Relatório de Estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Sofia Elisabete Carvalho
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/10461
Resumo: O presente Relatório de Estágio afigura-se como um documento intencional e contextualizado acerca da Prática Educativa Supervisionada desenvolvida no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Neste sentido, o documento baliza-se entre dois períodos de estágio, um em cada nível educativo, cujo desenvolvimento da Prática Educativa Supervisionada constituiu um eixo estruturante do desenvolvimento pessoal e profissional, sustentado na metodologia de investigação-ação. É esta a que melhor responde às exigências da prática profissional, uma vez que implica uma investigação sobre a prática, tendo como finalidade melhorá-la através de ciclos de ação e reflexão: observação, planificação, ação e reflexão. A Prática Educativa Supervisionada foi realizada em díade de formação, envolvendo também as orientadoras cooperantes e supervisoras da escola de formação, o que evidencia uma estratégia de formação que valoriza as potencialidades da reflexão partilhada e de uma ação colaborativa que caracteriza o docente que reflete e investiga a sua prática, respondendo aos desafios profissionais. Face a isto, numa tríade praxeológica entre valores, teorias e práticas, muito exigente e relevante na formação do profissional docente reflexivo, este documento evidencia a realização de um estágio que se revelou força motriz do cimentar de uma identidade profissional, inerente a um perfil duplo e consciente do princípio da aprendizagem ao longo da vida.
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