Ler para aprender : o texto informativo no 1º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Sofia Alexandra Gonçalves
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/14617
Resumo: O presente trabalho resulta da implementação de uma sequência de ensino, numa turma do 1.º ano de escolaridade do 1.º ciclo de Ensino Básico, em torno de um género textual – o texto informativo. De um modo geral, esta investigação visa avaliar o seu efeito no desenvolvimento de competências de leitura, nomeadamente ao nível da identificação, da extração e da manipulação da informação. Nesse sentido, a sequência contemplou dois momentos de avaliação, um no início e outro no final do projeto, com vista à realização de uma análise comparativa. Os resultados obtidos revelam algumas melhorias, ao nível da identificação e da manipulação da informação, todavia, também atestam que há ainda muito trabalho a fazer ao nível da compreensão leitora.
id RCAP_8bacac5f09da9aa5d0d9d815483fe72d
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/14617
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ler para aprender : o texto informativo no 1º ano de escolaridadeEnsino da leituraEnsino básico 1º cicloCompreensão da leituraTextos informativosEstratégias da aprendizagemDesenvolvimento das competênciasO presente trabalho resulta da implementação de uma sequência de ensino, numa turma do 1.º ano de escolaridade do 1.º ciclo de Ensino Básico, em torno de um género textual – o texto informativo. De um modo geral, esta investigação visa avaliar o seu efeito no desenvolvimento de competências de leitura, nomeadamente ao nível da identificação, da extração e da manipulação da informação. Nesse sentido, a sequência contemplou dois momentos de avaliação, um no início e outro no final do projeto, com vista à realização de uma análise comparativa. Os resultados obtidos revelam algumas melhorias, ao nível da identificação e da manipulação da informação, todavia, também atestam que há ainda muito trabalho a fazer ao nível da compreensão leitora.This paper results from the implementation of a teaching sequence designed in a class of 1st grade of the primary school, around a textual genre – informative text. In general, this research aims to evaluate the effect of the sequence in the development of reading skills, particularly in terms of identification, extraction and manipulation of information. In this sense, the sequence included two stages of evaluation, at the beginning and at the end of the project. Its purpose is to realise a comparative analysis between the two moments. The results show some improvements, at the level of identification and manipulation of information, however, also show that there is still much work to do in terms of reading comprehension.Universidade de Aveiro2015-09-03T11:50:17Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/14617TID:201594110porMagalhães, Sofia Alexandra Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:26:45Zoai:ria.ua.pt:10773/14617Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:50:09.960575Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ler para aprender : o texto informativo no 1º ano de escolaridade
title Ler para aprender : o texto informativo no 1º ano de escolaridade
spellingShingle Ler para aprender : o texto informativo no 1º ano de escolaridade
Magalhães, Sofia Alexandra Gonçalves
Ensino da leitura
Ensino básico 1º ciclo
Compreensão da leitura
Textos informativos
Estratégias da aprendizagem
Desenvolvimento das competências
title_short Ler para aprender : o texto informativo no 1º ano de escolaridade
title_full Ler para aprender : o texto informativo no 1º ano de escolaridade
title_fullStr Ler para aprender : o texto informativo no 1º ano de escolaridade
title_full_unstemmed Ler para aprender : o texto informativo no 1º ano de escolaridade
title_sort Ler para aprender : o texto informativo no 1º ano de escolaridade
author Magalhães, Sofia Alexandra Gonçalves
author_facet Magalhães, Sofia Alexandra Gonçalves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães, Sofia Alexandra Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da leitura
Ensino básico 1º ciclo
Compreensão da leitura
Textos informativos
Estratégias da aprendizagem
Desenvolvimento das competências
topic Ensino da leitura
Ensino básico 1º ciclo
Compreensão da leitura
Textos informativos
Estratégias da aprendizagem
Desenvolvimento das competências
description O presente trabalho resulta da implementação de uma sequência de ensino, numa turma do 1.º ano de escolaridade do 1.º ciclo de Ensino Básico, em torno de um género textual – o texto informativo. De um modo geral, esta investigação visa avaliar o seu efeito no desenvolvimento de competências de leitura, nomeadamente ao nível da identificação, da extração e da manipulação da informação. Nesse sentido, a sequência contemplou dois momentos de avaliação, um no início e outro no final do projeto, com vista à realização de uma análise comparativa. Os resultados obtidos revelam algumas melhorias, ao nível da identificação e da manipulação da informação, todavia, também atestam que há ainda muito trabalho a fazer ao nível da compreensão leitora.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2014
2015-09-03T11:50:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/14617
TID:201594110
url http://hdl.handle.net/10773/14617
identifier_str_mv TID:201594110
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137552211378176