Formação de conjuntos em educação pré-escolar : uma primeira experiência, um ponto de partida
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/46849 |
Resumo: | As crianças devem ter oportunidade para desenvolver aprendizagens matemáticas, devendo a promoção desses momentos, na Educação Pré-Escolar (EPE), estar relacionada com o contexto e de acordo com os seus interesses. Sabemos que um dos objetivos da educação em Estatística, nesta etapa, está relacionado, ainda que de modo implícito, com a promoção da literacia estatística, que envolve a recolha e organização de dados (ME, 1997, 2010). Neste texto vamos apresentar a realização de uma experiência na qual a abordagem aos conteúdos da estatística foi feita por meio da metodologia de trabalho de projeto. Com base nos dados recolhidos durante a experiência pretendemos compreender as potencialidades de conciliar a metodologia de trabalho de projeto e os conhecimentos de um(a) educador(a) nas aprendizagens das crianças. Alguns resultados preliminares evidenciam que o contexto transdisciplinar associado aos conhecimentos estatísticos de um(a) educador(a) são determinantes para a promoção da literacia estatística e do raciocínio estatístico nas crianças. |
id |
RCAP_8a4f0e14572b019f9340b935bacfee99 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/46849 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Formação de conjuntos em educação pré-escolar : uma primeira experiência, um ponto de partidaConhecimento estatístico para ensinarEducação Pré-EscolarMetodologia de trabalho de projetoformação de conjuntosStatistical Knowledge for teachingPreschool EducationMethodology of project workbuilding setsAs crianças devem ter oportunidade para desenvolver aprendizagens matemáticas, devendo a promoção desses momentos, na Educação Pré-Escolar (EPE), estar relacionada com o contexto e de acordo com os seus interesses. Sabemos que um dos objetivos da educação em Estatística, nesta etapa, está relacionado, ainda que de modo implícito, com a promoção da literacia estatística, que envolve a recolha e organização de dados (ME, 1997, 2010). Neste texto vamos apresentar a realização de uma experiência na qual a abordagem aos conteúdos da estatística foi feita por meio da metodologia de trabalho de projeto. Com base nos dados recolhidos durante a experiência pretendemos compreender as potencialidades de conciliar a metodologia de trabalho de projeto e os conhecimentos de um(a) educador(a) nas aprendizagens das crianças. Alguns resultados preliminares evidenciam que o contexto transdisciplinar associado aos conhecimentos estatísticos de um(a) educador(a) são determinantes para a promoção da literacia estatística e do raciocínio estatístico nas crianças.Instituto Politécnico de Coimbra, Escola Superior de Educação de CoimbraRepositório ComumDuque, IsabelPinho, LuanaCarvalho, PatríciaCoelho, AnaVale, VeraM. L. Martins, Fernando2023-09-28T14:51:59Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/46849porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-05T02:16:02Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/46849Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:33:19.666549Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação de conjuntos em educação pré-escolar : uma primeira experiência, um ponto de partida |
title |
Formação de conjuntos em educação pré-escolar : uma primeira experiência, um ponto de partida |
spellingShingle |
Formação de conjuntos em educação pré-escolar : uma primeira experiência, um ponto de partida Duque, Isabel Conhecimento estatístico para ensinar Educação Pré-Escolar Metodologia de trabalho de projeto formação de conjuntos Statistical Knowledge for teaching Preschool Education Methodology of project work building sets |
title_short |
Formação de conjuntos em educação pré-escolar : uma primeira experiência, um ponto de partida |
title_full |
Formação de conjuntos em educação pré-escolar : uma primeira experiência, um ponto de partida |
title_fullStr |
Formação de conjuntos em educação pré-escolar : uma primeira experiência, um ponto de partida |
title_full_unstemmed |
Formação de conjuntos em educação pré-escolar : uma primeira experiência, um ponto de partida |
title_sort |
Formação de conjuntos em educação pré-escolar : uma primeira experiência, um ponto de partida |
author |
Duque, Isabel |
author_facet |
Duque, Isabel Pinho, Luana Carvalho, Patrícia Coelho, Ana Vale, Vera M. L. Martins, Fernando |
author_role |
author |
author2 |
Pinho, Luana Carvalho, Patrícia Coelho, Ana Vale, Vera M. L. Martins, Fernando |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Duque, Isabel Pinho, Luana Carvalho, Patrícia Coelho, Ana Vale, Vera M. L. Martins, Fernando |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conhecimento estatístico para ensinar Educação Pré-Escolar Metodologia de trabalho de projeto formação de conjuntos Statistical Knowledge for teaching Preschool Education Methodology of project work building sets |
topic |
Conhecimento estatístico para ensinar Educação Pré-Escolar Metodologia de trabalho de projeto formação de conjuntos Statistical Knowledge for teaching Preschool Education Methodology of project work building sets |
description |
As crianças devem ter oportunidade para desenvolver aprendizagens matemáticas, devendo a promoção desses momentos, na Educação Pré-Escolar (EPE), estar relacionada com o contexto e de acordo com os seus interesses. Sabemos que um dos objetivos da educação em Estatística, nesta etapa, está relacionado, ainda que de modo implícito, com a promoção da literacia estatística, que envolve a recolha e organização de dados (ME, 1997, 2010). Neste texto vamos apresentar a realização de uma experiência na qual a abordagem aos conteúdos da estatística foi feita por meio da metodologia de trabalho de projeto. Com base nos dados recolhidos durante a experiência pretendemos compreender as potencialidades de conciliar a metodologia de trabalho de projeto e os conhecimentos de um(a) educador(a) nas aprendizagens das crianças. Alguns resultados preliminares evidenciam que o contexto transdisciplinar associado aos conhecimentos estatísticos de um(a) educador(a) são determinantes para a promoção da literacia estatística e do raciocínio estatístico nas crianças. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2014-01-01T00:00:00Z 2023-09-28T14:51:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/46849 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/46849 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Coimbra, Escola Superior de Educação de Coimbra |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Coimbra, Escola Superior de Educação de Coimbra |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133598367875072 |