Jogo Mobile para Envelhecimento Ativo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11110/2529 |
Resumo: | Desde cedo os seres humanos viram uma oportunidade nos jogos para estimular cognitivamente o seu cérebro tanto na estimulação na aprendizagem bem como para ajudar na resolução de tarefas quotidianas promovendo um cérebro mais saudável. Algumas capacidades do nosso cérebro mantêm-se funcionais ao longo da vida, mas muitas das funções cognitivas, como a memória, vão-se deteriorando a partir dos 40 anos e para combater esse défice cognitivo é necessário utilizar exercícios propícios para esse mesmo problema. Por exemplo, é possível combater a demência que é um atrofio do foro cognitivo nos humanos através de jogos verificando-se bastantes melhorias. Atualmente, existem diversos dispositivos onde os jogos podem ser executados como computadores, tablets ou smartphones por exemplo. No entanto, os smartphones são os mais usados devido à sua facilidade de manuseamento e portabilidade do mesmo, sendo por isso o dispositivo contemplado neste projeto para o seu desenvolvimento. O presente projeto pretende estimular as capacidades cognitivas através de um jogo móvel. Para criar os desafios presentes neste jogo foram estudadas várias plataformas que têm o mesmo intuito e que já contam com diversos jogos preparados para estimular cada função cognitiva como inspiração, sendo que todos esses desafios têm escalabilidade no que toca à sua dificuldade, pois é necessário que o jogo seja cada vez mais desafiante. O presente documento expõe, descreve e explica todo o processo de desenvolvimento do jogo móvel, desde a sua conceção, à sua implementação e implantação, explorando fases fulcrais do ciclo de vida do seu desenvolvimento. |
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Jogo Mobile para Envelhecimento AtivoEstimulação CognitivaJogoCérebroFunções CognitivasJogo SérioPerceçãoMemóriaAtençãoDesde cedo os seres humanos viram uma oportunidade nos jogos para estimular cognitivamente o seu cérebro tanto na estimulação na aprendizagem bem como para ajudar na resolução de tarefas quotidianas promovendo um cérebro mais saudável. Algumas capacidades do nosso cérebro mantêm-se funcionais ao longo da vida, mas muitas das funções cognitivas, como a memória, vão-se deteriorando a partir dos 40 anos e para combater esse défice cognitivo é necessário utilizar exercícios propícios para esse mesmo problema. Por exemplo, é possível combater a demência que é um atrofio do foro cognitivo nos humanos através de jogos verificando-se bastantes melhorias. Atualmente, existem diversos dispositivos onde os jogos podem ser executados como computadores, tablets ou smartphones por exemplo. No entanto, os smartphones são os mais usados devido à sua facilidade de manuseamento e portabilidade do mesmo, sendo por isso o dispositivo contemplado neste projeto para o seu desenvolvimento. O presente projeto pretende estimular as capacidades cognitivas através de um jogo móvel. Para criar os desafios presentes neste jogo foram estudadas várias plataformas que têm o mesmo intuito e que já contam com diversos jogos preparados para estimular cada função cognitiva como inspiração, sendo que todos esses desafios têm escalabilidade no que toca à sua dificuldade, pois é necessário que o jogo seja cada vez mais desafiante. O presente documento expõe, descreve e explica todo o processo de desenvolvimento do jogo móvel, desde a sua conceção, à sua implementação e implantação, explorando fases fulcrais do ciclo de vida do seu desenvolvimento.Trabalho de Projeto2022-12-22T10:11:35Z2022-12-222022-12-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/11110/2529http://hdl.handle.net/11110/2529TID:203129890porOliveira, Márcio António Fariainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-29T04:15:15Zoai:ciencipca.ipca.pt:11110/2529Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:29:01.537234Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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