Formação de conjuntos em educação pré-escolar : uma primeira experiência, um ponto de partida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duque, Isabel
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Pinho, Luana, Carvalho, Patrícia, Coelho, Ana, Vale, Vera, M. L. Martins, Fernando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/46849
Resumo: As crianças devem ter oportunidade para desenvolver aprendizagens matemáticas, devendo a promoção desses momentos, na Educação Pré-Escolar (EPE), estar relacionada com o contexto e de acordo com os seus interesses. Sabemos que um dos objetivos da educação em Estatística, nesta etapa, está relacionado, ainda que de modo implícito, com a promoção da literacia estatística, que envolve a recolha e organização de dados (ME, 1997, 2010). Neste texto vamos apresentar a realização de uma experiência na qual a abordagem aos conteúdos da estatística foi feita por meio da metodologia de trabalho de projeto. Com base nos dados recolhidos durante a experiência pretendemos compreender as potencialidades de conciliar a metodologia de trabalho de projeto e os conhecimentos de um(a) educador(a) nas aprendizagens das crianças. Alguns resultados preliminares evidenciam que o contexto transdisciplinar associado aos conhecimentos estatísticos de um(a) educador(a) são determinantes para a promoção da literacia estatística e do raciocínio estatístico nas crianças.
id RCAP_8a4f0e14572b019f9340b935bacfee99
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/46849
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Formação de conjuntos em educação pré-escolar : uma primeira experiência, um ponto de partidaConhecimento estatístico para ensinarEducação Pré-EscolarMetodologia de trabalho de projetoformação de conjuntosStatistical Knowledge for teachingPreschool EducationMethodology of project workbuilding setsAs crianças devem ter oportunidade para desenvolver aprendizagens matemáticas, devendo a promoção desses momentos, na Educação Pré-Escolar (EPE), estar relacionada com o contexto e de acordo com os seus interesses. Sabemos que um dos objetivos da educação em Estatística, nesta etapa, está relacionado, ainda que de modo implícito, com a promoção da literacia estatística, que envolve a recolha e organização de dados (ME, 1997, 2010). Neste texto vamos apresentar a realização de uma experiência na qual a abordagem aos conteúdos da estatística foi feita por meio da metodologia de trabalho de projeto. Com base nos dados recolhidos durante a experiência pretendemos compreender as potencialidades de conciliar a metodologia de trabalho de projeto e os conhecimentos de um(a) educador(a) nas aprendizagens das crianças. Alguns resultados preliminares evidenciam que o contexto transdisciplinar associado aos conhecimentos estatísticos de um(a) educador(a) são determinantes para a promoção da literacia estatística e do raciocínio estatístico nas crianças.Instituto Politécnico de Coimbra, Escola Superior de Educação de CoimbraRepositório ComumDuque, IsabelPinho, LuanaCarvalho, PatríciaCoelho, AnaVale, VeraM. L. Martins, Fernando2023-09-28T14:51:59Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/46849porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-05T02:16:02Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/46849Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:33:19.666549Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Formação de conjuntos em educação pré-escolar : uma primeira experiência, um ponto de partida
title Formação de conjuntos em educação pré-escolar : uma primeira experiência, um ponto de partida
spellingShingle Formação de conjuntos em educação pré-escolar : uma primeira experiência, um ponto de partida
Duque, Isabel
Conhecimento estatístico para ensinar
Educação Pré-Escolar
Metodologia de trabalho de projeto
formação de conjuntos
Statistical Knowledge for teaching
Preschool Education
Methodology of project work
building sets
title_short Formação de conjuntos em educação pré-escolar : uma primeira experiência, um ponto de partida
title_full Formação de conjuntos em educação pré-escolar : uma primeira experiência, um ponto de partida
title_fullStr Formação de conjuntos em educação pré-escolar : uma primeira experiência, um ponto de partida
title_full_unstemmed Formação de conjuntos em educação pré-escolar : uma primeira experiência, um ponto de partida
title_sort Formação de conjuntos em educação pré-escolar : uma primeira experiência, um ponto de partida
author Duque, Isabel
author_facet Duque, Isabel
Pinho, Luana
Carvalho, Patrícia
Coelho, Ana
Vale, Vera
M. L. Martins, Fernando
author_role author
author2 Pinho, Luana
Carvalho, Patrícia
Coelho, Ana
Vale, Vera
M. L. Martins, Fernando
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Duque, Isabel
Pinho, Luana
Carvalho, Patrícia
Coelho, Ana
Vale, Vera
M. L. Martins, Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv Conhecimento estatístico para ensinar
Educação Pré-Escolar
Metodologia de trabalho de projeto
formação de conjuntos
Statistical Knowledge for teaching
Preschool Education
Methodology of project work
building sets
topic Conhecimento estatístico para ensinar
Educação Pré-Escolar
Metodologia de trabalho de projeto
formação de conjuntos
Statistical Knowledge for teaching
Preschool Education
Methodology of project work
building sets
description As crianças devem ter oportunidade para desenvolver aprendizagens matemáticas, devendo a promoção desses momentos, na Educação Pré-Escolar (EPE), estar relacionada com o contexto e de acordo com os seus interesses. Sabemos que um dos objetivos da educação em Estatística, nesta etapa, está relacionado, ainda que de modo implícito, com a promoção da literacia estatística, que envolve a recolha e organização de dados (ME, 1997, 2010). Neste texto vamos apresentar a realização de uma experiência na qual a abordagem aos conteúdos da estatística foi feita por meio da metodologia de trabalho de projeto. Com base nos dados recolhidos durante a experiência pretendemos compreender as potencialidades de conciliar a metodologia de trabalho de projeto e os conhecimentos de um(a) educador(a) nas aprendizagens das crianças. Alguns resultados preliminares evidenciam que o contexto transdisciplinar associado aos conhecimentos estatísticos de um(a) educador(a) são determinantes para a promoção da literacia estatística e do raciocínio estatístico nas crianças.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
2023-09-28T14:51:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/46849
url http://hdl.handle.net/10400.26/46849
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Coimbra, Escola Superior de Educação de Coimbra
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Coimbra, Escola Superior de Educação de Coimbra
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133598367875072