Aprendizagem das ciências em contexto outdoor em Jardim de Infância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/16973 |
Resumo: | O presente Relatório Final emerge da unidade curricular da Prática de Ensino Supervisionado. A investigação realizada para a sua execução, foi efetuada em contexto de jardim de infância, com crianaçs da faixa etária dos 3, 4 e 5 anos, na EB1/JI de Santa Cruz. O tema incide sobre a aprendizagem das ciências em contexto outdoor, problema que emergiu do contexto de estágio, e que será o objeto de estudo do presente trabalho, que consiste na descoberta das potencialidades do ensino das ciências em contexto exterior no jardim de infância. A metodologia para realizar esta investigação foi de carater qualitativo, sendo que os instrumentos utilizados para a recolha de dados foram a observação, neste caso, as notas de cmpo e o registo fotográfico, e o inquérito aplicado aos pais/encarregados de educação. Para que as questões associadas ao problema identificado pudessem ser respondidas, foi necessário fazer uma pesquisa, foi também necessário refletir sobre os processos de aprendizagem efetuados com as crianças nas atividades propostas e proceder à análise de conteúdo das respostas aos inquéritos efetuados aos pais/encarregados de educação das crianças com quem estagiei. |
id |
RCAP_897100d238d7b24ce178001ea52d716b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/16973 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Aprendizagem das ciências em contexto outdoor em Jardim de InfânciaEducação Pré-EscolarJardim de InfânciaMetodologia QualitativaAprendizagem das CiênciasEspaço ExteriorDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente Relatório Final emerge da unidade curricular da Prática de Ensino Supervisionado. A investigação realizada para a sua execução, foi efetuada em contexto de jardim de infância, com crianaçs da faixa etária dos 3, 4 e 5 anos, na EB1/JI de Santa Cruz. O tema incide sobre a aprendizagem das ciências em contexto outdoor, problema que emergiu do contexto de estágio, e que será o objeto de estudo do presente trabalho, que consiste na descoberta das potencialidades do ensino das ciências em contexto exterior no jardim de infância. A metodologia para realizar esta investigação foi de carater qualitativo, sendo que os instrumentos utilizados para a recolha de dados foram a observação, neste caso, as notas de cmpo e o registo fotográfico, e o inquérito aplicado aos pais/encarregados de educação. Para que as questões associadas ao problema identificado pudessem ser respondidas, foi necessário fazer uma pesquisa, foi também necessário refletir sobre os processos de aprendizagem efetuados com as crianças nas atividades propostas e proceder à análise de conteúdo das respostas aos inquéritos efetuados aos pais/encarregados de educação das crianças com quem estagiei.Malhão, VeraRepositório ComumMarques, Vânia2016-12-20T16:53:57Z2014-04-242014-04-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/16973TID:201453614porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T07:31:33Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/16973Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:36:27.064128Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem das ciências em contexto outdoor em Jardim de Infância |
title |
Aprendizagem das ciências em contexto outdoor em Jardim de Infância |
spellingShingle |
Aprendizagem das ciências em contexto outdoor em Jardim de Infância Marques, Vânia Educação Pré-Escolar Jardim de Infância Metodologia Qualitativa Aprendizagem das Ciências Espaço Exterior Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Aprendizagem das ciências em contexto outdoor em Jardim de Infância |
title_full |
Aprendizagem das ciências em contexto outdoor em Jardim de Infância |
title_fullStr |
Aprendizagem das ciências em contexto outdoor em Jardim de Infância |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem das ciências em contexto outdoor em Jardim de Infância |
title_sort |
Aprendizagem das ciências em contexto outdoor em Jardim de Infância |
author |
Marques, Vânia |
author_facet |
Marques, Vânia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Malhão, Vera Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Vânia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pré-Escolar Jardim de Infância Metodologia Qualitativa Aprendizagem das Ciências Espaço Exterior Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação Pré-Escolar Jardim de Infância Metodologia Qualitativa Aprendizagem das Ciências Espaço Exterior Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente Relatório Final emerge da unidade curricular da Prática de Ensino Supervisionado. A investigação realizada para a sua execução, foi efetuada em contexto de jardim de infância, com crianaçs da faixa etária dos 3, 4 e 5 anos, na EB1/JI de Santa Cruz. O tema incide sobre a aprendizagem das ciências em contexto outdoor, problema que emergiu do contexto de estágio, e que será o objeto de estudo do presente trabalho, que consiste na descoberta das potencialidades do ensino das ciências em contexto exterior no jardim de infância. A metodologia para realizar esta investigação foi de carater qualitativo, sendo que os instrumentos utilizados para a recolha de dados foram a observação, neste caso, as notas de cmpo e o registo fotográfico, e o inquérito aplicado aos pais/encarregados de educação. Para que as questões associadas ao problema identificado pudessem ser respondidas, foi necessário fazer uma pesquisa, foi também necessário refletir sobre os processos de aprendizagem efetuados com as crianças nas atividades propostas e proceder à análise de conteúdo das respostas aos inquéritos efetuados aos pais/encarregados de educação das crianças com quem estagiei. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-04-24 2014-04-24T00:00:00Z 2016-12-20T16:53:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/16973 TID:201453614 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/16973 |
identifier_str_mv |
TID:201453614 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817553082727268352 |