Histórias e meios digitais na prática pedagógica dos educadores de infância de Paredes de Coura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/28916 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Ciências de Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa) |
id |
RCAP_8b7fa9cce34711fb4ab55c9b7b4de818 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/28916 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Histórias e meios digitais na prática pedagógica dos educadores de infância de Paredes de CouraEducação de infânciaHistóriasTecnologia digitalEarly childhood educationStoriesDigital technologies372.382-93371.68Dissertação de mestrado em Ciências de Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)Partindo de um enquadramento teórico, com base na revisão de literatura efetuada, verificou-se que a leitura de histórias é defendida como uma atividade de extrema importância, não só por promover o desenvolvimento da linguagem, a aquisição de vocabulário, o desenvolvimento de mecanismos cognitivos envolvidos na seleção da informação e no acesso à compreensão, mas também porque potencia o desenvolvimento da linguagem escrita, a compreensão das estratégias de leitura e o desenvolvimento de atitudes positivas face à leitura e às atividades a ela ligadas. As histórias, outrora utilizadas no formato oral, com o surgimento da imprensa passaram a ser difundidas através da imagem e da escrita e atualmente é comum apresentarem-se em formato digital. Os meios tecnológicos vieram enriquecer ainda mais o reconhecido potencial das histórias. Num tal contexto, este estudo pretendeu conhecer as práticas pedagógicas dos educadores do Concelho de Paredes de Coura no que se refere ao recurso aos meios digitais para trabalhar as histórias e proporcionar-lhes formação nessa área. Este trabalho assenta num plano misto, tendo-se partido dos resultados de um inquérito por questionário para uma formação nesta área dirigida aos Educadores de Infância que integraram este estudo e ajustada às suas necessidades. Para a análise dos dados recorreu-se à estatística descritiva e análise de conteúdo. Os resultados desta investigação revelam que há um consenso em torno da relevância das histórias no processo educativo, bem como da integração dos meios tecnológicos na educação.Starting from a theoretical framework, based on literature review, it was possible to verify that reading stories is advocated as an extremely important activity, not only to promote language development, vocabulary acquirement or improvement of cognitive mechanisms, involved in the selection of information and access to comprehension, but also because it increases the development of the written language, understanding of reading strategies and the reinforcement of positive attitudes towards reading and related activities. Stories, in the past presented in the oral form, became widespread with the advent of the printing press through images, words and currently appear in digital format. Technological resources have enriched the recognized potential of stories even further. With this context in mind, this study aimed to get acquainted with the pedagogical practices of teachers in the municipality of Paredes de Coura particularly in what concerns the use of digital means to work on stories and also provide them with training in this area. This work is based on a mixed plan, beginning with the results of a questionnaire for a training course in this area directed to the kindergarten teachers who participated in this study and adjusted to its needs. For data analysis we used descriptive statistics and content analysis. The results of this research show that there is a consensus on the importance of stories in the educational process as well as on the integration of technological education.Ramos, AltinaUniversidade do MinhoCunha, Maria Isabel da20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/28916por201407655info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:10:20Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/28916Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:01:55.356450Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Histórias e meios digitais na prática pedagógica dos educadores de infância de Paredes de Coura |
title |
Histórias e meios digitais na prática pedagógica dos educadores de infância de Paredes de Coura |
spellingShingle |
Histórias e meios digitais na prática pedagógica dos educadores de infância de Paredes de Coura Cunha, Maria Isabel da Educação de infância Histórias Tecnologia digital Early childhood education Stories Digital technologies 372.3 82-93 371.68 |
title_short |
Histórias e meios digitais na prática pedagógica dos educadores de infância de Paredes de Coura |
title_full |
Histórias e meios digitais na prática pedagógica dos educadores de infância de Paredes de Coura |
title_fullStr |
Histórias e meios digitais na prática pedagógica dos educadores de infância de Paredes de Coura |
title_full_unstemmed |
Histórias e meios digitais na prática pedagógica dos educadores de infância de Paredes de Coura |
title_sort |
Histórias e meios digitais na prática pedagógica dos educadores de infância de Paredes de Coura |
author |
Cunha, Maria Isabel da |
author_facet |
Cunha, Maria Isabel da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ramos, Altina Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cunha, Maria Isabel da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de infância Histórias Tecnologia digital Early childhood education Stories Digital technologies 372.3 82-93 371.68 |
topic |
Educação de infância Histórias Tecnologia digital Early childhood education Stories Digital technologies 372.3 82-93 371.68 |
description |
Dissertação de mestrado em Ciências de Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa) |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2013-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/28916 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/28916 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
201407655 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132419253600256 |