O papel da educação não formal e integral num lar de infância e juventude : os comportamentos de risco e a autonomia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/47210 |
Resumo: | Relatório de Estágio de Mestrado, Educação e Formação (Área de Especialidade em Desenvolvimento Social e Cultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020 |
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O papel da educação não formal e integral num lar de infância e juventude : os comportamentos de risco e a autonomiaEducação não formalEducação integralAutonomiaComportamentos de riscoAcolhimento institucionalRelatórios de estágio de mestrado - 2020Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de Estágio de Mestrado, Educação e Formação (Área de Especialidade em Desenvolvimento Social e Cultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020O presente trabalho é resultado da reflexão crítica à luz da educação não formal, informal e integral, dos 7 meses de estágios curricular num Lar de Infância e Juventude, desenvolvido no âmbito do mestrado em Educação e Formação, com especialização em Desenvolvimento Social e Cultural. O estágio desenvolveu-se num Lar de Infância e Juventude da grande Lisboa, que acolhe jovens do sexo feminino, dos 12 aos 18 anos de idade, priorizando o acolhimento de jovens mães e grávidas. Possibilita ainda o acolhimento de crianças de ambos os sexos, se filhos ou irmãos das jovens, sendo que os meninos só poderão ser acolhidos até aos 11 anos de idade. Esta instituição trabalha no sentido de proporcionar um ambiente estável e equilibrado, tão próximo quanto possível ao ambiente familiar. As necessidades das jovens e crianças são o foco e motor da ação, no sentido de valorização pessoal, social e profissional. A dinâmica do estágio consistiu da integração e apoio da equipa educativa e das educadoras sociais do lar. Durante este período houve o envolvimento nas demais dinâmicas e tarefas da instituição, sobretudo no que respeita à dinamização de jogos e acompanhamento a consultas. Numa perspetiva de Educação não formal, procurou-se trabalhar as questões da autoestima e desenvolvimento integral, baseados nas perspetivas de Freire e do pensamento de Anísio Teixeira quanto a estas duas temáticas. Esta postura e ação permitiu pôr em prática os conhecimentos teóricos adquiridos ao longo da formação superior. O estágio permitiu ainda o contacto com a realidade das instituições de acolhimento, mais precisamente os Lares de Infância e Juventude, bem como com a realidade profissional destes trabalhadores.This report as resulted from a critical thinking of the seven months of curricular internship in a childhood and youth house, laid in the thoughts of non-formal education. This project is developed under the Master Education and Training, specialized in Social and Cultural Development. The internship has been developed in a Childhood and Youth House in Lisbon, which receives young women, with ages between 12 and 18 years old, prioritizing mothers or pregnant women. Furthermore, this entity shelters children, regardless the gender, that are related to women accepted, until they turn 11 years old. This institution’s mission is to provide a stable and balanced environment, similar to a familiar environment. The focus is based on young’s needs, to fulfill their personal, social and professional appreciation. The internship dynamics consisted in supporting the education team and social educators at the child house. During the internship there was a greater involvement in other tasks of the organization, mainly the dynamization of games and the follow up of medical appointments. In a non-formal education perspective, aspects as self-esteem and integral development, as described by Freire and Anísio Teixeira, were targeted. The position allowed the appliance of theorical knowledge acquired throughout higher education. Beyond that, the internship allowed the experience of interacting with shelter institutions’ reality, as the work of the professionals who work in this context.Cavaco, Carmen, 1970-Carvalho, Carolina, 1960-Repositório da Universidade de LisboaBaptista, Bibiana Antunes2021-04-01T15:57:30Z20202019-10-142020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/47210TID:202668894porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:49:58Zoai:repositorio.ul.pt:10451/47210Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:59:17.635721Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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