A atuação do supervisor pedagógico na formação continuada do professor em serviço: um estudo de escolas no Estado da Paraíba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Maria Sileide
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/5782
Resumo: O presente trabalho se enquadra na temática concernente à formação de professores, especificamente à formação continuada do professor. Considerando a perspectiva científica do trabalho, foram analisados os dados coletados com o objetivo de compreender como o Supervisor Pedagógico – SP atua no processo de formação continuada de professores em serviço. Nesta dissertação, apresentamos o percurso histórico do SP, enfocando sua construção identitária, bem como os conceitos de formação docente existentes na literatura sobre o assunto. A pesquisa foi realizada com Supervisores Pedagógicos e Professores de algumas escolas públicas estaduais de João Pessoa-PB, Brasil. Para a coleta de dados, aplicamos questionário para os Professores e entrevistamos os Supervisores Pedagógicos. Para tabular e analisar os dados quantitativos, recorremos à escala de Likert, além do exame detido dos depoimentos. Com base nas análises dos dados, foi possível concluir que os colaboradores da pesquisa reconhecem que os SP efetuam ações que promovem a formação continuada dos professores em serviço; no entanto, admitem que essa atuação não é totalmente satisfatória, pois não atende às necessidades dos professores. Constatamos também que há resistências de professores à participação em atividades propostas pelos supervisores, bem como em ações de formação meramente formais e atreladas ao cumprimento de aspectos burocráticos da escola. Assim, percebemos que os professores ainda sentem falta de uma adequada formação continuada em serviço, envolvendo a atuação e a condução do SP nesse processo.
id RCAP_8875a747304c796e50380ac71e828a0c
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/5782
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A atuação do supervisor pedagógico na formação continuada do professor em serviço: um estudo de escolas no Estado da ParaíbaEDUCAÇÃOFORMAÇÃO DE PROFESSORESSUPERVISÃO PEDAGÓGICAFORMAÇÃO CONTÍNUABRASILPARAÍBAMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOEDUCATIONPEDAGOGICAL SUPERVISIONTEACHERS EDUCATIONCONTINUING EDUCATIONBRAZILPARAÍBAO presente trabalho se enquadra na temática concernente à formação de professores, especificamente à formação continuada do professor. Considerando a perspectiva científica do trabalho, foram analisados os dados coletados com o objetivo de compreender como o Supervisor Pedagógico – SP atua no processo de formação continuada de professores em serviço. Nesta dissertação, apresentamos o percurso histórico do SP, enfocando sua construção identitária, bem como os conceitos de formação docente existentes na literatura sobre o assunto. A pesquisa foi realizada com Supervisores Pedagógicos e Professores de algumas escolas públicas estaduais de João Pessoa-PB, Brasil. Para a coleta de dados, aplicamos questionário para os Professores e entrevistamos os Supervisores Pedagógicos. Para tabular e analisar os dados quantitativos, recorremos à escala de Likert, além do exame detido dos depoimentos. Com base nas análises dos dados, foi possível concluir que os colaboradores da pesquisa reconhecem que os SP efetuam ações que promovem a formação continuada dos professores em serviço; no entanto, admitem que essa atuação não é totalmente satisfatória, pois não atende às necessidades dos professores. Constatamos também que há resistências de professores à participação em atividades propostas pelos supervisores, bem como em ações de formação meramente formais e atreladas ao cumprimento de aspectos burocráticos da escola. Assim, percebemos que os professores ainda sentem falta de uma adequada formação continuada em serviço, envolvendo a atuação e a condução do SP nesse processo.This work fits the theme concerning the training of teachers, or more specifically, the continued training of teachers. Considering the scientific perspective of this work, the collected data were analysed in order to understand how Pedagogical Supervisor (PS) acts in the process of continued training of teachers in service. In this paper we present the history of the PS focusing on its identity constitution, as well as the concepts of teacher training presented in the literature about the subject. This research was conducted with Pedagogical Supervisors and teachers of some state public schools of João Pessoa – PB, Brazil. For data collection, we applied questionnaires for teachers and interviews for Pedagogical Supervisors. For quantitative data analysis we used the Likert scale, in addition to the interview analyses. Based on the analysis of the data, it was possible