Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, André Rafael Gouveia
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/3862
Resumo: O presente relatório tem como objetivos descrever, fundamentar e refletir o Estágio Pedagógico (EP) concretizado no ano letivo 2019/2020 na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos, Dr. Eduardo Brazão de Castro. Ao longo do mesmo, são discutidas as tomadas de decisão e as opções metodológicas e didáticas concretizadas nas 4 grandes atividades definidas nas linhas programáticas das atividades e avaliação. A prática letiva decorreu numa turma do 8ºano, composta por 18 alunos. No ensino das atividades físicas e desportivas previstas no Programa Nacional da Educação Física (PNEF), procuramos que os alunos desempenham um papel ativo e central no processo pedagógico. Consequentemente, ao longo do processo ensino-aprendizagem, aplicamos estratégias didático-pedagógicas em conformidade com este quadro conceptual. A prática letiva abrangeu igualmente a observação e análise de outras intervenções pedagógicas. As atividades de intervenção na comunidade escolar (CE) emergiram da colaboração no planeamento, organização e dinamização das atividades delineadas pelo grupo disciplinar de Educação Física (EF) da escola. As atividades de integração no meio comportaram as atividades de caracterização da turma, uma etapa imprescindível na gestão do processo ensino-aprendizagem, possibilitando igualmente ao professor transmitir ao conselho de turma (CT), um conjunto de evidências sobre os alunos. Por sua vez, a atividade de extensão curricular emergiu do impacto do modelo de competência (MEC) na aprendizagem dos jogos desportivos coletivos de invasão (JDC-I), procurando envolver toda a comunidade educativa em torno do trabalho desenvolvido ao longo do 1º semestre de aulas, assim como, consciencializar para a importância dos hábitos de vida saudável, entre os quais, atividade física (AF) regular e alimentação saudável. Por fim, as atividades de natureza científico-pedagógica, incidiram sobre a investigação concretizada no nosso EP, na análise e validação de estratégias pedagógicas alternativas na aprendizagem dos JDC-I na EF, nomeadamente o modelo de competência.
id RCAP_894e8e9e6c5bd91ea683a4fbeb9c709e
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/3862
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de CastroEstágio pedagógicoEducação físicaAprendizagemModelo de competênciaEscola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de CastroPedagogical internshipPhysical educationLearning competence modelEnsino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório tem como objetivos descrever, fundamentar e refletir o Estágio Pedagógico (EP) concretizado no ano letivo 2019/2020 na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos, Dr. Eduardo Brazão de Castro. Ao longo do mesmo, são discutidas as tomadas de decisão e as opções metodológicas e didáticas concretizadas nas 4 grandes atividades definidas nas linhas programáticas das atividades e avaliação. A prática letiva decorreu numa turma do 8ºano, composta por 18 alunos. No ensino das atividades físicas e desportivas previstas no Programa Nacional da Educação Física (PNEF), procuramos que os alunos desempenham um papel ativo e central no processo pedagógico. Consequentemente, ao longo do processo ensino-aprendizagem, aplicamos estratégias didático-pedagógicas em conformidade com este quadro conceptual. A prática letiva abrangeu igualmente a observação e análise de outras intervenções pedagógicas. As atividades de intervenção na comunidade escolar (CE) emergiram da colaboração no planeamento, organização e dinamização das atividades delineadas pelo grupo disciplinar de Educação Física (EF) da escola. As atividades de integração no meio comportaram as atividades de caracterização da turma, uma etapa imprescindível na gestão do processo ensino-aprendizagem, possibilitando igualmente ao professor transmitir ao conselho de turma (CT), um conjunto de evidências sobre os alunos. Por sua vez, a atividade de extensão curricular emergiu do impacto do modelo de competência (MEC) na aprendizagem dos jogos desportivos coletivos de invasão (JDC-I), procurando envolver toda a comunidade educativa em torno do trabalho desenvolvido ao longo do 1º semestre de aulas, assim como, consciencializar para a importância dos hábitos de vida saudável, entre os quais, atividade física (AF) regular e alimentação saudável. Por fim, as atividades de natureza científico-pedagógica, incidiram sobre a investigação concretizada no nosso EP, na análise e validação de estratégias pedagógicas alternativas na aprendizagem dos JDC-I na EF, nomeadamente o modelo de competência.This report aims to describe, support and reflect on the Pedagogical Internship (PI) carried out in the 2019/2020 school year of the 2nd and 3rd Cycles at the Dr.Eduardo Brazão de Castro Basic School. Throughout it, decision-making and methodological and didactic options implemented in the 4 major activities defined in the programmatic lines of activities and evaluation are discussed. The teaching practice took place in an 8th grade class, composed of 18 students. In teaching physical and sporting activities provided for in the National Physical Education Program, we sought to ensure that students play an active and central role in the pedagogical process. Consequently, throughout the teaching-learning process, we apply didactic-pedagogical strategies in accordance with this