Praxe académica : meio de integração ou ações de humilhação?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.3/3717 |
Resumo: | Esta investigação incidiu sobre o modo como estudantes de uma instituição portuguesa de ensino superior percecionam a praxe académica e situações de bullying na praxe. Os dados foram recolhidos através da escala de “Avaliação das situações de Bullying nas Praxes do Ensino Superior”, organizada em três fatores: Relação Positiva com a Praxe, Relação Negativa com a Praxe e Dimensão Social (Matos, Jesus, Simões & Nave,2010). Participaram no estudo 247 estudantes de ambos os sexos, entre os 18 e os 43 anos, de diferentes anos, cursos e departamentos. Os resultados indicaram diferenças significativas a nível da Relação Positiva com a Praxe entre o género (masculino e o feminino; p=0.001 < α=0.05) e entre faixas etárias (“20 ou menos anos” e com “mais de 20 anos”; p=0.024 < α=0.05). Permitiram, também, observar diferenças significativas entre os anos dos cursos (1º, 2º ou 3º ano) a nível da Relação Positiva com a Praxe (p=0.04 < α=0.05) e da Dimensão Social (p=0.017 < α=0.05). Finalmente indicaram diferenças significativas entre os departamentos de pertença dos alunos no que concerne à Relação Positiva com a Praxe (p=0.02 < α=0.05) e à Relação Negativa com a Praxe (p=0.02 < α=0.05). As correlações obtidas entre os três apresentaram-se estatisticamente significativas, considerando nível de significância de 1% (respetivamente, p=0.02; p=0.00 e p=0.00). |
id |
RCAP_8ea402eb966e803d39e6a3f7e93eb5b8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uac.pt:10400.3/3717 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Praxe académica : meio de integração ou ações de humilhação?BullyingEnsino SuperiorPraxe AcadémicaHigher EducationHazing PraticesEsta investigação incidiu sobre o modo como estudantes de uma instituição portuguesa de ensino superior percecionam a praxe académica e situações de bullying na praxe. Os dados foram recolhidos através da escala de “Avaliação das situações de Bullying nas Praxes do Ensino Superior”, organizada em três fatores: Relação Positiva com a Praxe, Relação Negativa com a Praxe e Dimensão Social (Matos, Jesus, Simões & Nave,2010). Participaram no estudo 247 estudantes de ambos os sexos, entre os 18 e os 43 anos, de diferentes anos, cursos e departamentos. Os resultados indicaram diferenças significativas a nível da Relação Positiva com a Praxe entre o género (masculino e o feminino; p=0.001 < α=0.05) e entre faixas etárias (“20 ou menos anos” e com “mais de 20 anos”; p=0.024 < α=0.05). Permitiram, também, observar diferenças significativas entre os anos dos cursos (1º, 2º ou 3º ano) a nível da Relação Positiva com a Praxe (p=0.04 < α=0.05) e da Dimensão Social (p=0.017 < α=0.05). Finalmente indicaram diferenças significativas entre os departamentos de pertença dos alunos no que concerne à Relação Positiva com a Praxe (p=0.02 < α=0.05) e à Relação Negativa com a Praxe (p=0.02 < α=0.05). As correlações obtidas entre os três apresentaram-se estatisticamente significativas, considerando nível de significância de 1% (respetivamente, p=0.02; p=0.00 e p=0.00).ABSTRACT - This research focuses on how students from a Portuguese higher education institution perceive hazing practices and bullying situations in hazing practices. Data were collected through the scale “Avaliação das Situações de Bullying nas Praxes do Ensino Superior” (Evaluation of Situations of Bullying in Hazing Practices in Higher Education), organized in three dimensions: Positive Relation with the Hazing Practices; Negative Relation with the Hazing Practices and Social Dimension (Matos, Jesus, Simões & Nave, 2010). 247 students of both sexes, aged 18 to 43 years old and from different grade levels, courses and departments have taken part in this study. The results confirm significant differences in Positive Relation with the Hazing Practices between males and females (p=0.001< α=0.05) and among age groups (“20 years old or less” and “more than 20 years old”; p=0.024<α=0.05). Furthermore, they allow us to observe significant differences between the students’ grade levels (1st, 2nd or 3rd year) taking into account the Positive Relation with the Hazing Practices (p=0.04<α=0.05) and the Social Dimension (p=0.017<α=0.05). Besides, significant differences have been noted between the departments where students