to conclude that the research staff recognized the PS as professionals who promote the continued training of teachers in service; however they admitted that the PS performance is not completely satisfactory since it does not attend to the teachers’ requirement. It was perceived that there is teachers’ resistance to take part in activities proposed by supervisors, as well as, in formal training actions linked to bureaucratic aspects of the school. In this way, we perceive that teachers are still lacking in an appropriate continued training in service involving the performance of PS in this process.2014-11-19T15:31:14Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/5782porMoreira, Maria Sileideinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:06:47Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/5782Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:14:18.625185Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A atuação do supervisor pedagógico na formação continuada do professor em serviço: um estudo de escolas no Estado da Paraíba
title A atuação do supervisor pedagógico na formação continuada do professor em serviço: um estudo de escolas no Estado da Paraíba
spellingShingle A atuação do supervisor pedagógico na formação continuada do professor em serviço: um estudo de escolas no Estado da Paraíba
Moreira, Maria Sileide
EDUCAÇÃO
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
SUPERVISÃO PEDAGÓGICA
FORMAÇÃO CONTÍNUA
BRASIL
PARAÍBA
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCATION
PEDAGOGICAL SUPERVISION
TEACHERS EDUCATION
CONTINUING EDUCATION
BRAZIL
PARAÍBA
title_short A atuação do supervisor pedagógico na formação continuada do professor em serviço: um estudo de escolas no Estado da Paraíba
title_full A atuação do supervisor pedagógico na formação continuada do professor em serviço: um estudo de escolas no Estado da Paraíba
title_fullStr A atuação do supervisor pedagógico na formação continuada do professor em serviço: um estudo de escolas no Estado da Paraíba
title_full_unstemmed A atuação do supervisor pedagógico na formação continuada do professor em serviço: um estudo de escolas no Estado da Paraíba
title_sort A atuação do supervisor pedagógico na formação continuada do professor em serviço: um estudo de escolas no Estado da Paraíba
author Moreira, Maria Sileide
author_facet Moreira, Maria Sileide
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Maria Sileide
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
SUPERVISÃO PEDAGÓGICA
FORMAÇÃO CONTÍNUA
BRASIL
PARAÍBA
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCATION
PEDAGOGICAL SUPERVISION
TEACHERS EDUCATION
CONTINUING EDUCATION
BRAZIL
PARAÍBA
topic EDUCAÇÃO
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
SUPERVISÃO PEDAGÓGICA
FORMAÇÃO CONTÍNUA
BRASIL
PARAÍBA
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCATION
PEDAGOGICAL SUPERVISION
TEACHERS EDUCATION
CONTINUING EDUCATION
BRAZIL
PARAÍBA
description O presente trabalho se enquadra na temática concernente à formação de professores, especificamente à formação continuada do professor. Considerando a perspectiva científica do trabalho, foram analisados os dados coletados com o objetivo de compreender como o Supervisor Pedagógico – SP atua no processo de formação continuada de professores em serviço. Nesta dissertação, apresentamos o percurso histórico do SP, enfocando sua construção identitária, bem como os conceitos de formação docente existentes na literatura sobre o assunto. A pesquisa foi realizada com Supervisores Pedagógicos e Professores de algumas escolas públicas estaduais de João Pessoa-PB, Brasil. Para a coleta de dados, aplicamos questionário para os Professores e entrevistamos os Supervisores Pedagógicos. Para tabular e analisar os dados quantitativos, recorremos à escala de Likert, além do exame detido dos depoimentos. Com base nas análises dos dados, foi possível concluir que os colaboradores da pesquisa reconhecem que os SP efetuam ações que promovem a formação continuada dos professores em serviço; no entanto, admitem que essa atuação não é totalmente satisfatória, pois não atende às necessidades dos professores. Constatamos também que há resistências de professores à participação em atividades propostas pelos supervisores, bem como em ações de formação meramente formais e atreladas ao cumprimento de aspectos burocráticos da escola. Assim, percebemos que os professores ainda sentem falta de uma adequada formação continuada em serviço, envolvendo a atuação e a condução do SP nesse processo.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-19T15:31:14Z
2014-01-01T00:00:00Z
2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/5782
url http://hdl.handle.net/10437/5782
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131240159248384