O impacto dos logótipos na atratividade de um destino turístico : a perspetiva dos visitantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Mara da Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/4291
Resumo: Os destinos turísticos têm vindo a apostar cada vez mais na construção de marcas destino com vista a tornarem-se mais competitivos no setor do turismo. A marca destino é um tema que tem vindo a merecer a atenção de académicos e profissionais da área, contudo, atualmente são ainda poucos os estudos que abordam esta temática. O logótipo é uma das principais expressões da marca e é considerado um elemento chave na construção da imagem e identidade de um destino turístico. O número de estudos atualmente existentes que abordam os logótipos de turismo é bastante reduzido, o que se traduz na oportunidade da criação de estudos que revelem os benefícios associados aos logótipos enquanto elementos da marca destino. A presente dissertação apresenta um estudo do impacto dos logótipos na atratividade dos destinos turísticos, nomeadamente na imagem percebida e intenção de visita suscitada através da observação dos logótipos por parte dos visitantes, originando a seguinte pergunta de partida : Na perspetiva dos visitantes, qual o impacto que o logótipo de um destino turístico tem na atratividade desse destino? Para a realização deste estudo foram selecionados dez destinos portugueses, com base no relatório Portugal City Brand Ranking 2018 Municípios Portugueses e os logótipos de turismo correspondentes. Para cada destino foram analisadas cinco variáveis distintas, nomeadamente o conhecimento do destino, as características do logótipo, o sentimento transmitido pelo logótipo, a imagem percecionada do destino e a intenção de visita suscitadas através da observação do logótipo. O instrumento utilizado para a recolha de dados foi o questionário e a amostra do estudo foi constituída por um total de 390 inquiridos. Os resultados demonstraram que existe uma relação forte entre todas as variáveis, à exceção da variável conhecimento. Os resultados evidenciam que a avaliação das diversas componentes de um logótipo de um destino turístico influencia a atratividade desse mesmo destino, revelando a importância dos logótipos para potenciais visitantes.
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