Assédio no ritual da praxe académica numa universidade pública portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira,Catarina Sales
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Villas-Boas,Susana, Heras,Soledad Las
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65292016000100003
Resumo: A praxe académica consiste num conjunto de práticas que visam a receção e integração dos novos e das novas estudantes. O presente estudo teve como objetivo servir de suporte empírico para um debate social e institucional sobre a praxe, com base numa abordagem analítica, apoiada no conceito de assédio moral. Para tal, aplicou-se uma adaptação do questionário de assédio moral Leymann Inventory of Psychological Terror (LIPT). Os resultados obtidos indicam que a esmagadora maioria dos e das participantes (92,8%) indicou ter sido exposta a alguma situação de assédio moral durante a praxe e que os comportamentos de assédio moral mais frequentes estão relacionados com a limitação da comunicação e o desprestígio das pessoas.
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