Educar jovens num clube amador de futebol
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/54717 |
Resumo: | Relatório de Estágio de Mestrado, Educação e Formação (Área de especialização em Desenvolvimento Social e Cultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020 |
id |
RCAP_8a38276443c424e6dce23aa8f6157b3d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/54717 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Educar jovens num clube amador de futebolEducação não formalDesenvolvimento socialFormação integralRelatórios de estágio de mestrado - 2020Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de Estágio de Mestrado, Educação e Formação (Área de especialização em Desenvolvimento Social e Cultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020Este relatório decorre do estágio curricular do Mestrado em Educação e Formação, na especialização em Desenvolvimento Social e Cultural, do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, realizado entre setembro de 2019 e junho de 2020, no clube de futebol BX Brussels, na cidade de Bruxelas. O trabalho teve como principais objetivos, a concepção, o desenvolvimento e o acompanhamento de atividades educativas. Neste sentido, centrou-se nos projetos já existentes, BX Perspective, BX School e BX Match, além da elaboração de uma nova estratégia para a instituição, no que se refere à visão do papel do clube na educação, através do desporto. Nas intervenções realizadas no âmbito do estágio adotou-se como perspectiva estruturadora a importância da formação integral dos jovens, decorrente das experiências de participação social, por meio da educação não formal. O período realizado numa organização desportiva, que orienta a sua intervenção para jovens da periferia urbana de Bruxelas, proporcionou-me o conhecimento da realidade deste público que busca a ascensão social através do futebol e o desenvolvimento de uma visão mais profunda da educação, enquanto estratégia para a promoção de uma formação integral, capaz de contribuir para o desenvolvimento de cidadãos que possam realizar seus anseios e participar ativamente na sociedade.Ce rapport est le résultat du stage du Master en Education et Formation, dans la spécialisation en Développement Social et Culturel, de l'Institut d'Education de l'Université de Lisbonne, qui s'est tenu entre septembre 2019 et juin 2020, au club de football BX Brussels, dans la ville de Bruxelles. L'objectif du stage était l'intégration dans l'institution, afin de promouvoir le soutien, le suivi, la conception et le développement d'activités éducatives. J'ai été principalement impliqué dans les projets BX Perspective, BX School et BX Match, en plus du développement d'une nouvelle stratégie pour l'institution, concernant la vision du rôle du club dans l'éducation par le sport. Dans les interventions réalisées dans le cadre du stage, l'importance de la formation intégrale des jeunes par le sport, résultant des expériences de participation sociale, par le biais de l'éducation non formelle, a été adoptée comme perspective structurante. Le stage effectué dans une organisation sportive, qui oriente son intervention vers les jeunes de la périphérie urbaine de Bruxelles, m'a permis de connaître la réalité des jeunes qui cherchent à s'élever socialement grâce au football et de développer une vision plus profonde de l'éducation, comme stratégie de promotion d'une éducation intégrale, capable de contribuer à la formation de citoyens, qui peuvent réaliser leurs désirs et participer activement à la société.Cavaco, Carmen, 1970-Repositório da Universidade de LisboaFilho, Carlos Eduardo Dunshee de Abranches Jardim2022-10-07T14:15:29Z20202020-11-172020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/54717TID:202970175porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:01:15Zoai:repositorio.ul.pt:10451/54717Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:05:29.067430Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educar jovens num clube amador de futebol |
title |
Educar jovens num clube amador de futebol |
spellingShingle |
Educar jovens num clube amador de futebol Filho, Carlos Eduardo Dunshee de Abranches Jardim Educação não formal Desenvolvimento social Formação integral Relatórios de estágio de mestrado - 2020 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Educar jovens num clube amador de futebol |
title_full |
Educar jovens num clube amador de futebol |
title_fullStr |
Educar jovens num clube amador de futebol |
title_full_unstemmed |
Educar jovens num clube amador de futebol |
title_sort |
Educar jovens num clube amador de futebol |
author |
Filho, Carlos Eduardo Dunshee de Abranches Jardim |
author_facet |
Filho, Carlos Eduardo Dunshee de Abranches Jardim |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cavaco, Carmen, 1970- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Filho, Carlos Eduardo Dunshee de Abranches Jardim |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação não formal Desenvolvimento social Formação integral Relatórios de estágio de mestrado - 2020 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação não formal Desenvolvimento social Formação integral Relatórios de estágio de mestrado - 2020 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório de Estágio de Mestrado, Educação e Formação (Área de especialização em Desenvolvimento Social e Cultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020 |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2020-11-17 2020-01-01T00:00:00Z 2022-10-07T14:15:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/54717 TID:202970175 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/54717 |
identifier_str_mv |
TID:202970175 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134606309457920 |