Aprendizagem e criatividade: intersecção entre duas matrizes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Guilherme Morais e Castro Venâncio de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/19351
Resumo: Este trabalho pretende, numa primeira parte, compreender o processo ensino-aprendizagem no curso profissional de instrumentista de jazz da Art´J, a partir de um estágio curricular. Na segunda parte, pretende compreender o conceito de criatividade através de uma extensa revisão bibliográfica e, em formato de reflexão crítica relacionar com os dados recolhidos na observação e participação no presente mestrado. Com este trabalho pretende-se perceber, por um lado, que práticas criativas existem neste curso profissional, através do confronto dos conceitos investigados, com a prática e observação realizadas no estágio. Por outro lado, de que forma a criatividade surge reflectida nos documentos das instituições reguladoras. E, ainda, se há um reflexo das práticas criativas através das temáticas das Provas de Aptidão Profissional dos alunos, em seis gerações deste curso. A investigação conclui que existem práticas criativas na natureza do jazz e que são potenciadas pelo seu processo ensino-aprendizagem. Verifica, também, que existe uma direccionalidade no seu ensino, condicionada pela lógica imitação-reprodução e, ainda, que existem conflitos entre as condições para a criatividade e a estrutura e desenho curricular da escola. E, por fim, que existe a possibilidade de a escola ser um espaço de ensino-aprendizagem mais criativo.
id RCAP_887d1d5b8c5f50551a221fe6a6b12cc1
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/19351
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aprendizagem e criatividade: intersecção entre duas matrizesEnsino-aprendizagemCriatividadeCurso profissional de instrumentista de jazzEnsino da músicaTeaching-learning processCreativityProfessional jazz instrumentalist courseMusic educationEste trabalho pretende, numa primeira parte, compreender o processo ensino-aprendizagem no curso profissional de instrumentista de jazz da Art´J, a partir de um estágio curricular. Na segunda parte, pretende compreender o conceito de criatividade através de uma extensa revisão bibliográfica e, em formato de reflexão crítica relacionar com os dados recolhidos na observação e participação no presente mestrado. Com este trabalho pretende-se perceber, por um lado, que práticas criativas existem neste curso profissional, através do confronto dos conceitos investigados, com a prática e observação realizadas no estágio. Por outro lado, de que forma a criatividade surge reflectida nos documentos das instituições reguladoras. E, ainda, se há um reflexo das práticas criativas através das temáticas das Provas de Aptidão Profissional dos alunos, em seis gerações deste curso. A investigação conclui que existem práticas criativas na natureza do jazz e que são potenciadas pelo seu processo ensino-aprendizagem. Verifica, também, que existe uma direccionalidade no seu ensino, condicionada pela lógica imitação-reprodução e, ainda, que existem conflitos entre as condições para a criatividade e a estrutura e desenho curricular da escola. E, por fim, que existe a possibilidade de a escola ser um espaço de ensino-aprendizagem mais criativo.This work intends, in a first part, to understand the teaching-learning process in Art´J's professional jazz instrumentalist course, from a curricular internship. In the second part, it intends to understand the concept of creativity through an extensive bibliographical review and, in a critical reflection format, relate it to the data collected in the observation and participation in this master's degree. With this work it is intended to understand, on the one hand, what creative practices exist in this professional course, through the confrontation of the investigated concepts, with the practice and observation carried out in the internship. On the other hand, how creativity is reflected in the documents of regulatory institutions. And, still, if there is a reflection of the creative practices through the themes of the Professional Aptitude Tests of the students, in six generations of this course. The investigation concludes that there are creative practices in the nature of jazz and that they are enhanced by its teaching-learning process. It also verifies that there is a directionality in its teaching, conditioned by the imitation-reproduction logic, and also that there are conflicts between the conditions for creativity and the structure and curriculum design of the school. And, finally, that there is the possibility of the school being a more creative teaching-learning space.Castro, Luís Carlos Pinto deMendes, CarlosFreitas, JoãoDias, RenatoRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMagalhães, Guilherme Morais e Castro Venâncio de2022-01-06T16:46:39Z2021-12-212021-12-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/19351TID:202837939porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:13:53Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/19351Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:39:27.424955Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem e criatividade: intersecção entre duas matrizes
title Aprendizagem e criatividade: intersecção entre duas matrizes
spellingShingle Aprendizagem e criatividade: intersecção entre duas matrizes
Magalhães, Guilherme Morais e Castro Venâncio de
Ensino-aprendizagem
Criatividade
Curso profissional de instrumentista de jazz
Ensino da música
Teaching-learning process
Creativity
Professional jazz instrumentalist course
Music education
title_short Aprendizagem e criatividade: intersecção entre duas matrizes
title_full Aprendizagem e criatividade: intersecção entre duas matrizes
title_fullStr Aprendizagem e criatividade: intersecção entre duas matrizes
title_full_unstemmed Aprendizagem e criatividade: intersecção entre duas matrizes
title_sort Aprendizagem e criatividade: intersecção entre duas matrizes
author Magalhães, Guilherme Morais e Castro Venâncio de
author_facet Magalhães, Guilherme Morais e Castro Venâncio de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Castro, Luís Carlos Pinto de
Mendes, Carlos
Freitas, João
Dias, Renato
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães, Guilherme Morais e Castro Venâncio de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino-aprendizagem
Criatividade
Curso profissional de instrumentista de jazz
Ensino da música
Teaching-learning process
Creativity
Professional jazz instrumentalist course
Music education
topic Ensino-aprendizagem
Criatividade
Curso profissional de instrumentista de jazz
Ensino da música
Teaching-learning process
Creativity
Professional jazz instrumentalist course
Music education
description Este trabalho pretende, numa primeira parte, compreender o processo ensino-aprendizagem no curso profissional de instrumentista de jazz da Art´J, a partir de um estágio curricular. Na segunda parte, pretende compreender o conceito de criatividade através de uma extensa revisão bibliográfica e, em formato de reflexão crítica relacionar com os dados recolhidos na observação e participação no presente mestrado. Com este trabalho pretende-se perceber, por um lado, que práticas criativas existem neste curso profissional, através do confronto dos conceitos investigados, com a prática e observação realizadas no estágio. Por outro lado, de que forma a criatividade surge reflectida nos documentos das instituições reguladoras. E, ainda, se há um reflexo das práticas criativas através das temáticas das Provas de Aptidão Profissional dos alunos, em seis gerações deste curso. A investigação conclui que existem práticas criativas na natureza do jazz e que são potenciadas pelo seu processo ensino-aprendizagem. Verifica, também, que existe uma direccionalidade no seu ensino, condicionada pela lógica imitação-reprodução e, ainda, que existem conflitos entre as condições para a criatividade e a estrutura e desenho curricular da escola. E, por fim, que existe a possibilidade de a escola ser um espaço de ensino-aprendizagem mais criativo.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-21
2021-12-21T00:00:00Z
2022-01-06T16:46:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/19351
TID:202837939
url http://hdl.handle.net/10400.22/19351
identifier_str_mv TID:202837939
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131483052441600