Representações sociais: vozes de alunos do 10.º ano sobre a disciplina de Português e a sua aprendizagem
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/22168 |
Resumo: | O presente artigo pretende divulgar algumas conclusões de um projeto desenvolvido no âmbito da didática do Português, tendo como questões de investigação a avaliação que os alunos do 10.º ano do Ensino Secundário fazem das competências adquiridas na disciplina de Português; que representações têm desta disciplina; que relação estabelecem com a disciplina e como agem para proceder à sua aprendizagem, tendo em conta expetativas pessoais, académicas e profissionais. Para o efeito, desenvolveu‑se, no ano letivo de 2014-2015, um estudo de caso, de cariz qualitativo. Foi dada a voz, por meio de um inquérito por questionário e de produções escritas, a alunos de uma turma do curso científico‑humanístico, com idades compreendidas entre os 15 e os 17 anos, das variantes científico-tecnológica e línguas e humanidades de uma escola do distrito de Aveiro. A análise de dados, daí resultante, mostra que os inquiridos se relacionam com a disciplina numa perspetiva pragmática que acaba por condicionar a forma como gerem as suas aprendizagens. Fica, portanto, seriamente comprometida a relação destes alunos com a vertente estética e literária da disciplina, bem como a finalidade que a disciplina tem de promover o acesso a um capital cultural. Estes resultados são profícuos pelo contributo para o entendimento da forma como as representações dos alunos influenciam as suas aprendizagens, constituindo indicadores determinantes para ação pedagógica e didática do professor de Português. |
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Representações sociais: vozes de alunos do 10.º ano sobre a disciplina de Português e a sua aprendizagemRepresentações sociaisensino-aprendizagem da língua portuguesadisciplina de portuguêslíngua maternaensino secundárioO presente artigo pretende divulgar algumas conclusões de um projeto desenvolvido no âmbito da didática do Português, tendo como questões de investigação a avaliação que os alunos do 10.º ano do Ensino Secundário fazem das competências adquiridas na disciplina de Português; que representações têm desta disciplina; que relação estabelecem com a disciplina e como agem para proceder à sua aprendizagem, tendo em conta expetativas pessoais, académicas e profissionais. Para o efeito, desenvolveu‑se, no ano letivo de 2014-2015, um estudo de caso, de cariz qualitativo. Foi dada a voz, por meio de um inquérito por questionário e de produções escritas, a alunos de uma turma do curso científico‑humanístico, com idades compreendidas entre os 15 e os 17 anos, das variantes científico-tecnológica e línguas e humanidades de uma escola do distrito de Aveiro. A análise de dados, daí resultante, mostra que os inquiridos se relacionam com a disciplina numa perspetiva pragmática que acaba por condicionar a forma como gerem as suas aprendizagens. Fica, portanto, seriamente comprometida a relação destes alunos com a vertente estética e literária da disciplina, bem como a finalidade que a disciplina tem de promover o acesso a um capital cultural. Estes resultados são profícuos pelo contributo para o entendimento da forma como as representações dos alunos influenciam as suas aprendizagens, constituindo indicadores determinantes para ação pedagógica e didática do professor de Português.This article aims to disclose some conclusions of a project developed within the teaching of Portuguese. It contributes to the clarification of the following research questions: how these students assess their command of acquired skills in Portuguese language; what are their representations of the Portuguese language as a school subject; what relationships do they establish with this subject and the strategies they apply in learning it (bearing in mind their personal, academic and professional expectations). For this purpose, the present qualitative oriented case study was carried out in 2014-2015. Through the use of a questionnaire survey and written assignments the word was given to a class of students, aged 15 to 18, of a school in the Aveiro district attending a scientifichumanistic course - branches of science and technology and languages and humanities The data analysis shows that the respondents relate to Portuguese as a school subject in a pragmatic perspective, which ultimately conditions the way they deal with their learning. The students’ relationship with the esthetical and literary aspects of the Portuguese language as well as the purpose of this subject to promote the access to cultural enrichment are therefore seriously compromised. These results are fruitful as they contribute to the understanding of the way in which these representations of the students influence their learning, thus constituting key indicators for the pedagogic and the didactic action of the Portuguese teacher.Dans cet article, nous présentons quelques conclusions d’une étude en didactique du portugais afin de rendre compte des représentations que les élèves de seconde ont de la discipline de portugais et de son apprentissage. Ainsi, comprendre comment ces élèves évaluent leur maitrise des compétences acquises ; identifier les représentations qu’ils ont de la discipline de portugais; comprendre la ou les relation(s) qu’ils entretiennent avec cette discipline, tenant compte de leurs attentes personnelles, académiques et professionnelles, constituent les objectifs de cette étude. Nous avons mené une étude de cas qualitative, méthode par laquelle nous avons recueilli des données auprès des élèves d’une classe d’une école du district d’Aveiro en 2015-2016. Parmi ces élèves, âgés de 15 à 17 ans, seize suivent la filière littéraire et dix suivent la filière scientifique. Nous leur avons donné la parole par le moyen d’un questionnaire et d’une production écrite. L’analyse des données nous montre que les élèves interrogés se rapportent au portugais comme sujet scolaire dans une perspective pragmatique, ce qui conditionne finalement la façon dont ils gèrent leurs apprentissages. Leur relation avec la dimension esthétique et littéraire de la discipline de portugais est, donc, mise en cause, ainsi que la finalité de promouvoir l’accès à un capital culturel. Ces résultats sont enrichissants dans la mesure où ils permettent de comprendre comment les représentations des élèves influencent leurs apprentissages, constituant ainsi des indicateurs clés de l’action pédagogique et didactique du professeur.Universidade de Aveiro2018-02-15T09:57:49Z2016-12-01T00:00:00Z2016-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/22168por1647-3582Pimenta, Maria ConceiçãoFaneca, Rosa Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:43:31Zoai:ria.ua.pt:10773/22168Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:56:24.306721Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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