao autoconceito não académico, não foram encontradas diferenças significativas entre os alunos mais indisciplinados e os alunos menos indisciplinados. No que respeita ao estatuto social entre pares (populares e rejeitados), foi possível verificar a existência de diferenças significativas nos dois grupos de indisciplina. Por último, verificamos ainda que o estatuto social entre pares introduz diferenças nos níveis de autoconceito académico, autoconceito não académico e na autoestima.!!! This study aims to analyse the self-esteem, the self-concept and the children sociometric status among peers in undisciplined students. The study involved 114 students from two public middle schools, where 65 belonged to the 5th year of schooling and 49 to the 6th year, with an the average age of 11.3. The instruments used for the data collection were the Indiscipline Questionnaire constructed from the study of Amado and Freire (2009), the Scale of Self-concept and Self-esteem for Pre-Adolescent Children of Peixoto and collaborators (2007) and the Sociometric Task, built from the study of Coie, Dodge and Coppotelli (1982). The obtained results highlighted the existence of significant discrepancies in the levels of self-esteem and academic self-concept regarding the two groups of indiscipline. With respect to non-academic self-concept, there were not found significant discrepancies between the more undisciplined students and the less undisciplined students. Concerning the sociometric status among peers (popular and rejected); it was possible to verify the existence of significant discrepancies in the two groups of indiscipline. Finally, we verified that social status introduces differences in levels of academic self-concept, non-academic self-concept and self-esteem.Peixoto, FranciscoRepositório do ISPACâmara, Maria do Carmo Câmara Vasconcelos Infante da2019-01-11T15:56:47Z2018-12-06T00:00:00Z2018-12-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/6823202102521porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:42:31Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/6823Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:24:39.761172Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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