Intermezzo na melhoria : o papel das lideranças intermédias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bessa, Ana Rita Barreira Duarte
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/14708
Resumo: A presente dissertação situa-se na temática abrangente da melhoria das escolas enquanto organizações, concentrando-se na dimensão das estruturas intermédias de coordenação que são, na verdade, os braços que operam ou resistem à mudança no quotidiano. Começamos por percorrer o pensamento científico publicado, partindo do conceito de escola enquanto organização e prosseguindo até aos fatores que explicam algum grau de imobilismo que genericamente nelas se verifica. Particularizamos a situação em Portugal, procurando demonstrar que conceptualmente está definido um enquadramento de governança, e estão disponíveis mecanismos para um trabalho de melhoria, mas que esta não ocorre nos termos que se ambicionaria. Finalmente, focamos o olhar sobre o papel das lideranças intermédias, apresentando um estudo de caso desenvolvido com três escolas, no sentido de situar, capacitar e mobilizar, de um ponto de vista de gestão, dois perfis diferentes – Coordenadores de Departamento e Coordenadores de Diretores de Turma. A análise dos dados recolhidos evidencia a importância da formação destas lideranças com vista a um exercício profissional da sua função de gestão, dado o risco elevado de não compreensão do seu papel na escola, para além da atividade docente, e consequente resistência à mudança, bloqueando ou limitando a execução da melhoria – não por falta de vontade, mas por falta de capacitação.
id RCAP_88f5fe133e06d9ceafb6e88bb253c4aa
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/14708
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Intermezzo na melhoria : o papel das lideranças intermédiasMelhoria da escolaGestão da mudançaLideranças intermédiasAvaliação de escolasImprovementSchool assessmentChange managementSchool middle managementDomínio/Área Científica::HumanidadesA presente dissertação situa-se na temática abrangente da melhoria das escolas enquanto organizações, concentrando-se na dimensão das estruturas intermédias de coordenação que são, na verdade, os braços que operam ou resistem à mudança no quotidiano. Começamos por percorrer o pensamento científico publicado, partindo do conceito de escola enquanto organização e prosseguindo até aos fatores que explicam algum grau de imobilismo que genericamente nelas se verifica. Particularizamos a situação em Portugal, procurando demonstrar que conceptualmente está definido um enquadramento de governança, e estão disponíveis mecanismos para um trabalho de melhoria, mas que esta não ocorre nos termos que se ambicionaria. Finalmente, focamos o olhar sobre o papel das lideranças intermédias, apresentando um estudo de caso desenvolvido com três escolas, no sentido de situar, capacitar e mobilizar, de um ponto de vista de gestão, dois perfis diferentes – Coordenadores de Departamento e Coordenadores de Diretores de Turma. A análise dos dados recolhidos evidencia a importância da formação destas lideranças com vista a um exercício profissional da sua função de gestão, dado o risco elevado de não compreensão do seu papel na escola, para além da atividade docente, e consequente resistência à mudança, bloqueando ou limitando a execução da melhoria – não por falta de vontade, mas por falta de capacitação.The present dissertation is about school improvement, referring to schools as organizations, and focusing on the school middle management, as they are, in fact, the “harms” operating or resisting to change in the field, on a daily basis. We began with an overview of the published academic knowledge, starting from the concept of school as an organization and building on it and around it, up to the assessment of school stuckness and its underlying factors. We then detail the current situation in publicly run state schools in Portugal, demonstrating that, despite a suitable governance model and change inducing mechanism being in place, school improvement does not seem to be happening at the expected pace. Lastly, we focused on the middle management’s role, presenting a case-study that took place in three schools, aiming at positioning, empowering and mobilizing, from a management stand point, two different profiles: Department Coordinators and Head Class Coordinators. Evidence points to the importance of training these managers towards a more professional performance, as the risk of not capturing their roles beyond teaching – and not acting on it – leads to resisting change and improvement, not by lack of will, but by need of empowerment.Melo, Rodrigo Eiró de Queiroz eVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaBessa, Ana Rita Barreira Duarte2014-06-26T14:07:54Z2014-02-1420132014-02-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/14708TID:201292670porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-24T01:33:01Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/14708Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:11:48.306723Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Intermezzo na melhoria : o papel das lideranças intermédias
title Intermezzo na melhoria : o papel das lideranças intermédias
spellingShingle Intermezzo na melhoria : o papel das lideranças intermédias
Bessa, Ana Rita Barreira Duarte
Melhoria da escola
Gestão da mudança
Lideranças intermédias
Avaliação de escolas
Improvement
School assessment
Change management
School middle management
Domínio/Área Científica::Humanidades
title_short Intermezzo na melhoria : o papel das lideranças intermédias
title_full Intermezzo na melhoria : o papel das lideranças intermédias
title_fullStr Intermezzo na melhoria : o papel das lideranças intermédias
title_full_unstemmed Intermezzo na melhoria : o papel das lideranças intermédias
title_sort Intermezzo na melhoria : o papel das lideranças intermédias
author Bessa, Ana Rita Barreira Duarte
author_facet Bessa, Ana Rita Barreira Duarte
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Melo, Rodrigo Eiró de Queiroz e
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Bessa, Ana Rita Barreira Duarte
dc.subject.por.fl_str_mv Melhoria da escola
Gestão da mudança
Lideranças intermédias
Avaliação de escolas
Improvement
School assessment
Change management
School middle management
Domínio/Área Científica::Humanidades
topic Melhoria da escola
Gestão da mudança
Lideranças intermédias
Avaliação de escolas
Improvement
School assessment
Change management
School middle management
Domínio/Área Científica::Humanidades
description A presente dissertação situa-se na temática abrangente da melhoria das escolas enquanto organizações, concentrando-se na dimensão das estruturas intermédias de coordenação que são, na verdade, os braços que operam ou resistem à mudança no quotidiano. Começamos por percorrer o pensamento científico publicado, partindo do conceito de escola enquanto organização e prosseguindo até aos fatores que explicam algum grau de imobilismo que genericamente nelas se verifica. Particularizamos a situação em Portugal, procurando demonstrar que conceptualmente está definido um enquadramento de governança, e estão disponíveis mecanismos para um trabalho de melhoria, mas que esta não ocorre nos termos que se ambicionaria. Finalmente, focamos o olhar sobre o papel das lideranças intermédias, apresentando um estudo de caso desenvolvido com três escolas, no sentido de situar, capacitar e mobilizar, de um ponto de vista de gestão, dois perfis diferentes – Coordenadores de Departamento e Coordenadores de Diretores de Turma. A análise dos dados recolhidos evidencia a importância da formação destas lideranças com vista a um exercício profissional da sua função de gestão, dado o risco elevado de não compreensão do seu papel na escola, para além da atividade docente, e consequente resistência à mudança, bloqueando ou limitando a execução da melhoria – não por falta de vontade, mas por falta de capacitação.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2014-06-26T14:07:54Z
2014-02-14
2014-02-14T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/14708
TID:201292670
url http://hdl.handle.net/10400.14/14708
identifier_str_mv TID:201292670
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131795007995904