Histórias e meios digitais na prática pedagógica dos educadores de infância de Paredes de Coura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Maria Isabel da
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/28916
Resumo: Dissertação de mestrado em Ciências de Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)
id RCAP_8b7fa9cce34711fb4ab55c9b7b4de818
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/28916
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Histórias e meios digitais na prática pedagógica dos educadores de infância de Paredes de CouraEducação de infânciaHistóriasTecnologia digitalEarly childhood educationStoriesDigital technologies372.382-93371.68Dissertação de mestrado em Ciências de Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)Partindo de um enquadramento teórico, com base na revisão de literatura efetuada, verificou-se que a leitura de histórias é defendida como uma atividade de extrema importância, não só por promover o desenvolvimento da linguagem, a aquisição de vocabulário, o desenvolvimento de mecanismos cognitivos envolvidos na seleção da informação e no acesso à compreensão, mas também porque potencia o desenvolvimento da linguagem escrita, a compreensão das estratégias de leitura e o desenvolvimento de atitudes positivas face à leitura e às atividades a ela ligadas. As histórias, outrora utilizadas no formato oral, com o surgimento da imprensa passaram a ser difundidas através da imagem e da escrita e atualmente é comum apresentarem-se em formato digital. Os meios tecnológicos vieram enriquecer ainda mais o reconhecido potencial das histórias. Num tal contexto, este estudo pretendeu conhecer as práticas pedagógicas dos educadores do Concelho de Paredes de Coura no que se refere ao recurso aos meios digitais para trabalhar as histórias e proporcionar-lhes formação nessa área. Este trabalho assenta num plano misto, tendo-se partido dos resultados de um inquérito por questionário para uma formação nesta área dirigida aos Educadores de Infância que integraram este estudo e ajustada às suas necessidades. Para a análise dos dados recorreu-se à estatística descritiva e análise de conteúdo. Os resultados desta investigação revelam que há um consenso em torno da relevância das histórias no processo educativo, bem como da integração dos meios tecnológicos na educação.Starting from a theoretical framework, based on literature review, it was possible to verify that reading stories is advocated as an extremely important activity, not only to promote language development, vocabulary acquirement or improvement of cognitive mechanisms, involved in the selection of information and access to comprehension, but also because it increases the development of the written language, understanding of reading strategies and the reinforcement of positive attitudes towards reading and related activities. Stories, in the past presented in the oral form, became widespread with the advent of the printing press through images, words and currently appear in digital format. Technological resources have enriched the recognized potential of stories even further. With this context in mind, this study aimed to get acquainted with the pedagogical practices of teachers in the municipality of Paredes de Coura particularly in what concerns the use of digital means to work on stories and also provide them with training in this area. This work is based on a mixed plan, beginning with the results of a questionnaire for a training course in this area directed to the kindergarten teachers who participated in this study and adjusted to its needs. For data analysis we used descriptive statistics and content analysis. The results of this research show that there is a consensus on the importance of stories in the educational process as well as on the integration of technological education.Ramos, AltinaUniversidade do MinhoCunha, Maria Isabel da20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/28916por201407655info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:10:20Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/28916Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:01:55.356450Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Histórias e meios digitais na prática pedagógica dos educadores de infância de Paredes de Coura
title Histórias e meios digitais na prática pedagógica dos educadores de infância de Paredes de Coura
spellingShingle Histórias e meios digitais na prática pedagógica dos educadores de infância de Paredes de Coura
Cunha, Maria Isabel da
Educação de infância
Histórias
Tecnologia digital
Early childhood education
Stories
Digital technologies
372.3
82-93
371.68
title_short Histórias e meios digitais na prática pedagógica dos educadores de infância de Paredes de Coura
title_full Histórias e meios digitais na prática pedagógica dos educadores de infância de Paredes de Coura
title_fullStr Histórias e meios digitais na prática pedagógica dos educadores de infância de Paredes de Coura
title_full_unstemmed Histórias e meios digitais na prática pedagógica dos educadores de infância de Paredes de Coura
title_sort Histórias e meios digitais na prática pedagógica dos educadores de infância de Paredes de Coura
author Cunha, Maria Isabel da
author_facet Cunha, Maria Isabel da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ramos, Altina
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Maria Isabel da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de infância
Histórias
Tecnologia digital
Early childhood education
Stories
Digital technologies
372.3
82-93
371.68
topic Educação de infância
Histórias
Tecnologia digital
Early childhood education
Stories
Digital technologies
372.3
82-93
371.68
description Dissertação de mestrado em Ciências de Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/28916
url http://hdl.handle.net/1822/28916
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201407655
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132419253600256