Não aprender na visão de crianças e adolescentes brasileiros: um estudo evolutivo na perspectiva piagetiana
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
DOI: | 10.25755/int.3415 |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25755/int.3415 |
Resumo: | O objetivo do artigo é apresentar dados de uma pesquisa referente à construção do conhecimento social, sob a perspectiva piagetiana. Foram investigadas as crenças de crianças e adolescentes sobre o não aprender. Participaram do estudo 80 sujeitos entre 06 e 16 anos, submetidos a três instrumentos metodológicos diferentes: proposta de um desenho, análise de uma história e análise de um filme, envolvendo situações de não aprendizagem. São apresentados aqui os principais resultados obtidos a partir da aplicação do desenho. Os dados indicam, entre outros, que grande parte dos sujeitos atribui ao próprio aluno a culpa pela não aprendizagem, mediante fatores como indisciplina e desmotivação. Os resultados mostram, também, que sujeitos brasileiros não se encontram em níveis mais avançados de compreensão da realidade social, mesmo em idades mais adiantadas. |
id |
RCAP_8aaa7cd8dd7e42df2d28006b31d58b36 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/3415 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Não aprender na visão de crianças e adolescentes brasileiros: um estudo evolutivo na perspectiva piagetianaArtigosO objetivo do artigo é apresentar dados de uma pesquisa referente à construção do conhecimento social, sob a perspectiva piagetiana. Foram investigadas as crenças de crianças e adolescentes sobre o não aprender. Participaram do estudo 80 sujeitos entre 06 e 16 anos, submetidos a três instrumentos metodológicos diferentes: proposta de um desenho, análise de uma história e análise de um filme, envolvendo situações de não aprendizagem. São apresentados aqui os principais resultados obtidos a partir da aplicação do desenho. Os dados indicam, entre outros, que grande parte dos sujeitos atribui ao próprio aluno a culpa pela não aprendizagem, mediante fatores como indisciplina e desmotivação. Os resultados mostram, também, que sujeitos brasileiros não se encontram em níveis mais avançados de compreensão da realidade social, mesmo em idades mais adiantadas.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2014-01-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.3415por1646-2335Saravali, Eliane GiachettoGuimarães, TaisleneGuimarães, Karina PerezMelchiori, Ana Paulainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:09:15Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/3415Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:45.476778Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Não aprender na visão de crianças e adolescentes brasileiros: um estudo evolutivo na perspectiva piagetiana |
title |
Não aprender na visão de crianças e adolescentes brasileiros: um estudo evolutivo na perspectiva piagetiana |
spellingShingle |
Não aprender na visão de crianças e adolescentes brasileiros: um estudo evolutivo na perspectiva piagetiana Não aprender na visão de crianças e adolescentes brasileiros: um estudo evolutivo na perspectiva piagetiana Saravali, Eliane Giachetto Artigos Saravali, Eliane Giachetto Artigos |
title_short |
Não aprender na visão de crianças e adolescentes brasileiros: um estudo evolutivo na perspectiva piagetiana |
title_full |
Não aprender na visão de crianças e adolescentes brasileiros: um estudo evolutivo na perspectiva piagetiana |
title_fullStr |
Não aprender na visão de crianças e adolescentes brasileiros: um estudo evolutivo na perspectiva piagetiana Não aprender na visão de crianças e adolescentes brasileiros: um estudo evolutivo na perspectiva piagetiana |
title_full_unstemmed |
Não aprender na visão de crianças e adolescentes brasileiros: um estudo evolutivo na perspectiva piagetiana Não aprender na visão de crianças e adolescentes brasileiros: um estudo evolutivo na perspectiva piagetiana |
title_sort |
Não aprender na visão de crianças e adolescentes brasileiros: um estudo evolutivo na perspectiva piagetiana |
author |
Saravali, Eliane Giachetto |
author_facet |
Saravali, Eliane Giachetto Saravali, Eliane Giachetto Guimarães, Taislene Guimarães, Karina Perez Melchiori, Ana Paula Guimarães, Taislene Guimarães, Karina Perez Melchiori, Ana Paula |
author_role |
author |
author2 |
Guimarães, Taislene Guimarães, Karina Perez Melchiori, Ana Paula |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Saravali, Eliane Giachetto Guimarães, Taislene Guimarães, Karina Perez Melchiori, Ana Paula |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
O objetivo do artigo é apresentar dados de uma pesquisa referente à construção do conhecimento social, sob a perspectiva piagetiana. Foram investigadas as crenças de crianças e adolescentes sobre o não aprender. Participaram do estudo 80 sujeitos entre 06 e 16 anos, submetidos a três instrumentos metodológicos diferentes: proposta de um desenho, análise de uma história e análise de um filme, envolvendo situações de não aprendizagem. São apresentados aqui os principais resultados obtidos a partir da aplicação do desenho. Os dados indicam, entre outros, que grande parte dos sujeitos atribui ao próprio aluno a culpa pela não aprendizagem, mediante fatores como indisciplina e desmotivação. Os resultados mostram, também, que sujeitos brasileiros não se encontram em níveis mais avançados de compreensão da realidade social, mesmo em idades mais adiantadas. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-13 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.25755/int.3415 |
url |
https://doi.org/10.25755/int.3415 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646-2335 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1822181918087577600 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.25755/int.3415 |