Identificação organizacional, satisfação organizacional e intenção de turnover : estudo com uma amostra do setor das telecomunicações
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/18253 |
Resumo: | Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia dos Recursos Humanos, do Trabalho e das Organizações), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2014 |
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Identificação organizacional, satisfação organizacional e intenção de turnover : estudo com uma amostra do setor das telecomunicaçõesIdentificação organizacionalTurnoverGestão de recursos humanosTeses de mestrado - 2014Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia dos Recursos Humanos, do Trabalho e das Organizações), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2014No cenário marcadamente competitivo, onde o capital humano cada vez mais se traduz na principal fonte de sucesso organizacional, torna-se imperativo o estudo de variáveis psicológicas que permitam compreender atitudes e comportamentos dos indivíduos em contexto organizacional. A presente investigação tem como principal objetivo estudar a influência, quer da Identificação Organizacional, quer da Satisfação Organizacional, na intenção voluntária de abandonar a organização (Intenção de Turnover), numa população pertencente a um dos programas de atração, desenvolvimento e retenção de jovens talentos de uma das principais empresas portuguesas do setor das telecomunicações. Visa-se contribuir para o entendimento das atitudes e comportamentos desta população, tendo em vista monitorizar e melhorar a gestão do programa em causa, evitando o risco de perda de potenciais talentos, e respetivo investimento nos mesmos. Para a recolha dos dados, aplicaram-se três instrumentos de medida (Escalas de Identificação Organizacional, de Satisfação Organizacional e de Intenção de Turnover) a uma amostra de 249 colaboradores que se encontravam a frequentar o programa. Os resultados revelaram uma relação direta e significativa entre Identificação Organizacional e Satisfação Organizacional, e uma relação inversa e significativa entre Identificação Organizacional e Intenção de Turnover, e Satisfação Organizacional e Intenção de Turnover. Verificou-se também que a variável Identificação Organizacional medeia parcialmente a relação entre a Satisfação Organizacional e Intenção de Turnover. Por fim, apresentam-se a discussão dos resultados, algumas limitações da investigação, bem como sugestões para futuros estudos.In the worldwide competition, the human capital is directly related with the success of any organization. So, it is imperative to study psychological variables that allow us to understand attitudes and behaviors of individuals inside organizations. The aim of this research is to study the influence of the Organizational Identification and the Organizational Satisfaction in the voluntary intention to leave the organization (Turnover Intention), in a population that belongs to one of the programs (attraction, development and retention) of young talents in one of the major Portuguese telecommunications companies. In order to monitor and improve the management of the Trainees Program, it also pretends to understand the knowledge of attitudes and behaviors of the young talents, avoiding the risk of losing potential talent and respective investment. Three measuring instruments were applied for data collection (Scales Organizational Identity, Organizational Satisfaction and Intent to Turnover) and 249 employees attending the program were the data sample. The results reveals a significant direct relation between Organizational Identification and Organizational Satisfaction, and a significant inverse relationship between Organizational Identification and Turnover Intention, and Organizational Satisfaction and Intent to Turnover. This research also finds out that the variable Organizational Identification mediates the relationship between Organizational Satisfaction and Intent to Turnover partially. At last, a discussion of the results and some limitations of this research are presented, as well as suggestions for future studies.Lima, Rosário, 1959-Repositório da Universidade de LisboaMendes, Ana Margarida Vieira2015-06-11T12:54:41Z20142014-10-232014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/18253TID:201030276porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:04:25Zoai:repositorio.ul.pt:10451/18253Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:37:52.133261Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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