O modelo ADDIE na construção colaborativa de disciplinas a distância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/34488 |
Resumo: | Este artigo apresenta um relato de experiência do curso de pós-graduação Lato Sensu em Informática na Educação ofertado no Instituto Federal do Espírito Santo, campus Serra, sobre a concepção, planejamento e gestão das disciplinas em cursos na modalidade a distância. A partir do modelo de Design Instrucional ADDIE são descritas todas as etapas: análise, projeto, desenvolvimento, implementação e avaliação alinhadas à proposta do curso. Discuti-se sobre a interação entre as equipes envolvidas e os resultados obtidos ao longo das ofertas das várias disciplinas do curso. Como elementos inovadores ao planejamento apresenta-se ênfase ao trabalho e a construção coletiva; formato de reuniões presenciais e/ou síncronas e formas de avaliação e trabalho em equipe. |
id |
UFRGS-7_af123d2ccfb8e289cc3c1c7b5ebe21b3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/34488 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository_id_str |
|
spelling |
O modelo ADDIE na construção colaborativa de disciplinas a distânciadesign instrucionalplanejamentomodelo ADDIE.Processo de Design InstrucionalEste artigo apresenta um relato de experiência do curso de pós-graduação Lato Sensu em Informática na Educação ofertado no Instituto Federal do Espírito Santo, campus Serra, sobre a concepção, planejamento e gestão das disciplinas em cursos na modalidade a distância. A partir do modelo de Design Instrucional ADDIE são descritas todas as etapas: análise, projeto, desenvolvimento, implementação e avaliação alinhadas à proposta do curso. Discuti-se sobre a interação entre as equipes envolvidas e os resultados obtidos ao longo das ofertas das várias disciplinas do curso. Como elementos inovadores ao planejamento apresenta-se ênfase ao trabalho e a construção coletiva; formato de reuniões presenciais e/ou síncronas e formas de avaliação e trabalho em equipe.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2014-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/3448810.22456/1982-1654.34488Computers in education: theory & practice; Vol. 17 No. 1 (2014): Assistive Technologies, Learning and Social InclusionInformática na educação: teoria & prática; v. 17 n. 1 (2014): Tecnologias Assistivas, Aprendizagem e Inclusão Social1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/34488/29975Gava, Tânia Barbosa SallesNobre, Isaura Alcina MartinsSondermann, Danielli Veiga Carneiroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-06-30T20:30:25Zoai:seer.ufrgs.br:article/34488Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2014-06-30T20:30:25Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O modelo ADDIE na construção colaborativa de disciplinas a distância |
title |
O modelo ADDIE na construção colaborativa de disciplinas a distância |
spellingShingle |
O modelo ADDIE na construção colaborativa de disciplinas a distância Gava, Tânia Barbosa Salles design instrucional planejamento modelo ADDIE. Processo de Design Instrucional |
title_short |
O modelo ADDIE na construção colaborativa de disciplinas a distância |
title_full |
O modelo ADDIE na construção colaborativa de disciplinas a distância |
title_fullStr |
O modelo ADDIE na construção colaborativa de disciplinas a distância |
title_full_unstemmed |
O modelo ADDIE na construção colaborativa de disciplinas a distância |
title_sort |
O modelo ADDIE na construção colaborativa de disciplinas a distância |
author |
Gava, Tânia Barbosa Salles |
author_facet |
Gava, Tânia Barbosa Salles Nobre, Isaura Alcina Martins Sondermann, Danielli Veiga Carneiro |
author_role |
author |
author2 |
Nobre, Isaura Alcina Martins Sondermann, Danielli Veiga Carneiro |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gava, Tânia Barbosa Salles Nobre, Isaura Alcina Martins Sondermann, Danielli Veiga Carneiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
design instrucional planejamento modelo ADDIE. Processo de Design Instrucional |
topic |
design instrucional planejamento modelo ADDIE. Processo de Design Instrucional |
description |
Este artigo apresenta um relato de experiência do curso de pós-graduação Lato Sensu em Informática na Educação ofertado no Instituto Federal do Espírito Santo, campus Serra, sobre a concepção, planejamento e gestão das disciplinas em cursos na modalidade a distância. A partir do modelo de Design Instrucional ADDIE são descritas todas as etapas: análise, projeto, desenvolvimento, implementação e avaliação alinhadas à proposta do curso. Discuti-se sobre a interação entre as equipes envolvidas e os resultados obtidos ao longo das ofertas das várias disciplinas do curso. Como elementos inovadores ao planejamento apresenta-se ênfase ao trabalho e a construção coletiva; formato de reuniões presenciais e/ou síncronas e formas de avaliação e trabalho em equipe. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/34488 10.22456/1982-1654.34488 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/34488 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.34488 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/34488/29975 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 17 No. 1 (2014): Assistive Technologies, Learning and Social Inclusion Informática na educação: teoria & prática; v. 17 n. 1 (2014): Tecnologias Assistivas, Aprendizagem e Inclusão Social 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1799766182711001088 |