Comunidade de Aprendizagem Virtual Geradora de Desenvolvimento Profissional Docente: Desenho, Desenvolvimento, Implementação e Avaliação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Margarida Maria Cordeiro dos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/104257
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
id RCAP_897c09c5a70ca46dd3c36c98c3814880
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/104257
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Comunidade de Aprendizagem Virtual Geradora de Desenvolvimento Profissional Docente: Desenho, Desenvolvimento, Implementação e AvaliaçãoVirtual Learning Community Generator of Professional Instructor Development: Design, Development, Implementation and EvaluationComunidade de Aprendizagem OnlineDocentesModelo ADDIEModelo E-ModeratingOnline Learning CommunitieTeachersADDIE modelE-Moderating ModelCiências sociais::Ciências da educaçãoRelatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da EducaçãoO presente relatório de estágio tem como objetivo reportar todo o trabalho desenvolvido no âmbito do estágio curricular do Mestrado em Ciências da Educação da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, que decorreu no Departamento de Gestão Pedagógica integrado na entidade G.P.S. – Gestão de Participações Sociais, S.G.P.S., S.A. Num primeiro momento, e de acordo com as necessidades identificadas da instituição, verificou-se a elevada importância em construir uma Comunidade de Aprendizagem Online (Pallof & Pratt, 1999) que visasse a partilha documental, troca de estratégias educativas e de experiências entre os professores das diferentes escolas englobadas na entidade e, consequentemente, o desenvolvimento de diversas competências, como o trabalho em equipa, reflexão crítica, entre outros.Numa fase posterior, desenvolveram-se tarefas de planeamento, gestão, produção de recursos e avaliação na implementação da comunidade para os docentes. Assim, ao longo do presente relatório são apresentadas as fases para a realização desta Comunidade de Aprendizagem Online, bem como os modelos utilizados como suporte da construção do desenho. O modelo base para a Análise, Desenho, Desenvolvimento, Implementação e Avaliação da Comunidade de Aprendizagem Online foi o Modelo ADDIE (Aldoobie, 2015; Filatro, 2008). Quanto ao modelo base para a monitorização da comunidade, foi o Modelo E-Moderating (Salmon, 2011). A construção da Comunidade de Aprendizagem Online foi sustentada, teoricamente, numa Revisão Narrativa da Literatura em torno das três áreas essenciais neste projeto: (1) Comunidade de Aprendizagem Online; (2) Desenvolvimento Profissional Docente; (3) Educação a Distância. Estas três temáticas são fundamentais para o projeto de estágio devido ao público-alvo da comunidade e ao facto de esta ser implementada totalmente à distância. Com este trabalho pretendemos fornecer contributos para a construção de uma Comunidade de Aprendizagem Online administrada à distância e, como público alvo os professores, permitindo e contribuindo para o desenvolvimento profissional docente.This internship report aims to report all the work developed within the scope of the curricular internship of the Master in Education Sciences of the Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Coimbra, which took place in the Department of Pedagogical Management integrated in the entity G.P.S. – Gestão de Participações Sociais, S.G.P.S., S.A.At first, and according to the identified needs of the institution, there was a high importance in building an Online Learning Community (Pallof & Pratt, 1999) with the aim of document sharing, exchanging of educational strategies and experiences between teachers from the different schools included in the entity and, consequently, the development of different skills, such as teamwork, critical reflection, and many others.In a later stage, tasks about planning, management, production of resources and evaluation in the implementation of the community for the teachers were developed. Throughout this report, I am documenting the stages needed for the realisation of this Online Learning Community, as well as the models used to support the construction of the design. The base model used for the Analysis, Design, Development, Implementation and Evaluation of the Online Learning Community was the ADDIE Model (Aldoobie, 2015; Filatro, 2008). As for the base model for community monitoring, it was the E-Moderating Model (Salmon, 2011).The construction of the Online Learning Community was theoretically supported by a Narrative Literature Review around the three essential areas in this project: (1) Online Learning Community; (2) Teacher Professional Development; (3) Distance Education. These three themes are fundamental for the internship project due to the target audience of the community and the fact that it is implemented completely remotely. With this work, we intend to provide contributions to the construction of an Online Learning Community administered at a distance and, as a target audience, teachers, allowing and contributing to the professional development of teachers.2022-07-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/104257http://hdl.handle.net/10316/104257TID:203127862porSantos, Margarida Maria Cordeiro dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-21T21:43:32Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/104257Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:20:57.969305Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Comunidade de Aprendizagem Virtual Geradora de Desenvolvimento Profissional Docente: Desenho, Desenvolvimento, Implementação e Avaliação
Virtual Learning Community Generator of Professional Instructor Development: Design, Development, Implementation and Evaluation
title Comunidade de Aprendizagem Virtual Geradora de Desenvolvimento Profissional Docente: Desenho, Desenvolvimento, Implementação e Avaliação
spellingShingle Comunidade de Aprendizagem Virtual Geradora de Desenvolvimento Profissional Docente: Desenho, Desenvolvimento, Implementação e Avaliação
Santos, Margarida Maria Cordeiro dos
Comunidade de Aprendizagem Online
Docentes
Modelo ADDIE
Modelo E-Moderating
Online Learning Communitie
Teachers
ADDIE model
E-Moderating Model
Ciências sociais::Ciências da educação
title_short Comunidade de Aprendizagem Virtual Geradora de Desenvolvimento Profissional Docente: Desenho, Desenvolvimento, Implementação e Avaliação
title_full Comunidade de Aprendizagem Virtual Geradora de Desenvolvimento Profissional Docente: Desenho, Desenvolvimento, Implementação e Avaliação
title_fullStr Comunidade de Aprendizagem Virtual Geradora de Desenvolvimento Profissional Docente: Desenho, Desenvolvimento, Implementação e Avaliação
title_full_unstemmed Comunidade de Aprendizagem Virtual Geradora de Desenvolvimento Profissional Docente: Desenho, Desenvolvimento, Implementação e Avaliação
title_sort Comunidade de Aprendizagem Virtual Geradora de Desenvolvimento Profissional Docente: Desenho, Desenvolvimento, Implementação e Avaliação
author Santos, Margarida Maria Cordeiro dos
author_facet Santos, Margarida Maria Cordeiro dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Margarida Maria Cordeiro dos
dc.subject.por.fl_str_mv Comunidade de Aprendizagem Online
Docentes
Modelo ADDIE
Modelo E-Moderating
Online Learning Communitie
Teachers
ADDIE model
E-Moderating Model
Ciências sociais::Ciências da educação
topic Comunidade de Aprendizagem Online
Docentes
Modelo ADDIE
Modelo E-Moderating
Online Learning Communitie
Teachers
ADDIE model
E-Moderating Model
Ciências sociais::Ciências da educação
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/104257
http://hdl.handle.net/10316/104257
TID:203127862
url http://hdl.handle.net/10316/104257
identifier_str_mv TID:203127862
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134101239758848