Representações sociais: vozes de alunos do 10º ano sobre a disciplina de Português e a sua aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/15525 |
Resumo: | Espera-se que todos os alunos a frequentar o 10.º ano do Ensino Secundário tenham adquirido as competências essenciais na disciplina de Português, na medida em que foram sujeitos a um processo de avaliação ao longo do Ensino Básico que culminou num exame final externo da responsabilidade do Ministério de Educação. No entanto, os resultados são, muitas vezes, considerados insatisfatórios nas avaliações obtidas no 10.º ano. Para além disso, os alunos parecem estranhar o registo de língua atualizado pelo professor de Português em contexto de sala de aula. Face a esta constatação justifica-se um estudo capaz de dar conta das representações que estes alunos fazem da disciplina de Português e da sua aprendizagem. Assim, perceber como é que estes alunos avaliam o domínio que têm das competências adquiridas; identificar representações que fazem da disciplina de português; compreender a ou as relações que estabelecem com a disciplina e como agem para proceder à sua aprendizagem, tendo em conta expetativas pessoais, académicas e profissionais constituem os objetivos da presente investigação. Para o efeito, desenvolveu-se, no ano letivo de 2014-2015, o presente estudo de caso, de cariz qualitativo. Foi dada a voz, por meio de um inquérito por questionário e de produções escritas, a alunos de uma turma de uma escola do distrito de Aveiro do curso científico-humanístico com idades compreendidas entre os 15 e os 17 anos, das variantes científico-tecnológica e línguas e humanidades. A análise de dados, daí resultante, mostra que os inquiridos se relacionam com a disciplina de Português numa perspetiva pragmática que acaba por condicionar a forma como estes gerem as suas aprendizagens. Fica, portanto, seriamente comprometida a relação destes alunos com a vertente estética e literária da disciplina, bem como a finalidade que a disciplina tem de promover o acesso a um capital cultural. Estes resultados são profícuos no sentido de contribuir para a reflexão sobre a formação contínua dos professores e de regular formas de ação educativa que possam ir ao encontro das necessidades educativas destes alunos. |
id |
RCAP_0920c951305578d093faac8b15b0451a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/15525 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Representações sociais: vozes de alunos do 10º ano sobre a disciplina de Português e a sua aprendizagemDidática do portuguêsLíngua portuguesaRepresentação socialEstratégias de aprendizagemEnsino secundárioEnsino da língua maternaEspera-se que todos os alunos a frequentar o 10.º ano do Ensino Secundário tenham adquirido as competências essenciais na disciplina de Português, na medida em que foram sujeitos a um processo de avaliação ao longo do Ensino Básico que culminou num exame final externo da responsabilidade do Ministério de Educação. No entanto, os resultados são, muitas vezes, considerados insatisfatórios nas avaliações obtidas no 10.º ano. Para além disso, os alunos parecem estranhar o registo de língua atualizado pelo professor de Português em contexto de sala de aula. Face a esta constatação justifica-se um estudo capaz de dar conta das representações que estes alunos fazem da disciplina de Português e da sua aprendizagem. Assim, perceber como é que estes alunos avaliam o domínio que têm das competências adquiridas; identificar representações que fazem da disciplina de português; compreender a ou as relações que estabelecem com a disciplina e como agem para proceder à sua aprendizagem, tendo em conta expetativas pessoais, académicas e profissionais constituem os objetivos da presente investigação. Para o efeito, desenvolveu-se, no ano letivo de 2014-2015, o presente estudo de caso, de cariz qualitativo. Foi dada a voz, por meio de um inquérito por questionário e de produções escritas, a alunos de uma turma de uma escola do distrito de Aveiro do curso científico-humanístico com idades compreendidas entre os 15 e os 17 anos, das variantes científico-tecnológica e línguas e humanidades. A análise de dados, daí resultante, mostra que os inquiridos se relacionam com a disciplina de Português numa perspetiva pragmática que acaba por condicionar a forma como estes gerem as suas aprendizagens. Fica, portanto, seriamente comprometida a relação destes alunos com a vertente estética e literária da disciplina, bem como a finalidade que a disciplina tem de promover o acesso a um capital cultural. Estes resultados são profícuos no sentido de contribuir para a reflexão sobre a formação contínua dos professores e de regular formas de ação educativa que possam ir ao encontro das necessidades educativas destes alunos.It is expected that all students attending the 10th grade of secondary education have acquired the essential skills in the Portuguese language, as they were subject to an evaluation process all through their basic education ending in a final external examination set by the Ministry of Education. However, in the assessment tests carried out in the 10th grade the results are often found unsatisfactory. Moreover the students seem not to be totally familiar with the language used by the Portuguese teacher in class. The awareness of this situation justifies a study that may account for the representations these students have of Portuguese as a school subject and of the way they learn it. Thus, the goals of this research lie in understanding how these students assess their command of acquired skills, in identifying the representations they have of the Portuguese language as a school subject, in understanding the relationships they establish with this subject and in finding out what they do in order to learn it, bearing in mind their personal, academic and professional expectations. For this purpose, the present qualitative oriented case study was carried out in 2014-2015. Through the use of a questionnaire survey and written assignments the word was given to a class of students, aged 15 to 18, of a school in the Aveiro district attending a scientific-humanistic course - branches of science and technology and languages and humanities The data analysis shows that the respondents relate to Portuguese as a school subject in a pragmatic perspective, which ultimately conditions the way they deal with their learning. The students’ relationship with the esthetical and literary aspects of the Portuguese language as well as the purpose of this subject to promote the access to cultural enrichment are therefore seriously compromised. These conclusions are