O português na China : alguns aspetos do seu ensino-aprendizagem e avaliação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/30367 |
Resumo: | Atualmente, no contexto das globalização e ascensão dos países de língua portuguesa, nomeadamente o Brasil, o português tem vindo a ser cada vez mais valorizado no palco internacional. Sendo igualmente um país emergente e apoiado no papel de Macau como ponte de ligação entre a China e os países lusófonos, a China tem estabelecido relações estreitas económicas e comerciais com a lusofonia. Como resultado desta situação, há cada vez mais instituições na China que oferecem cursos de português, treinam profissionais da língua e colocam-nos nas inúmeras vagas de emprego do mercado da língua portuguesa. No entanto, o número de pessoas especializadas em português na China não consegue satisfazer a crescente procura do mercado. Este trabalho pretende descrever a situação do ensino da língua portuguesa na China, tendo especial atenção à sua influência na sociedade chinesa, em particular, no âmbito académico e profissional. Através do estudo do seu crescimento, pretende-se fazer uma reflexão sobre a política linguística adotada pelas instituições que asseguram o ensino de PLE na China, bem como o papel importante da sua avaliação e certificação, tendo como horizonte o planeamento do futuro do ensino de PLE na China. |
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O português na China : alguns aspetos do seu ensino-aprendizagem e avaliaçãoLíngua portuguesa - Estudo e ensino - ChinaLíngua portuguesa - Estudo e ensino - Avaliação - ChinaPolítica linguística - ChinaTeses de mestrado - 2017Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasAtualmente, no contexto das globalização e ascensão dos países de língua portuguesa, nomeadamente o Brasil, o português tem vindo a ser cada vez mais valorizado no palco internacional. Sendo igualmente um país emergente e apoiado no papel de Macau como ponte de ligação entre a China e os países lusófonos, a China tem estabelecido relações estreitas económicas e comerciais com a lusofonia. Como resultado desta situação, há cada vez mais instituições na China que oferecem cursos de português, treinam profissionais da língua e colocam-nos nas inúmeras vagas de emprego do mercado da língua portuguesa. No entanto, o número de pessoas especializadas em português na China não consegue satisfazer a crescente procura do mercado. Este trabalho pretende descrever a situação do ensino da língua portuguesa na China, tendo especial atenção à sua influência na sociedade chinesa, em particular, no âmbito académico e profissional. Através do estudo do seu crescimento, pretende-se fazer uma reflexão sobre a política linguística adotada pelas instituições que asseguram o ensino de PLE na China, bem como o papel importante da sua avaliação e certificação, tendo como horizonte o planeamento do futuro do ensino de PLE na China.Currently, in the context of the globalization and rise of the Portuguese-speaking countries, especially Brazil, Portuguese is becoming increasingly valued on the international stage. Also being an emerging country and under the role of Macao as a connecting bridge between China and Lusophone countries, China has established close economic and trade relations with the Portuguese-speaking countries. Because of this situation, there are more and more institutions in China that offer Portuguese courses, train language professionals and put them in the job vacancies of the Portuguese language market. Nevertheless, the number of people specialized in Portuguese in China can not meet the growing market demand. This dissertation intends to describe the situation of the teaching of PFL in China, with particular attention to its influence in chinese society, in particular on the academic and professional spheres. By means of the study on its growth, it is intended to reflect on the language policy adopted by the institutions that ensure the teaching of PFL in China, as well as its evaluation and certification, aiming the planning of the future of PFL in China.Gaspar, Catarina Isabel SousaRepositório da Universidade de LisboaYe, Xinlei2018-01-10T14:31:23Z2017-12-0420172017-12-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/30367TID:201783584porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:23:12Zoai:repositorio.ul.pt:10451/30367Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:46:08.267518Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Atualmente, no contexto das globalização e ascensão dos países de língua portuguesa, nomeadamente o Brasil, o português tem vindo a ser cada vez mais valorizado no palco internacional. Sendo igualmente um país emergente e apoiado no papel de Macau como ponte de ligação entre a China e os países lusófonos, a China tem estabelecido relações estreitas económicas e comerciais com a lusofonia. Como resultado desta situação, há cada vez mais instituições na China que oferecem cursos de português, treinam profissionais da língua e colocam-nos nas inúmeras vagas de emprego do mercado da língua portuguesa. No entanto, o número de pessoas especializadas em português na China não consegue satisfazer a crescente procura do mercado. Este trabalho pretende descrever a situação do ensino da língua portuguesa na China, tendo especial atenção à sua influência na sociedade chinesa, em particular, no âmbito académico e profissional. Através do estudo do seu crescimento, pretende-se fazer uma reflexão sobre a política linguística adotada pelas instituições que asseguram o ensino de PLE na China, bem como o papel importante da sua avaliação e certificação, tendo como horizonte o planeamento do futuro do ensino de PLE na China. |
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