A universidade brasileira num contexto globalizado de mercantilização do ensino superior : colleges vs. Vikings

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida Filho, Naomar
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/7395
Resumo: Este texto aborda dilemas políticos e institucionais que desafiam a universidade brasileira no contexto atual de crises, conflitos e acomodações nas sociedades contemporâneas. Inicialmente, apresenta-se uma releitura pessoal da história da instituição universitária no mundo ocidental e no Brasil, destacando modelos de arquitetura curricular que polarizam o cenário internacional. Em seguida, avalia-se o crescente interesse do capital financeiro em investir em fusões e aquisições de empresas educacionais como movimento para transformar o ensino superior em bens e serviços, nos termos de acordos internacionais de livre-comércio. Por último, analisam-se as perspectivas da universidade como instituição de conhecimento, num contexto de transformação da educação superior em espaço de negócios e mercado de valores e produtos simbólicos.
id RCAP_af6c8923ad35eac6d08d5ee57af3f067
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/7395
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A universidade brasileira num contexto globalizado de mercantilização do ensino superior : colleges vs. VikingsEDUCAÇÃOENSINO SUPERIORUNIVERSIDADESHISTÓRIA DA EDUCAÇÃOBRASILEDUCATIONHIGHER EDUCATIONUNIVERSITIESHISTORY OF EDUCATIONBRAZILEste texto aborda dilemas políticos e institucionais que desafiam a universidade brasileira no contexto atual de crises, conflitos e acomodações nas sociedades contemporâneas. Inicialmente, apresenta-se uma releitura pessoal da história da instituição universitária no mundo ocidental e no Brasil, destacando modelos de arquitetura curricular que polarizam o cenário internacional. Em seguida, avalia-se o crescente interesse do capital financeiro em investir em fusões e aquisições de empresas educacionais como movimento para transformar o ensino superior em bens e serviços, nos termos de acordos internacionais de livre-comércio. Por último, analisam-se as perspectivas da universidade como instituição de conhecimento, num contexto de transformação da educação superior em espaço de negócios e mercado de valores e produtos simbólicos.This paper is intended to discuss political and institutional dilemmas that challenge the Brazilian university in the current context of crisis, conflict and accommodation in contemporary societies. First, a personal reading of the history of the university in the world and in Brazil, highlighting curriculum models that polarize the international scene, is presented. Then, the growing interest of finance capital to invest in mergers and acquisitions of educational enterprises as a movement towards transforming higher education in goods and services, in accordance to international free trade agreements, is evaluated. Finally, the prospects of the university as an institution of knowledge in a context of transformation of higher education into a business space and market of values and symbolic products are analyzedCe texte traite des questions politiques et institutionnelles qui défient l’université brésilienne dans le contexte actuel de crise, de conflit et d’accommodation dans les sociétés contemporaines. Tout d’abord, on présente un récit personnel de l’histoire de l’université dans le monde occidental et au Brésil, soulignant des modèles de curriculum architectural qui polarisent la scène internationale. Ensuite, on évalue l›intérêt croissant du capital financier à investir dans les fusions et acquisitions d’entreprises éducatives dans un mouvement pour transformer l’enseignement supérieur en biens et services, conformément aux accords internationaux de libre-échange. Enfin, on fait des commentaires sur les perspectives de l’université en tant qu’institution de la connaissance dans un contexte de transformation de l’enseignement supérieur dans l’espace-business et marché des valeurs et produits symboliques.Este texto trata sobre los dilemas políticos e institucionales que desafían la universidad brasileña en el contexto actual de crisis, conflictos y acomodación en las sociedades contemporáneas. En primer lugar, se presenta un relato de la historia de la universidad en el mundo occidental y en Brasil, destacando modelos curriculares de arquitectura que polarizan el escenario internacional. En el seguimiento, se evalúa el creciente interés del capital financiero para invertir en fusiones y adquisiciones de empresas educacionales como movimiento para transformar la educación superior en bienes y servicios, de conformidad con los acuerdos internacionales de libre comercio. Finalmente, se comenta sobre las perspectivas de la universidad como una institución de conocimiento en un contexto de transformación de la educación superior en un espacio de negocios y mercado de valores y productos simbólicos.Edições Universitárias Lusófonas2016-10-24T10:02:48Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/7395por1646-401XAlmeida Filho, Naomarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T01:33:57Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/7395Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:59:32.726239Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A universidade brasileira num contexto globalizado de mercantilização do ensino superior : colleges vs. Vikings
title A universidade brasileira num contexto globalizado de mercantilização do ensino superior : colleges vs. Vikings
spellingShingle A universidade brasileira num contexto globalizado de mercantilização do ensino superior : colleges vs. Vikings
Almeida Filho, Naomar
EDUCAÇÃO
ENSINO SUPERIOR
UNIVERSIDADES
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
BRASIL
EDUCATION
HIGHER EDUCATION
UNIVERSITIES
HISTORY OF EDUCATION
BRAZIL
title_short A universidade brasileira num contexto globalizado de mercantilização do ensino superior : colleges vs. Vikings
title_full A universidade brasileira num contexto globalizado de mercantilização do ensino superior : colleges vs. Vikings
title_fullStr A universidade brasileira num contexto globalizado de mercantilização do ensino superior : colleges vs. Vikings
title_full_unstemmed A universidade brasileira num contexto globalizado de mercantilização do ensino superior : colleges vs. Vikings
title_sort A universidade brasileira num contexto globalizado de mercantilização do ensino superior : colleges vs. Vikings
author Almeida Filho, Naomar
author_facet Almeida Filho, Naomar
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida Filho, Naomar
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
ENSINO SUPERIOR
UNIVERSIDADES
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
BRASIL
EDUCATION
HIGHER EDUCATION
UNIVERSITIES
HISTORY OF EDUCATION
BRAZIL
topic EDUCAÇÃO
ENSINO SUPERIOR
UNIVERSIDADES
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
BRASIL
EDUCATION
HIGHER EDUCATION
UNIVERSITIES
HISTORY OF EDUCATION
BRAZIL
description Este texto aborda dilemas políticos e institucionais que desafiam a universidade brasileira no contexto atual de crises, conflitos e acomodações nas sociedades contemporâneas. Inicialmente, apresenta-se uma releitura pessoal da história da instituição universitária no mundo ocidental e no Brasil, destacando modelos de arquitetura curricular que polarizam o cenário internacional. Em seguida, avalia-se o crescente interesse do capital financeiro em investir em fusões e aquisições de empresas educacionais como movimento para transformar o ensino superior em bens e serviços, nos termos de acordos internacionais de livre-comércio. Por último, analisam-se as perspectivas da universidade como instituição de conhecimento, num contexto de transformação da educação superior em espaço de negócios e mercado de valores e produtos simbólicos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-24T10:02:48Z
2016-01-01T00:00:00Z
2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/7395
url http://hdl.handle.net/10437/7395
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-401X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137078941843456