Relatório de estágio pedagógico realizado na Escola Secundária Braamcamp Freire

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alexandre, Beatriz Inês de Freitas
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/11962
Resumo: O relatório espelha a prática pedagógica supervisionada pela aplicação de conhecimentos e saberes alcançados na formação inicial. O documento apresentado, clarifica a tomada de decisão, aplicação, avaliação e reformulação das etapas. As intervenções nas diferentes áreas são o resultado da cooperação entre mim, o professor orientador e os colegas de estágio. Na lecionação saliento o clima positivo, resultado da diferenciação exigida, e o empenho pela aquisição de hábitos de vida ativos e saudáveis. Na área da direção de turma destaco a implementação do apoio a Matemática para os alunos com mais dificuldades. No desporto escolar, a escolha do corfebol, foi uma decisão arriscada exigindo investigação permanente, não fosse esta uma das características exigidas da profissão de professor. A atuação possibilitou a discussão e resolução de dificuldades ao nível das condições e horários. A implementação de «padrinhos» aumentou a assiduidade e o compromisso dos alunos para com os seus pares. Na área de seminário a cooperação foi marcada principalmente pela discussão e reflexão sobre os problemas existentes na área disciplinar. No seminário foi possível comparar o passado, e refletir sobre as hipóteses de implementar uma atitude reflexiva sobre as dificuldades inerentes à profissão. A apresentação revelou disponibilidade e preocupação relativamente ao tema.
id RCAP_8ae4b944438bc6d2074f07d155af4d86
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/11962
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio pedagógico realizado na Escola Secundária Braamcamp FreireMESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIODESPORTOEDUCAÇÃO FÍSICADIRETORES DE TURMADESPORTO ESCOLARPRÁTICAS PEDAGÓGICASDOCÊNCIAESTÁGIOSMODELOS DE ENSINO-APRENDIZAGEMSPORTPHYSICAL EDUCATIONFORM TEACHERSSCHOOL SPORTSPEDAGOGICAL PRACTICESTEACHINGTRAINEESHIPSTEACHING AND LEARNING MODELSO relatório espelha a prática pedagógica supervisionada pela aplicação de conhecimentos e saberes alcançados na formação inicial. O documento apresentado, clarifica a tomada de decisão, aplicação, avaliação e reformulação das etapas. As intervenções nas diferentes áreas são o resultado da cooperação entre mim, o professor orientador e os colegas de estágio. Na lecionação saliento o clima positivo, resultado da diferenciação exigida, e o empenho pela aquisição de hábitos de vida ativos e saudáveis. Na área da direção de turma destaco a implementação do apoio a Matemática para os alunos com mais dificuldades. No desporto escolar, a escolha do corfebol, foi uma decisão arriscada exigindo investigação permanente, não fosse esta uma das características exigidas da profissão de professor. A atuação possibilitou a discussão e resolução de dificuldades ao nível das condições e horários. A implementação de «padrinhos» aumentou a assiduidade e o compromisso dos alunos para com os seus pares. Na área de seminário a cooperação foi marcada principalmente pela discussão e reflexão sobre os problemas existentes na área disciplinar. No seminário foi possível comparar o passado, e refletir sobre as hipóteses de implementar uma atitude reflexiva sobre as dificuldades inerentes à profissão. A apresentação revelou disponibilidade e preocupação relativamente ao tema.The report reflects the pedagogical practice conducted by the application of knowledge and expertise achieved in initial training. The presented document clarifies the decision making, application, evaluation and reformulation of the stages. The interventions in the different areas are the result of cooperation between me, the tutor and the internship colleagues. In teaching, I highlight the positive environment, the result of the differentiation required, and the commitment to the acquisition of active and healthy lifestyle habits. In the area of class management, I highlight the implementation of support for of Math’s class for students with more difficulties. In school sports, the choice of korfball was a risky decision requiring permanent research, this being one of the required characteristics of the teaching profession. The performance enabled the discussion and resolution of difficulties in terms of conditions and schedules. The implementation of "sponsors" increased students' attendance and