conceptual framework. The teaching practice also covered the observation and analysis of other pedagogical interventions. The intervention activities in the school community (SC) emerged from the collaboration in the planning, organization and dynamization of the activities outlined by the school`s Physical Education (PE) disciplinary group. The integration activities in the environment included the activity of class characterization, an essential step in the management of the teaching-learning process, also enabling the teacher to transmit to the class council (CC) a set of evidence about the students. In turn, the curricular extension activity emerged from the impact of the competency model (MEC) on the learningof collective invasion sports games (JDC-I), seeking to involve th entire educational community around the work developed during the 1st semester of classes, as well as raising awareness of the importance of healthy living habits, including regular physical activity (PA) and healthy eating. Finally, the activities of a scientific-pedagogical nature focused on the research carried out in our EP, on the analysis and validation of alternative pedagogical strategies in the learning of the JDC-I in PE, namely the competence model.Gouveia, Élvio Rúbio QuintalDigitUMaAndrade, André Rafael Gouveia2021-11-29T09:00:47Z2021-09-09T00:00:00Z2021-09-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/3862202797880porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:56:58Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/3862Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:07:26.026344Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro
title Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro
spellingShingle Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro
Andrade, André Rafael Gouveia
Estágio pedagógico
Educação física
Aprendizagem
Modelo de competência
Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro
Pedagogical internship
Physical education
Learning competence model
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro
title_full Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro
title_fullStr Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro
title_full_unstemmed Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro
title_sort Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro
author Andrade, André Rafael Gouveia
author_facet Andrade, André Rafael Gouveia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gouveia, Élvio Rúbio Quintal
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, André Rafael Gouveia
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio pedagógico
Educação física
Aprendizagem
Modelo de competência
Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro
Pedagogical internship
Physical education
Learning competence model
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Estágio pedagógico
Educação física
Aprendizagem
Modelo de competência
Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro
Pedagogical internship
Physical education
Learning competence model
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório tem como objetivos descrever, fundamentar e refletir o Estágio Pedagógico (EP) concretizado no ano letivo 2019/2020 na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos, Dr. Eduardo Brazão de Castro. Ao longo do mesmo, são discutidas as tomadas de decisão e as opções metodológicas e didáticas concretizadas nas 4 grandes atividades definidas nas linhas programáticas das atividades e avaliação. A prática letiva decorreu numa turma do 8ºano, composta por 18 alunos. No ensino das atividades físicas e desportivas previstas no Programa Nacional da Educação Física (PNEF), procuramos que os alunos desempenham um papel ativo e central no processo pedagógico. Consequentemente, ao longo do processo ensino-aprendizagem, aplicamos estratégias didático-pedagógicas em conformidade com este quadro conceptual. A prática letiva abrangeu igualmente a observação e análise de outras intervenções pedagógicas. As atividades de intervenção na comunidade escolar (CE) emergiram da colaboração no planeamento, organização e dinamização das atividades delineadas pelo grupo disciplinar de Educação Física (EF) da escola. As atividades de integração no meio comportaram as atividades de caracterização da turma, uma etapa imprescindível na gestão do processo ensino-aprendizagem, possibilitando igualmente ao professor transmitir ao conselho de turma (CT), um conjunto de evidências sobre os alunos. Por sua vez, a atividade de extensão curricular emergiu do impacto do modelo de competência (MEC) na aprendizagem dos jogos desportivos coletivos de invasão (JDC-I), procurando envolver toda a comunidade educativa em torno do trabalho desenvolvido ao longo do 1º semestre de aulas, assim como, consciencializar para a importância dos hábitos de vida saudável, entre os quais, atividade física (AF) regular e alimentação saudável. Por fim, as atividades de natureza científico-pedagógica, incidiram sobre a investigação concretizada no nosso EP, na análise e validação de estratégias pedagógicas alternativas na aprendizagem dos JDC-I na EF, nomeadamente o modelo de competência.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-29T09:00:47Z
2021-09-09T00:00:00Z
2021-09-09T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/3862
202797880
url http://hdl.handle.net/10400.13/3862
identifier_str_mv 202797880
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129942960635904