Aprendizagem das ciências em contexto outdoor em Jardim de Infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Vânia
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/16973
Resumo: O presente Relatório Final emerge da unidade curricular da Prática de Ensino Supervisionado. A investigação realizada para a sua execução, foi efetuada em contexto de jardim de infância, com crianaçs da faixa etária dos 3, 4 e 5 anos, na EB1/JI de Santa Cruz. O tema incide sobre a aprendizagem das ciências em contexto outdoor, problema que emergiu do contexto de estágio, e que será o objeto de estudo do presente trabalho, que consiste na descoberta das potencialidades do ensino das ciências em contexto exterior no jardim de infância. A metodologia para realizar esta investigação foi de carater qualitativo, sendo que os instrumentos utilizados para a recolha de dados foram a observação, neste caso, as notas de cmpo e o registo fotográfico, e o inquérito aplicado aos pais/encarregados de educação. Para que as questões associadas ao problema identificado pudessem ser respondidas, foi necessário fazer uma pesquisa, foi também necessário refletir sobre os processos de aprendizagem efetuados com as crianças nas atividades propostas e proceder à análise de conteúdo das respostas aos inquéritos efetuados aos pais/encarregados de educação das crianças com quem estagiei.
id RCAP_897100d238d7b24ce178001ea52d716b
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/16973
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aprendizagem das ciências em contexto outdoor em Jardim de InfânciaEducação Pré-EscolarJardim de InfânciaMetodologia QualitativaAprendizagem das CiênciasEspaço ExteriorDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente Relatório Final emerge da unidade curricular da Prática de Ensino Supervisionado. A investigação realizada para a sua execução, foi efetuada em contexto de jardim de infância, com crianaçs da faixa etária dos 3, 4 e 5 anos, na EB1/JI de Santa Cruz. O tema incide sobre a aprendizagem das ciências em contexto outdoor, problema que emergiu do contexto de estágio, e que será o objeto de estudo do presente trabalho, que consiste na descoberta das potencialidades do ensino das ciências em contexto exterior no jardim de infância. A metodologia para realizar esta investigação foi de carater qualitativo, sendo que os instrumentos utilizados para a recolha de dados foram a observação, neste caso, as notas de cmpo e o registo fotográfico, e o inquérito aplicado aos pais/encarregados de educação. Para que as questões associadas ao problema identificado pudessem ser respondidas, foi necessário fazer uma pesquisa, foi também necessário refletir sobre os processos de aprendizagem efetuados com as crianças nas atividades propostas e proceder à análise de conteúdo das respostas aos inquéritos efetuados aos pais/encarregados de educação das crianças com quem estagiei.Malhão, VeraRepositório ComumMarques, Vânia2016-12-20T16:53:57Z2014-04-242014-04-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/16973TID:201453614porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T07:31:33Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/16973Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:36:27.064128Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem das ciências em contexto outdoor em Jardim de Infância
title Aprendizagem das ciências em contexto outdoor em Jardim de Infância
spellingShingle Aprendizagem das ciências em contexto outdoor em Jardim de Infância
Marques, Vânia
Educação Pré-Escolar
Jardim de Infância
Metodologia Qualitativa
Aprendizagem das Ciências
Espaço Exterior
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Aprendizagem das ciências em contexto outdoor em Jardim de Infância
title_full Aprendizagem das ciências em contexto outdoor em Jardim de Infância
title_fullStr Aprendizagem das ciências em contexto outdoor em Jardim de Infância
title_full_unstemmed Aprendizagem das ciências em contexto outdoor em Jardim de Infância
title_sort Aprendizagem das ciências em contexto outdoor em Jardim de Infância
author Marques, Vânia
author_facet Marques, Vânia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Malhão, Vera
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Vânia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-Escolar
Jardim de Infância
Metodologia Qualitativa
Aprendizagem das Ciências
Espaço Exterior
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação Pré-Escolar
Jardim de Infância
Metodologia Qualitativa
Aprendizagem das Ciências
Espaço Exterior
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente Relatório Final emerge da unidade curricular da Prática de Ensino Supervisionado. A investigação realizada para a sua execução, foi efetuada em contexto de jardim de infância, com crianaçs da faixa etária dos 3, 4 e 5 anos, na EB1/JI de Santa Cruz. O tema incide sobre a aprendizagem das ciências em contexto outdoor, problema que emergiu do contexto de estágio, e que será o objeto de estudo do presente trabalho, que consiste na descoberta das potencialidades do ensino das ciências em contexto exterior no jardim de infância. A metodologia para realizar esta investigação foi de carater qualitativo, sendo que os instrumentos utilizados para a recolha de dados foram a observação, neste caso, as notas de cmpo e o registo fotográfico, e o inquérito aplicado aos pais/encarregados de educação. Para que as questões associadas ao problema identificado pudessem ser respondidas, foi necessário fazer uma pesquisa, foi também necessário refletir sobre os processos de aprendizagem efetuados com as crianças nas atividades propostas e proceder à análise de conteúdo das respostas aos inquéritos efetuados aos pais/encarregados de educação das crianças com quem estagiei.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-04-24
2014-04-24T00:00:00Z
2016-12-20T16:53:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/16973
TID:201453614
url http://hdl.handle.net/10400.26/16973
identifier_str_mv TID:201453614
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817553082727268352