commitment to and with their peers. In the seminar area, cooperation was marked mainly by discussion and reflection on existing problems in the disciplinary area. The seminar allowed me to analyze the past and reflect on the chances of implementing a reflexive attitude towards the profession’s difficulties. The presentation revealed availability and concern regarding the topic.2021-05-20T14:51:38Z2021-01-01T00:00:00Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/11962TID:202725162porAlexandre, Beatriz Inês de Freitasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-24T01:31:59Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/11962Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:13:49.755300Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio pedagógico realizado na Escola Secundária Braamcamp Freire
title Relatório de estágio pedagógico realizado na Escola Secundária Braamcamp Freire
spellingShingle Relatório de estágio pedagógico realizado na Escola Secundária Braamcamp Freire
Alexandre, Beatriz Inês de Freitas
MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
DESPORTO
EDUCAÇÃO FÍSICA
DIRETORES DE TURMA
DESPORTO ESCOLAR
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
DOCÊNCIA
ESTÁGIOS
MODELOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM
SPORT
PHYSICAL EDUCATION
FORM TEACHERS
SCHOOL SPORTS
PEDAGOGICAL PRACTICES
TEACHING
TRAINEESHIPS
TEACHING AND LEARNING MODELS
title_short Relatório de estágio pedagógico realizado na Escola Secundária Braamcamp Freire
title_full Relatório de estágio pedagógico realizado na Escola Secundária Braamcamp Freire
title_fullStr Relatório de estágio pedagógico realizado na Escola Secundária Braamcamp Freire
title_full_unstemmed Relatório de estágio pedagógico realizado na Escola Secundária Braamcamp Freire
title_sort Relatório de estágio pedagógico realizado na Escola Secundária Braamcamp Freire
author Alexandre, Beatriz Inês de Freitas
author_facet Alexandre, Beatriz Inês de Freitas
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alexandre, Beatriz Inês de Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
DESPORTO
EDUCAÇÃO FÍSICA
DIRETORES DE TURMA
DESPORTO ESCOLAR
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
DOCÊNCIA
ESTÁGIOS
MODELOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM
SPORT
PHYSICAL EDUCATION
FORM TEACHERS
SCHOOL SPORTS
PEDAGOGICAL PRACTICES
TEACHING
TRAINEESHIPS
TEACHING AND LEARNING MODELS
topic MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
DESPORTO
EDUCAÇÃO FÍSICA
DIRETORES DE TURMA
DESPORTO ESCOLAR
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
DOCÊNCIA
ESTÁGIOS
MODELOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM
SPORT
PHYSICAL EDUCATION
FORM TEACHERS
SCHOOL SPORTS
PEDAGOGICAL PRACTICES
TEACHING
TRAINEESHIPS
TEACHING AND LEARNING MODELS
description O relatório espelha a prática pedagógica supervisionada pela aplicação de conhecimentos e saberes alcançados na formação inicial. O documento apresentado, clarifica a tomada de decisão, aplicação, avaliação e reformulação das etapas. As intervenções nas diferentes áreas são o resultado da cooperação entre mim, o professor orientador e os colegas de estágio. Na lecionação saliento o clima positivo, resultado da diferenciação exigida, e o empenho pela aquisição de hábitos de vida ativos e saudáveis. Na área da direção de turma destaco a implementação do apoio a Matemática para os alunos com mais dificuldades. No desporto escolar, a escolha do corfebol, foi uma decisão arriscada exigindo investigação permanente, não fosse esta uma das características exigidas da profissão de professor. A atuação possibilitou a discussão e resolução de dificuldades ao nível das condições e horários. A implementação de «padrinhos» aumentou a assiduidade e o compromisso dos alunos para com os seus pares. Na área de seminário a cooperação foi marcada principalmente pela discussão e reflexão sobre os problemas existentes na área disciplinar. No seminário foi possível comparar o passado, e refletir sobre as hipóteses de implementar uma atitude reflexiva sobre as dificuldades inerentes à profissão. A apresentação revelou disponibilidade e preocupação relativamente ao tema.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-20T14:51:38Z
2021-01-01T00:00:00Z
2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/11962
TID:202725162
url http://hdl.handle.net/10437/11962
identifier_str_mv TID:202725162
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131235040100352