belong regarding Positive Relation with the Hazing Practices (p=0.02<α=0.05) and Negative Relation with the Hazing Practices (p=0.02<α=0.05). The correlations between the three subscales (Positive Relation with the Hazing Practices, Negative Relation with the Hazing Practices and Social Dimension) are statistically significant, taking in consideration the significance levels of 1% (respectively p=0.02; p=.00 and p=0.00).Escola Superior de Educação de PortalegreRepositório da Universidade dos AçoresCaldeira, Suzana NunesSilva, OsvaldoMendes, MariaBotelho, Susana P.2016-03-31T12:23:25Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/3717porCaldeira, S. N., Silva, O, Mendes, M., & Botelho, S. (2015). Praxe académica: meio de integração ou ações de humilhação? "Aprender", 36: 102-112.0871-1267info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:31:50Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/3717Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:26:16.885978Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Praxe académica : meio de integração ou ações de humilhação? |
title |
Praxe académica : meio de integração ou ações de humilhação? |
spellingShingle |
Praxe académica : meio de integração ou ações de humilhação? Caldeira, Suzana Nunes Bullying Ensino Superior Praxe Académica Higher Education Hazing Pratices |
title_short |
Praxe académica : meio de integração ou ações de humilhação? |
title_full |
Praxe académica : meio de integração ou ações de humilhação? |
title_fullStr |
Praxe académica : meio de integração ou ações de humilhação? |
title_full_unstemmed |
Praxe académica : meio de integração ou ações de humilhação? |
title_sort |
Praxe académica : meio de integração ou ações de humilhação? |
author |
Caldeira, Suzana Nunes |
author_facet |
Caldeira, Suzana Nunes Silva, Osvaldo Mendes, Maria Botelho, Susana P. |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Osvaldo Mendes, Maria Botelho, Susana P. |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade dos Açores |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Caldeira, Suzana Nunes Silva, Osvaldo Mendes, Maria Botelho, Susana P. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bullying Ensino Superior Praxe Académica Higher Education Hazing Pratices |
topic |
Bullying Ensino Superior Praxe Académica Higher Education Hazing Pratices |
description |
Esta investigação incidiu sobre o modo como estudantes de uma instituição portuguesa de ensino superior percecionam a praxe académica e situações de bullying na praxe. Os dados foram recolhidos através da escala de “Avaliação das situações de Bullying nas Praxes do Ensino Superior”, organizada em três fatores: Relação Positiva com a Praxe, Relação Negativa com a Praxe e Dimensão Social (Matos, Jesus, Simões & Nave,2010). Participaram no estudo 247 estudantes de ambos os sexos, entre os 18 e os 43 anos, de diferentes anos, cursos e departamentos. Os resultados indicaram diferenças significativas a nível da Relação Positiva com a Praxe entre o género (masculino e o feminino; p=0.001 < α=0.05) e entre faixas etárias (“20 ou menos anos” e com “mais de 20 anos”; p=0.024 < α=0.05). Permitiram, também, observar diferenças significativas entre os anos dos cursos (1º, 2º ou 3º ano) a nível da Relação Positiva com a Praxe (p=0.04 < α=0.05) e da Dimensão Social (p=0.017 < α=0.05). Finalmente indicaram diferenças significativas entre os departamentos de pertença dos alunos no que concerne à Relação Positiva com a Praxe (p=0.02 < α=0.05) e à Relação Negativa com a Praxe (p=0.02 < α=0.05). As correlações obtidas entre os três apresentaram-se estatisticamente significativas, considerando nível de significância de 1% (respetivamente, p=0.02; p=0.00 e p=0.00). |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2015-01-01T00:00:00Z 2016-03-31T12:23:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.3/3717 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.3/3717 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Caldeira, S. N., Silva, O, Mendes, M., & Botelho, S. (2015). Praxe académica: meio de integração ou ações de humilhação? "Aprender", 36: 102-112. 0871-1267 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação de Portalegre |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação de Portalegre |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817551461289033728 |