fruitful, as they may promote some reflection on teachers’ training as well as regulate forms of educational activities that can meet the educational needs of these students.Nous partons du principe que tous les élèves de seconde (Collège) ont acquis les compétences essentielles en matière de Portugais, dans la mesure où ils ont été assujettis à un processus d’évaluation tout au long de leur scolarité qui se termina avec un examen final de la responsabilité du Ministère de l´Education. Cependant, les résultats obtenus en seconde sont très souvent considérés insatisfaisants. D´autre part, les élèves semblent trouver étrange la façon dont le professeur de Portugais parle en classe. De ce fait une étude s´impose afin de rendre compte des représentations que ces élèves ont de la discipline de portugais et de son apprentissage. Ainsi, comprendre comment ces élèves évaluent leur maitrise des compétences acquises ; identifier les représentations qu’ils ont de la discipline de portugais ; comprendre la ou les relations qu’ils entretiennent avec cette discipline, tenant compte de leurs attentes personnelles, académiques et professionnelles constituent les objectifs de cette étude. Nous avons mené une étude de cas qualitative, méthode par laquelle nous avons recueilli des données auprès des élèves d’une classe d’une école du district d’Aveiro. Parmi ces élèves, âgés de 15 à 17 ans, seize élèves suivent la filière littéraire et dix suivent la filière scientifique. Nous leur avons donné la parole par le moyen d’un questionnaire et d’une production écrite. L’analyse des données nous montre que les élèves interrogés ont une perspective pragmatique de la discipline de Portugais qui finit par conditionner la façon dont ils gèrent leurs apprentissages. Leur relation avec la dimension esthétique et littéraire de la discipline de portugais est, donc, mise en cause, ainsi que la finalité de promouvoir l’accès à un capital culturel. Ces résultats sont enrichissants dans la mesure où ils contribuent à une réflexion concernant la formation des enseignants et les façons d’agir au sein de l’éducation et de l’enseignement qui puissent aller à l’encontre des besoins éducatifs de ces élèves.Universidade de Aveiro2016-04-27T16:12:27Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/15525TID:201584654porSimões, Maria da Conceição Pimentainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:28:45Zoai:ria.ua.pt:10773/15525Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:50:53.570059Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Representações sociais: vozes de alunos do 10º ano sobre a disciplina de Português e a sua aprendizagem |
title |
Representações sociais: vozes de alunos do 10º ano sobre a disciplina de Português e a sua aprendizagem |
spellingShingle |
Representações sociais: vozes de alunos do 10º ano sobre a disciplina de Português e a sua aprendizagem Simões, Maria da Conceição Pimenta Didática do português Língua portuguesa Representação social Estratégias de aprendizagem Ensino secundário Ensino da língua materna |
title_short |
Representações sociais: vozes de alunos do 10º ano sobre a disciplina de Português e a sua aprendizagem |
title_full |
Representações sociais: vozes de alunos do 10º ano sobre a disciplina de Português e a sua aprendizagem |
title_fullStr |
Representações sociais: vozes de alunos do 10º ano sobre a disciplina de Português e a sua aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Representações sociais: vozes de alunos do 10º ano sobre a disciplina de Português e a sua aprendizagem |
title_sort |
Representações sociais: vozes de alunos do 10º ano sobre a disciplina de Português e a sua aprendizagem |
author |
Simões, Maria da Conceição Pimenta |
author_facet |
Simões, Maria da Conceição Pimenta |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Simões, Maria da Conceição Pimenta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Didática do português Língua portuguesa Representação social Estratégias de aprendizagem Ensino secundário Ensino da língua materna |
topic |
Didática do português Língua portuguesa Representação social Estratégias de aprendizagem Ensino secundário Ensino da língua materna |
description |
Espera-se que todos os alunos a frequentar o 10.º ano do Ensino Secundário tenham adquirido as competências essenciais na disciplina de Português, na medida em que foram sujeitos a um processo de avaliação ao longo do Ensino Básico que culminou num exame final externo da responsabilidade do Ministério de Educação. No entanto, os resultados são, muitas vezes, considerados insatisfatórios nas avaliações obtidas no 10.º ano. Para além disso, os alunos parecem estranhar o registo de língua atualizado pelo professor de Português em contexto de sala de aula. Face a esta constatação justifica-se um estudo capaz de dar conta das representações que estes alunos fazem da disciplina de Português e da sua aprendizagem. Assim, perceber como é que estes alunos avaliam o domínio que têm das competências adquiridas; identificar representações que fazem da disciplina de português; compreender a ou as relações que estabelecem com a disciplina e como agem para proceder à sua aprendizagem, tendo em conta expetativas pessoais, académicas e profissionais constituem os objetivos da presente investigação. Para o efeito, desenvolveu-se, no ano letivo de 2014-2015, o presente estudo de caso, de cariz qualitativo. Foi dada a voz, por meio de um inquérito por questionário e de produções escritas, a alunos de uma turma de uma escola do distrito de Aveiro do curso científico-humanístico com idades compreendidas entre os 15 e os 17 anos, das variantes científico-tecnológica e línguas e humanidades. A análise de dados, daí resultante, mostra que os inquiridos se relacionam com a disciplina de Português numa perspetiva pragmática que acaba por condicionar a forma como estes gerem as suas aprendizagens. Fica, portanto, seriamente comprometida a relação destes alunos com a vertente estética e literária da disciplina, bem como a finalidade que a disciplina tem de promover o acesso a um capital cultural. Estes resultados são profícuos no sentido de contribuir para a reflexão sobre a formação contínua dos professores e de regular formas de ação educativa que possam ir ao encontro das necessidades educativas destes alunos. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-01-01T00:00:00Z 2015 2016-04-27T16:12:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/15525 TID:201584654 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/15525 |
identifier_str_mv |
TID:201584654 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137558771269632 |