A atuação do supervisor pedagógico na formação continuada do professor em serviço: um estudo de escolas no Estado da Paraíba
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/5782 |
Resumo: | O presente trabalho se enquadra na temática concernente à formação de professores, especificamente à formação continuada do professor. Considerando a perspectiva científica do trabalho, foram analisados os dados coletados com o objetivo de compreender como o Supervisor Pedagógico – SP atua no processo de formação continuada de professores em serviço. Nesta dissertação, apresentamos o percurso histórico do SP, enfocando sua construção identitária, bem como os conceitos de formação docente existentes na literatura sobre o assunto. A pesquisa foi realizada com Supervisores Pedagógicos e Professores de algumas escolas públicas estaduais de João Pessoa-PB, Brasil. Para a coleta de dados, aplicamos questionário para os Professores e entrevistamos os Supervisores Pedagógicos. Para tabular e analisar os dados quantitativos, recorremos à escala de Likert, além do exame detido dos depoimentos. Com base nas análises dos dados, foi possível concluir que os colaboradores da pesquisa reconhecem que os SP efetuam ações que promovem a formação continuada dos professores em serviço; no entanto, admitem que essa atuação não é totalmente satisfatória, pois não atende às necessidades dos professores. Constatamos também que há resistências de professores à participação em atividades propostas pelos supervisores, bem como em ações de formação meramente formais e atreladas ao cumprimento de aspectos burocráticos da escola. Assim, percebemos que os professores ainda sentem falta de uma adequada formação continuada em serviço, envolvendo a atuação e a condução do SP nesse processo. |
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A atuação do supervisor pedagógico na formação continuada do professor em serviço: um estudo de escolas no Estado da ParaíbaEDUCAÇÃOFORMAÇÃO DE PROFESSORESSUPERVISÃO PEDAGÓGICAFORMAÇÃO CONTÍNUABRASILPARAÍBAMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOEDUCATIONPEDAGOGICAL SUPERVISIONTEACHERS EDUCATIONCONTINUING EDUCATIONBRAZILPARAÍBAO presente trabalho se enquadra na temática concernente à formação de professores, especificamente à formação continuada do professor. Considerando a perspectiva científica do trabalho, foram analisados os dados coletados com o objetivo de compreender como o Supervisor Pedagógico – SP atua no processo de formação continuada de professores em serviço. Nesta dissertação, apresentamos o percurso histórico do SP, enfocando sua construção identitária, bem como os conceitos de formação docente existentes na literatura sobre o assunto. A pesquisa foi realizada com Supervisores Pedagógicos e Professores de algumas escolas públicas estaduais de João Pessoa-PB, Brasil. Para a coleta de dados, aplicamos questionário para os Professores e entrevistamos os Supervisores Pedagógicos. Para tabular e analisar os dados quantitativos, recorremos à escala de Likert, além do exame detido dos depoimentos. Com base nas análises dos dados, foi possível concluir que os colaboradores da pesquisa reconhecem que os SP efetuam ações que promovem a formação continuada dos professores em serviço; no entanto, admitem que essa atuação não é totalmente satisfatória, pois não atende às necessidades dos professores. Constatamos também que há resistências de professores à participação em atividades propostas pelos supervisores, bem como em ações de formação meramente formais e atreladas ao cumprimento de aspectos burocráticos da escola. Assim, percebemos que os professores ainda sentem falta de uma adequada formação continuada em serviço, envolvendo a atuação e a condução do SP nesse processo.This work fits the theme concerning the training of teachers, or more specifically, the continued training of teachers. Considering the scientific perspective of this work, the collected data were analysed in order to understand how Pedagogical Supervisor (PS) acts in the process of continued training of teachers in service. In this paper we present the history of the PS focusing on its identity constitution, as well as the concepts of teacher training presented in the literature about the subject. This research was conducted with Pedagogical Supervisors and teachers of some state public schools of João Pessoa – PB, Brazil. For data collection, we applied questionnaires for teachers and interviews for Pedagogical Supervisors. For quantitative data analysis we used the Likert scale, in addition to the interview analyses. Based on the analysis of the data, it was possible to conclude that the research staff recognized the PS as professionals who promote the continued training of teachers in service; however they admitted that the PS performance is not completely satisfactory since it does not attend to the teachers’ requirement. It was perceived that there is teachers’ resistance to take part in activities proposed by supervisors, as well as, in formal training actions linked to bureaucratic aspects of the school. In this way, we perceive that teachers are still lacking in an appropriate continued training in service involving the performance of PS in this process.2014-11-19T15:31:14Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/5782porMoreira, Maria Sileideinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:06:47Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/5782Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:14:18.625185Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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