Ler para aprender : o texto informativo no 1º ano de escolaridade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/14617 |
Resumo: | O presente trabalho resulta da implementação de uma sequência de ensino, numa turma do 1.º ano de escolaridade do 1.º ciclo de Ensino Básico, em torno de um género textual – o texto informativo. De um modo geral, esta investigação visa avaliar o seu efeito no desenvolvimento de competências de leitura, nomeadamente ao nível da identificação, da extração e da manipulação da informação. Nesse sentido, a sequência contemplou dois momentos de avaliação, um no início e outro no final do projeto, com vista à realização de uma análise comparativa. Os resultados obtidos revelam algumas melhorias, ao nível da identificação e da manipulação da informação, todavia, também atestam que há ainda muito trabalho a fazer ao nível da compreensão leitora. |
id |
RCAP_8bacac5f09da9aa5d0d9d815483fe72d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/14617 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Ler para aprender : o texto informativo no 1º ano de escolaridadeEnsino da leituraEnsino básico 1º cicloCompreensão da leituraTextos informativosEstratégias da aprendizagemDesenvolvimento das competênciasO presente trabalho resulta da implementação de uma sequência de ensino, numa turma do 1.º ano de escolaridade do 1.º ciclo de Ensino Básico, em torno de um género textual – o texto informativo. De um modo geral, esta investigação visa avaliar o seu efeito no desenvolvimento de competências de leitura, nomeadamente ao nível da identificação, da extração e da manipulação da informação. Nesse sentido, a sequência contemplou dois momentos de avaliação, um no início e outro no final do projeto, com vista à realização de uma análise comparativa. Os resultados obtidos revelam algumas melhorias, ao nível da identificação e da manipulação da informação, todavia, também atestam que há ainda muito trabalho a fazer ao nível da compreensão leitora.This paper results from the implementation of a teaching sequence designed in a class of 1st grade of the primary school, around a textual genre – informative text. In general, this research aims to evaluate the effect of the sequence in the development of reading skills, particularly in terms of identification, extraction and manipulation of information. In this sense, the sequence included two stages of evaluation, at the beginning and at the end of the project. Its purpose is to realise a comparative analysis between the two moments. The results show some improvements, at the level of identification and manipulation of information, however, also show that there is still much work to do in terms of reading comprehension.Universidade de Aveiro2015-09-03T11:50:17Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/14617TID:201594110porMagalhães, Sofia Alexandra Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:26:45Zoai:ria.ua.pt:10773/14617Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:50:09.960575Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ler para aprender : o texto informativo no 1º ano de escolaridade |
title |
Ler para aprender : o texto informativo no 1º ano de escolaridade |
spellingShingle |
Ler para aprender : o texto informativo no 1º ano de escolaridade Magalhães, Sofia Alexandra Gonçalves Ensino da leitura Ensino básico 1º ciclo Compreensão da leitura Textos informativos Estratégias da aprendizagem Desenvolvimento das competências |
title_short |
Ler para aprender : o texto informativo no 1º ano de escolaridade |
title_full |
Ler para aprender : o texto informativo no 1º ano de escolaridade |
title_fullStr |
Ler para aprender : o texto informativo no 1º ano de escolaridade |
title_full_unstemmed |
Ler para aprender : o texto informativo no 1º ano de escolaridade |
title_sort |
Ler para aprender : o texto informativo no 1º ano de escolaridade |
author |
Magalhães, Sofia Alexandra Gonçalves |
author_facet |
Magalhães, Sofia Alexandra Gonçalves |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Magalhães, Sofia Alexandra Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino da leitura Ensino básico 1º ciclo Compreensão da leitura Textos informativos Estratégias da aprendizagem Desenvolvimento das competências |
topic |
Ensino da leitura Ensino básico 1º ciclo Compreensão da leitura Textos informativos Estratégias da aprendizagem Desenvolvimento das competências |
description |
O presente trabalho resulta da implementação de uma sequência de ensino, numa turma do 1.º ano de escolaridade do 1.º ciclo de Ensino Básico, em torno de um género textual – o texto informativo. De um modo geral, esta investigação visa avaliar o seu efeito no desenvolvimento de competências de leitura, nomeadamente ao nível da identificação, da extração e da manipulação da informação. Nesse sentido, a sequência contemplou dois momentos de avaliação, um no início e outro no final do projeto, com vista à realização de uma análise comparativa. Os resultados obtidos revelam algumas melhorias, ao nível da identificação e da manipulação da informação, todavia, também atestam que há ainda muito trabalho a fazer ao nível da compreensão leitora. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-01T00:00:00Z 2014 2015-09-03T11:50:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/14617 TID:201594110 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/14617 |
identifier_str_mv |
TID:201594110 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137552211378176 |