Aprendizagem baseada na resolução de problemas (ABRP) na formação contínua de professores de ciências
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25755/int.8770 |
Resumo: | A formação contínua de professores, principalmente em mestrados de perfil profissional, onde se visa a capacitação de profissionais para educarem de forma diferenciada, contrapondo o ensino tradicional, requer metodologias de ensino ativas como é o caso da Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP). A ABRP já utilizada há dezenas de anos em escolas de medicina, expandiu-se para outras áreas e níveis de ensino e baseia-se em problemas reconhecidos pelos alunos como reais, ou como relevantes no seu futuro, de modo que, trabalhando para os resolver, adquirem novos conhecimentos motivando sentimentos de pertença. As situações-problema na ABRP no ensino de ciências vem sendo utilizadas a partir de cenários que devem despertar no aluno o levantamento de questões e a procura de soluções através da promoção de atividades de investigação. Neste estudo pretende-se investigar as contribuições da metodologia ABRP na formação contínua de professores de ciências a partir da avaliação dos tipos de questões formuladas em um cenário problemático e do estudo da percepção dos sujeitos envolvidos no processo. As questões formuladas pelos alunos na ficha de monitorização da ABRP foram categorizadas segundo o nível cognitivo. Os resultados obtidos apontam para a formulação de questões de nível cognitivo diverso, com uma percentegem expressiva de questões de ordem superior envolvendo principalmente questões do tipo relação, avaliação e procura de soluções. No estudo de percepção, os sujeitos relataram que a metodologia ABRP potencializa o desenvolvimento de competências mais complexas e transdisciplinares, como, o espírito crítico, a capacidade de argumentação, de escrita, de comunicação, o trabalho em equipe, a procura por soluções para problemas. Assim, o presente estudo aponta caminhos para a formação contínua de professores como espaço de reflexão sobre a teoria e prática na sala de aula. |
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Aprendizagem baseada na resolução de problemas (ABRP) na formação contínua de professores de ciênciasXV ENEC - Práticas educativas em ciênciasA formação contínua de professores, principalmente em mestrados de perfil profissional, onde se visa a capacitação de profissionais para educarem de forma diferenciada, contrapondo o ensino tradicional, requer metodologias de ensino ativas como é o caso da Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP). A ABRP já utilizada há dezenas de anos em escolas de medicina, expandiu-se para outras áreas e níveis de ensino e baseia-se em problemas reconhecidos pelos alunos como reais, ou como relevantes no seu futuro, de modo que, trabalhando para os resolver, adquirem novos conhecimentos motivando sentimentos de pertença. As situações-problema na ABRP no ensino de ciências vem sendo utilizadas a partir de cenários que devem despertar no aluno o levantamento de questões e a procura de soluções através da promoção de atividades de investigação. Neste estudo pretende-se investigar as contribuições da metodologia ABRP na formação contínua de professores de ciências a partir da avaliação dos tipos de questões formuladas em um cenário problemático e do estudo da percepção dos sujeitos envolvidos no processo. As questões formuladas pelos alunos na ficha de monitorização da ABRP foram categorizadas segundo o nível cognitivo. Os resultados obtidos apontam para a formulação de questões de nível cognitivo diverso, com uma percentegem expressiva de questões de ordem superior envolvendo principalmente questões do tipo relação, avaliação e procura de soluções. No estudo de percepção, os sujeitos relataram que a metodologia ABRP potencializa o desenvolvimento de competências mais complexas e transdisciplinares, como, o espírito crítico, a capacidade de argumentação, de escrita, de comunicação, o trabalho em equipe, a procura por soluções para problemas. Assim, o presente estudo aponta caminhos para a formação contínua de professores como espaço de reflexão sobre a teoria e prática na sala de aula.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2016-03-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.8770por1646-2335Amado, Manuella Villarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:09:35Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/8770Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:54.195292Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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