“Some we love, some we hate, some we eat.” Desenvolver a consciencialização para o bem-estar animal em alunos do 5.º ano de escolaridade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/9689 |
Resumo: | Relatório Final apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico |
id |
RCAP_89e3554c99dc7cff48fa085881e84311 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9689 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
“Some we love, some we hate, some we eat.” Desenvolver a consciencialização para o bem-estar animal em alunos do 5.º ano de escolaridadeBem-estar animalConceções dos alunos2.º ciclo do ensino básicoPensamento criticoAnimal welfareStudent conceptions2nd cycle of basic educationCritical thinking activitiesRelatório Final apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino BásicoEste relatório desenvolve-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Na primeira parte, apresentam-se e comparam-se as práticas de ensino desenvolvidas no 1.º e 2.º do CEB, em turmas do 2.º e do 5.º ano de escolaridade. Na segunda parte apresenta-se o estudo “Qual a eficácia de um conjunto de recursos educativos relacionados com temas acerca do bem-estar animal em alunos do 5.º ano de escolaridade na sua consciencialização para este assunto?”, com a finalidade de desenvolver a sua consciência para vários temas relacionados com o bem-estar animal. Neste sentido estabeleceram-se como objetivos gerais: (i) identificar as conceções que os alunos possuem acerca de diversas situações que envolvam a relação entre o ser humano e os animais; (ii) desenvolver o pensamento crítico dos alunos acerca do bem-estar animal, através de atividades que possibilitam a discussão de diferentes situações envolvendo os animais e com relevância para a sociedade; e (iii) desenvolver a sua consciencialização acerca do bem-estar animal, através do reconhecimento de muitas das ações negativas que se exercem sobre os animais. Optou-se por uma metodologia de natureza mista e como técnica de recolha de dados o recurso ao inquérito por questionário com questões de natureza fechada e aberta. Os dados quantitativos foram tratados ao nível da estatística inferencial com recurso ao Statistical Package for the Social Sciences. Os dados qualitativos foram submetidos a análise de conteúdo e respetivamente categorizados. Os resultados do estudo indicam que as crianças foram capazes de identificar situações de injustiça, em defesa do bem-estar animal e argumentar contra as mesmas. Os recursos construídos não só foram eficazes para uma maior consciencialização acerca do bem-estar animal, nos temas pretendidos, como também promoveram o confronto de ideias entre os alunos, o que contribuiu para o desenvolvimento de capacidades de pensamento crítico.ABSTRACT This report was developed as part of the course of Supervised Teaching Practice II of the 2nd year of the MA in Teaching of 1st Cycle of Basic Education and Mathematics and Natural Sciences of 2nd Cycle of Basic Education. In the first part, we present and compare the teaching practices in the 1st and 2nd Cycle of Basic Education, in 2nd and 5th grade classes. In the second part, we present the study “How effective is a set of educational resources related to animal welfare issues in 5th grade students in their awareness of this matter?”, in order to develop their awareness of animal welfare. In this sense, the following objectives were established: (i) identity the conceptions students have about various situations involving the relationship between humans and animals; (ii) develop student’s critical thinking skills regarding animal welfare through activities that enable discussion of different situations involving animals and with relevance to society; and (iii) develop their awareness of animal welfare though the recognition of many of the negative actions towards animals. We chose a methodology of mixed nature and as technique of data collection the use of questionnaire survey with closed and open questions. Quantitative data were treated at the level of inferential statistics using the Statistical Package for the Social Sciences software. Qualitative data were submitted to content analysis and categorizes accordingly. The results of the study indicate that children were able to identify situations of injustice, in defense of animal welfare and to argue against them. Not only were the resources built to raise awareness of animal welfare, but also to promote the discussion of different ideas among students, which contributed to the development of critical thinking skills.Almeida, AntónioRCIPLGonçalves, Andreia de Oliveira2019-03-08T14:10:51Z2018-07-202018-07-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/9689TID:202055221porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:58:40Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9689Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:18:12.945149Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
“Some we love, some we hate, some we eat.” Desenvolver a consciencialização para o bem-estar animal em alunos do 5.º ano de escolaridade |
title |
“Some we love, some we hate, some we eat.” Desenvolver a consciencialização para o bem-estar animal em alunos do 5.º ano de escolaridade |
spellingShingle |
“Some we love, some we hate, some we eat.” Desenvolver a consciencialização para o bem-estar animal em alunos do 5.º ano de escolaridade Gonçalves, Andreia de Oliveira Bem-estar animal Conceções dos alunos 2.º ciclo do ensino básico Pensamento critico Animal welfare Student conceptions 2nd cycle of basic education Critical thinking activities |
title_short |
“Some we love, some we hate, some we eat.” Desenvolver a consciencialização para o bem-estar animal em alunos do 5.º ano de escolaridade |
title_full |
“Some we love, some we hate, some we eat.” Desenvolver a consciencialização para o bem-estar animal em alunos do 5.º ano de escolaridade |
title_fullStr |
“Some we love, some we hate, some we eat.” Desenvolver a consciencialização para o bem-estar animal em alunos do 5.º ano de escolaridade |
title_full_unstemmed |
“Some we love, some we hate, some we eat.” Desenvolver a consciencialização para o bem-estar animal em alunos do 5.º ano de escolaridade |
title_sort |
“Some we love, some we hate, some we eat.” Desenvolver a consciencialização para o bem-estar animal em alunos do 5.º ano de escolaridade |
author |
Gonçalves, Andreia de Oliveira |
author_facet |
Gonçalves, Andreia de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Almeida, António RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Andreia de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bem-estar animal Conceções dos alunos 2.º ciclo do ensino básico Pensamento critico Animal welfare Student conceptions 2nd cycle of basic education Critical thinking activities |
topic |
Bem-estar animal Conceções dos alunos 2.º ciclo do ensino básico Pensamento critico Animal welfare Student conceptions 2nd cycle of basic education Critical thinking activities |
description |
Relatório Final apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-20 2018-07-20T00:00:00Z 2019-03-08T14:10:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/9689 TID:202055221 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/9689 |
identifier_str_mv |
TID:202055221 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133445852495872 |