REPERCUSSÕES DA PANDEMIA COVID-19 NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL: SCOPING REVIEW
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.36367/ntqr.18.2023.e906 |
Resumo: | Introdução/Enquadramento: A pandemia provocada pelo vírus SARS-COV-2, com início em 2020, originou inúmeros desafios na saúde da população mundial. Para a controlar, foi necessário implementar medidas de contenção, que alteraram drasticamente o quotidiano das crianças, como a privação da interação com os seus pares, da aprendizagem em regime presencial e do sentimento de segurança. E, de facto, é na interação entre as crianças e o ambiente que se processa o seu desenvolvimento harmonioso, e se esse ambiente é restringido pode conduzir a repercussões a nível relacional, emocional, físico, intelectual e outras. Questão de Investigação/Objetivos: Quais as repercussões da vivência da pandemia COVID-19 no desenvolvimento infantil? O objetivo é mapear e sistematizar essas repercussões na literatura científica relevante. Metodologia: Foi conduzida uma revisão scoping, de acordo com as orientações do Joanna Briggs Institute. 1) Pesquisa na MEDLINE e na CINAHL, seguida de uma análise das palavras do título, resumo e palavras indexadas; 2) Pesquisa das palavras-chave e os termos indexados em todas as bases de dados incluídas; 3) Pesquisa das referências bibliográficas de todos os artigos. Após o que se procedeu à organização e análise do corpus em revisão, para dar resposta à questão de investigação. Organização do artigo: Introdução, Metodologia, Resultados, Discussão, Considerações Finais. Considerações finais: Foram identificadas repercussões no desenvolvimento de competências relacionais, estratégias de coping e gestão das emoções. As organizações de saúde devem estar atentas e implementar planos de cuidados centrados na família e em parceria, envolvendo os profissionais da equipa multidisciplinar. Deverão ser conduzidos mais estudos que avaliem o impacto a longo prazo, no desenvolvimento infantil, bem como as intervenções adequadas para serem mobilizadas pelos profissionais de saúde. |
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REPERCUSSÕES DA PANDEMIA COVID-19 NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL: SCOPING REVIEWREPERCUSSIONS OF THE COVID-19 PANDEMIC ON CHILD DEVELOPMENT: SCOPING REVIEWDesenvolvimento infantilPandemiaCovid-19Promoção da SaúdeChild developmentPandemicsCovid-19Health promotionIntrodução/Enquadramento: A pandemia provocada pelo vírus SARS-COV-2, com início em 2020, originou inúmeros desafios na saúde da população mundial. Para a controlar, foi necessário implementar medidas de contenção, que alteraram drasticamente o quotidiano das crianças, como a privação da interação com os seus pares, da aprendizagem em regime presencial e do sentimento de segurança. E, de facto, é na interação entre as crianças e o ambiente que se processa o seu desenvolvimento harmonioso, e se esse ambiente é restringido pode conduzir a repercussões a nível relacional, emocional, físico, intelectual e outras. Questão de Investigação/Objetivos: Quais as repercussões da vivência da pandemia COVID-19 no desenvolvimento infantil? O objetivo é mapear e sistematizar essas repercussões na literatura científica relevante. Metodologia: Foi conduzida uma revisão scoping, de acordo com as orientações do Joanna Briggs Institute. 1) Pesquisa na MEDLINE e na CINAHL, seguida de uma análise das palavras do título, resumo e palavras indexadas; 2) Pesquisa das palavras-chave e os termos indexados em todas as bases de dados incluídas; 3) Pesquisa das referências bibliográficas de todos os artigos. Após o que se procedeu à organização e análise do corpus em revisão, para dar resposta à questão de investigação. Organização do artigo: Introdução, Metodologia, Resultados, Discussão, Considerações Finais. Considerações finais: Foram identificadas repercussões no desenvolvimento de competências relacionais, estratégias de coping e gestão das emoções. As organizações de saúde devem estar atentas e implementar planos de cuidados centrados na família e em parceria, envolvendo os profissionais da equipa multidisciplinar. Deverão ser conduzidos mais estudos que avaliem o impacto a longo prazo, no desenvolvimento infantil, bem como as intervenções adequadas para serem mobilizadas pelos profissionais de saúde.Framework: The pandemic caused by the SARS-COV-2 virus, which began in 2020, caused numerous health challenges for the world population. To control it, it was necessary to implement containment measures, which drastically changed children's daily lives, such as depriving them of interaction with their peers, face-to-face learning and a feeling of security. And, in fact, it is in the interaction between children and the environment that their harmonious development takes place, and if that environment is restricted it can lead to repercussions at a relational, emotional, physical, intellectual and other level. Research Question/Goals: What are the repercussions of experiencing the COVID-19 pandemic on child development? The objective is to map and systematize these repercussions in relevant scientific literature. Methods A scoping review was conducted in accordance with guidance from the Joanna Briggs Institute. 1) Search in MEDLINE and CINAHL, followed by an analysis of the words in the title, abstract and indexed words; 2) Search for keywords and indexed terms in all included databases; 3) Search of bibliographic references of all articles. Afterwards, the corpus under review was organized and analyzed to answer the research question. Chapter organization: Introduction, Methodology, Results, Discussion, Final Considerations. Final considerations. Repercussions were identified on the development of relational skills and coping strategies, and emotion management. Health organizations must be attentive and implement family-centered and partnership-based care plans, involving professionals from the multidisciplinary team. More studies should be conducted to assess the long-term impact on child development, as well as appropriate interventions to be mobilized by health professionals.Ludomedia2023-10-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.36367/ntqr.18.2023.e906https://doi.org/10.36367/ntqr.18.2023.e906New Trends in Qualitative Research; Vol. 18 (2023): Qualitative Research in Healthcare; e906New Trends in Qualitative Research; Vol. 18 (2023): Investigación Cualitativa en Salud; e906New Trends in Qualitative Research; Vol. 18 (2023): Investigação Qualitativa em Saúde; e9062184-777010.36367/ntqr.18.2023reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/906https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/906/935Sandra DominguesAna Rita FigueiredoPaula Diogoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-22T07:02:12Zoai:ojs.publi.ludomedia.org:article/906Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:34:03.471028Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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