Resolução e formulação de problemas em articulação com o desenvolvimento da escrita
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/30595 |
Resumo: | Este estudo abrange duas áreas em articulação, a resolução e formulação de problemas matemáticos e a expressão escrita de alunos do 3.º ano de escolaridade. A investigação realizada teve os seguintes objetivos: (i) compreender o modo como os alunos resolvem e formulam problemas e (ii) analisar os enunciados de problemas utilizados pelos alunos, tanto do ponto de vista matemático, como do ponto de vista da expressão escrita. Decorrentes destes objetivos, foram enunciadas as seguintes questões de investigação: (i) Quais as estratégias de resolução de problemas utilizadas pelos alunos? (ii) Quais as características de problemas formulados pelos alunos? (iii) De que forma as capacidades linguísticas podem ser potenciadas através da resolução e formulação de problemas? O quadro teórico aborda as temáticas fundamentais para a realização da investigação. Assim, a fundamentação apresenta e discute aspetos da didática da expressão escrita, a resolução e a formulação de problemas, bem como estratégias de integração da língua e da matemática. O estudo apresenta uma abordagem de caráter naturalista, numa perspetiva de investigação sobre a prática. Nele participaram vinte e seis alunos do 3.º ano de escolaridade, tendo sido escolhidos quatro alunos, organizados em dois pares, para a análise a das suas resoluções de problemas e da escrita das suas explicações e enunciados de problemas. As conclusões deste estudo evidenciam um maior desenvolvimento a nível de competências matemáticas dos alunos, visto que são progressivamente abandonadas estratégias mais elementares, como a estratégia aditiva, passando a ser usadas estratégias mais complexas, como a estratégia de multiplicação. Em relação a competências de expressão escrita, os alunos recorrem a estruturas linguísticas menos frequentes nas interações orais espontâneas, características de géneros escolares escritos, como, por exemplo, estruturas conclusivas e condicionais, típicas de sequências explicativas. |
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Resolução e formulação de problemas em articulação com o desenvolvimento da escritaResolução de problemasExpressão escritaFormulação de problemasProblem-solvingWriting skillsFormulation of problemsEste estudo abrange duas áreas em articulação, a resolução e formulação de problemas matemáticos e a expressão escrita de alunos do 3.º ano de escolaridade. A investigação realizada teve os seguintes objetivos: (i) compreender o modo como os alunos resolvem e formulam problemas e (ii) analisar os enunciados de problemas utilizados pelos alunos, tanto do ponto de vista matemático, como do ponto de vista da expressão escrita. Decorrentes destes objetivos, foram enunciadas as seguintes questões de investigação: (i) Quais as estratégias de resolução de problemas utilizadas pelos alunos? (ii) Quais as características de problemas formulados pelos alunos? (iii) De que forma as capacidades linguísticas podem ser potenciadas através da resolução e formulação de problemas? O quadro teórico aborda as temáticas fundamentais para a realização da investigação. Assim, a fundamentação apresenta e discute aspetos da didática da expressão escrita, a resolução e a formulação de problemas, bem como estratégias de integração da língua e da matemática. O estudo apresenta uma abordagem de caráter naturalista, numa perspetiva de investigação sobre a prática. Nele participaram vinte e seis alunos do 3.º ano de escolaridade, tendo sido escolhidos quatro alunos, organizados em dois pares, para a análise a das suas resoluções de problemas e da escrita das suas explicações e enunciados de problemas. As conclusões deste estudo evidenciam um maior desenvolvimento a nível de competências matemáticas dos alunos, visto que são progressivamente abandonadas estratégias mais elementares, como a estratégia aditiva, passando a ser usadas estratégias mais complexas, como a estratégia de multiplicação. Em relação a competências de expressão escrita, os alunos recorrem a estruturas linguísticas menos frequentes nas interações orais espontâneas, características de géneros escolares escritos, como, por exemplo, estruturas conclusivas e condicionais, típicas de sequências explicativas.This study covers two areas in articulation, the solving and formulation of mathematical problems and the written expression of students of the 3rd grade. The research carried out had the following objectives: (i) to understand the way students solve and formulate problems and (ii) to analyse the problem statements used by the students, both from the mathematical point of view and from the written expression point of view. As a result of these objectives, the following research questions were stated: (i) What problem-solving strategies do students use? (ii) What are the characteristics of problems formulated by students? (iii) How can language skills be enhanced through problem solving and formulation? The theoretical framework addresses the fundamental themes for the research. Therefore, the rationale presents and discusses aspects of written expression didactics, problem-solving and formulation, as well as strategies for integrating language and mathematics. The study presents a naturalistic approach from a research perspective on the practice. Twenty-six students from the 3rd grade participated in it, and four students were chosen, organized in two pairs, to analyse their problem solving and to write their explanations and problem statements. The conclusions of this study show a further development in students' mathematical skills, as more elementary strategies such as the additive strategy are progressively abandoned and more complex strategies such as the multiplication strategy are used. Regarding written expression skills, students use less frequent language structures in spontaneous oral interactions, characteristics of written school genres, such as conclusive and conditional structures typical of explanatory sequences.Costa, Ana LuísaMendes, FátimaRepositório ComumSoares, Inês Carrilho2019-12-18T14:37:39Z2019-122019-122019-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/30595TID:202366979porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:55:27Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/30595Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:11:08.495041Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Este estudo abrange duas áreas em articulação, a resolução e formulação de problemas matemáticos e a expressão escrita de alunos do 3.º ano de escolaridade. A investigação realizada teve os seguintes objetivos: (i) compreender o modo como os alunos resolvem e formulam problemas e (ii) analisar os enunciados de problemas utilizados pelos alunos, tanto do ponto de vista matemático, como do ponto de vista da expressão escrita. Decorrentes destes objetivos, foram enunciadas as seguintes questões de investigação: (i) Quais as estratégias de resolução de problemas utilizadas pelos alunos? (ii) Quais as características de problemas formulados pelos alunos? (iii) De que forma as capacidades linguísticas podem ser potenciadas através da resolução e formulação de problemas? O quadro teórico aborda as temáticas fundamentais para a realização da investigação. Assim, a fundamentação apresenta e discute aspetos da didática da expressão escrita, a resolução e a formulação de problemas, bem como estratégias de integração da língua e da matemática. O estudo apresenta uma abordagem de caráter naturalista, numa perspetiva de investigação sobre a prática. Nele participaram vinte e seis alunos do 3.º ano de escolaridade, tendo sido escolhidos quatro alunos, organizados em dois pares, para a análise a das suas resoluções de problemas e da escrita das suas explicações e enunciados de problemas. As conclusões deste estudo evidenciam um maior desenvolvimento a nível de competências matemáticas dos alunos, visto que são progressivamente abandonadas estratégias mais elementares, como a estratégia aditiva, passando a ser usadas estratégias mais complexas, como a estratégia de multiplicação. Em relação a competências de expressão escrita, os alunos recorrem a estruturas linguísticas menos frequentes nas interações orais espontâneas, características de géneros escolares escritos, como, por exemplo, estruturas conclusivas e condicionais, típicas de sequências explicativas. |
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