Não aprender na visão de crianças e adolescentes brasileiros: um estudo evolutivo na perspectiva piagetiana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saravali, Eliane Giachetto
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Guimarães, Taislene, Guimarães, Karina Perez, Melchiori, Ana Paula
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25755/int.3415
Resumo: O objetivo do artigo é apresentar dados de uma pesquisa referente à construção do conhecimento social, sob a perspectiva piagetiana. Foram investigadas as crenças de crianças e adolescentes sobre o não aprender. Participaram do estudo 80 sujeitos entre 06 e 16 anos, submetidos a três instrumentos metodológicos diferentes: proposta de um desenho, análise de uma história e análise de um filme, envolvendo situações de não aprendizagem. São apresentados aqui os principais resultados obtidos a partir da aplicação do desenho. Os dados indicam, entre outros, que grande parte dos sujeitos atribui ao próprio aluno a culpa pela não aprendizagem, mediante fatores como indisciplina e desmotivação. Os resultados mostram, também, que sujeitos brasileiros não se encontram em níveis mais avançados de compreensão da realidade social, mesmo em idades mais adiantadas.
id RCAP_8aaa7cd8dd7e42df2d28006b31d58b36
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/3415
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Não aprender na visão de crianças e adolescentes brasileiros: um estudo evolutivo na perspectiva piagetianaArtigosO objetivo do artigo é apresentar dados de uma pesquisa referente à construção do conhecimento social, sob a perspectiva piagetiana. Foram investigadas as crenças de crianças e adolescentes sobre o não aprender. Participaram do estudo 80 sujeitos entre 06 e 16 anos, submetidos a três instrumentos metodológicos diferentes: proposta de um desenho, análise de uma história e análise de um filme, envolvendo situações de não aprendizagem. São apresentados aqui os principais resultados obtidos a partir da aplicação do desenho. Os dados indicam, entre outros, que grande parte dos sujeitos atribui ao próprio aluno a culpa pela não aprendizagem, mediante fatores como indisciplina e desmotivação. Os resultados mostram, também, que sujeitos brasileiros não se encontram em níveis mais avançados de compreensão da realidade social, mesmo em idades mais adiantadas.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2014-01-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.3415por1646-2335Saravali, Eliane GiachettoGuimarães, TaisleneGuimarães, Karina PerezMelchiori, Ana Paulainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:09:15Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/3415Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:45.476778Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Não aprender na visão de crianças e adolescentes brasileiros: um estudo evolutivo na perspectiva piagetiana
title Não aprender na visão de crianças e adolescentes brasileiros: um estudo evolutivo na perspectiva piagetiana
spellingShingle Não aprender na visão de crianças e adolescentes brasileiros: um estudo evolutivo na perspectiva piagetiana
Saravali, Eliane Giachetto
Artigos
title_short Não aprender na visão de crianças e adolescentes brasileiros: um estudo evolutivo na perspectiva piagetiana
title_full Não aprender na visão de crianças e adolescentes brasileiros: um estudo evolutivo na perspectiva piagetiana
title_fullStr Não aprender na visão de crianças e adolescentes brasileiros: um estudo evolutivo na perspectiva piagetiana
title_full_unstemmed Não aprender na visão de crianças e adolescentes brasileiros: um estudo evolutivo na perspectiva piagetiana
title_sort Não aprender na visão de crianças e adolescentes brasileiros: um estudo evolutivo na perspectiva piagetiana
author Saravali, Eliane Giachetto
author_facet Saravali, Eliane Giachetto
Guimarães, Taislene
Guimarães, Karina Perez
Melchiori, Ana Paula
author_role author
author2 Guimarães, Taislene
Guimarães, Karina Perez
Melchiori, Ana Paula
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Saravali, Eliane Giachetto
Guimarães, Taislene
Guimarães, Karina Perez
Melchiori, Ana Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description O objetivo do artigo é apresentar dados de uma pesquisa referente à construção do conhecimento social, sob a perspectiva piagetiana. Foram investigadas as crenças de crianças e adolescentes sobre o não aprender. Participaram do estudo 80 sujeitos entre 06 e 16 anos, submetidos a três instrumentos metodológicos diferentes: proposta de um desenho, análise de uma história e análise de um filme, envolvendo situações de não aprendizagem. São apresentados aqui os principais resultados obtidos a partir da aplicação do desenho. Os dados indicam, entre outros, que grande parte dos sujeitos atribui ao próprio aluno a culpa pela não aprendizagem, mediante fatores como indisciplina e desmotivação. Os resultados mostram, também, que sujeitos brasileiros não se encontram em níveis mais avançados de compreensão da realidade social, mesmo em idades mais adiantadas.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.25755/int.3415
url https://doi.org/10.25755/int.3415
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-2335
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130948715937792