O modelo ADDIE na construção colaborativa de disciplinas a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gava, Tânia Barbosa Salles
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Nobre, Isaura Alcina Martins, Sondermann, Danielli Veiga Carneiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/34488
Resumo: Este artigo apresenta um relato de experiência do curso de pós-graduação Lato Sensu em Informática na Educação ofertado no Instituto Federal do Espírito Santo, campus Serra, sobre a concepção, planejamento e gestão das disciplinas em cursos na modalidade a distância. A partir do modelo de Design Instrucional ADDIE são descritas todas as etapas: análise, projeto, desenvolvimento, implementação e avaliação alinhadas à proposta do curso. Discuti-se sobre a interação entre as equipes envolvidas e os resultados obtidos ao longo das ofertas das várias disciplinas do curso. Como elementos inovadores ao planejamento apresenta-se ênfase ao trabalho e a construção coletiva; formato de reuniões presenciais e/ou síncronas e formas de avaliação e trabalho em equipe.
id UFRGS-7_af123d2ccfb8e289cc3c1c7b5ebe21b3
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/34488
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling O modelo ADDIE na construção colaborativa de disciplinas a distânciadesign instrucionalplanejamentomodelo ADDIE.Processo de Design InstrucionalEste artigo apresenta um relato de experiência do curso de pós-graduação Lato Sensu em Informática na Educação ofertado no Instituto Federal do Espírito Santo, campus Serra, sobre a concepção, planejamento e gestão das disciplinas em cursos na modalidade a distância. A partir do modelo de Design Instrucional ADDIE são descritas todas as etapas: análise, projeto, desenvolvimento, implementação e avaliação alinhadas à proposta do curso. Discuti-se sobre a interação entre as equipes envolvidas e os resultados obtidos ao longo das ofertas das várias disciplinas do curso. Como elementos inovadores ao planejamento apresenta-se ênfase ao trabalho e a construção coletiva; formato de reuniões presenciais e/ou síncronas e formas de avaliação e trabalho em equipe.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2014-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/3448810.22456/1982-1654.34488Computers in education: theory & practice; Vol. 17 No. 1 (2014): Assistive Technologies, Learning and Social InclusionInformática na educação: teoria & prática; v. 17 n. 1 (2014): Tecnologias Assistivas, Aprendizagem e Inclusão Social1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/34488/29975Gava, Tânia Barbosa SallesNobre, Isaura Alcina MartinsSondermann, Danielli Veiga Carneiroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-06-30T20:30:25Zoai:seer.ufrgs.br:article/34488Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2014-06-30T20:30:25Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv O modelo ADDIE na construção colaborativa de disciplinas a distância
title O modelo ADDIE na construção colaborativa de disciplinas a distância
spellingShingle O modelo ADDIE na construção colaborativa de disciplinas a distância
Gava, Tânia Barbosa Salles
design instrucional
planejamento
modelo ADDIE.
Processo de Design Instrucional
title_short O modelo ADDIE na construção colaborativa de disciplinas a distância
title_full O modelo ADDIE na construção colaborativa de disciplinas a distância
title_fullStr O modelo ADDIE na construção colaborativa de disciplinas a distância
title_full_unstemmed O modelo ADDIE na construção colaborativa de disciplinas a distância
title_sort O modelo ADDIE na construção colaborativa de disciplinas a distância
author Gava, Tânia Barbosa Salles
author_facet Gava, Tânia Barbosa Salles
Nobre, Isaura Alcina Martins
Sondermann, Danielli Veiga Carneiro
author_role author
author2 Nobre, Isaura Alcina Martins
Sondermann, Danielli Veiga Carneiro
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gava, Tânia Barbosa Salles
Nobre, Isaura Alcina Martins
Sondermann, Danielli Veiga Carneiro
dc.subject.por.fl_str_mv design instrucional
planejamento
modelo ADDIE.
Processo de Design Instrucional
topic design instrucional
planejamento
modelo ADDIE.
Processo de Design Instrucional
description Este artigo apresenta um relato de experiência do curso de pós-graduação Lato Sensu em Informática na Educação ofertado no Instituto Federal do Espírito Santo, campus Serra, sobre a concepção, planejamento e gestão das disciplinas em cursos na modalidade a distância. A partir do modelo de Design Instrucional ADDIE são descritas todas as etapas: análise, projeto, desenvolvimento, implementação e avaliação alinhadas à proposta do curso. Discuti-se sobre a interação entre as equipes envolvidas e os resultados obtidos ao longo das ofertas das várias disciplinas do curso. Como elementos inovadores ao planejamento apresenta-se ênfase ao trabalho e a construção coletiva; formato de reuniões presenciais e/ou síncronas e formas de avaliação e trabalho em equipe.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/34488
10.22456/1982-1654.34488
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/34488
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.34488
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/34488/29975
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 17 No. 1 (2014): Assistive Technologies, Learning and Social Inclusion
Informática na educação: teoria & prática; v. 17 n. 1 (2014): Tecnologias Assistivas, Aprendizagem e Inclusão Social
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1799766182711001088