Relatório da prática de ensino supervisionada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Henrique Manuel Moura
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/10738
Resumo: A elaboração deste trabalho tem como objetivo principal, evidenciar e refletir as aprendizagens conseguidas ao longo da minha Prática de Ensino Supervisionada (PES), como parte integrante da avaliação na unidade didática de Estágio I e II, pertencente ao segundo ano do Mestrado de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário na Universidade de Trás-osMontes e Alto Douro (UTAD), Vila-Real, durante o ano letivo 2019/2020. O estágio pedagógico foi realizado na Escola EB Amadeo de Souza-Cardoso, pertencente ao Agrupamento de Escolas Amadeo de Souza-Cardoso, em Amarante, sendo este orientado pelo Professor Cooperante Luís Miguel Moucho e pelo Professor Orientador da UTAD Francisco Saavedra. Ao longo do ano letivo, tive a oportunidade de acompanhar e conduzir o processo de ensino-aprendizagem de uma turma do 3º ciclo, mais concretamente o 7ºB. A elaboração deste documento, tem como objetivo descrever e refletir sobre todas as atividades desenvolvidas, e analisar, de forma aprofundada, todas as particularidades deste percurso que consubstancia o meu estágio pedagógico. O presente relatório encontra-se estruturado em cinco grandes capítulos: Enquadramento Pessoal, Enquadramento do Meio Escolar, Atividades Desenvolvidas, Mecanismos de Avaliação e Reflexão Final. O estágio foi o momento em que colocamos em prática todos os conhecimentos adquiridos ao longo do nosso percurso académico, contribuindo assim para o nosso enriquecimento pessoal e profissional enquanto docente, enriquecimento este que pretendemos continuar a fortalecer todos os dias. Assim, o presente documento tem como finalidade, correlacionar elementos descritivos e reflexivos dos processos inerentes à realização da PES.
id RCAP_59877a94d423c7487c9c20b6d2a8a66b
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/10738
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório da prática de ensino supervisionadaPrática de Ensino SupervisionadaEstágioA elaboração deste trabalho tem como objetivo principal, evidenciar e refletir as aprendizagens conseguidas ao longo da minha Prática de Ensino Supervisionada (PES), como parte integrante da avaliação na unidade didática de Estágio I e II, pertencente ao segundo ano do Mestrado de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário na Universidade de Trás-osMontes e Alto Douro (UTAD), Vila-Real, durante o ano letivo 2019/2020. O estágio pedagógico foi realizado na Escola EB Amadeo de Souza-Cardoso, pertencente ao Agrupamento de Escolas Amadeo de Souza-Cardoso, em Amarante, sendo este orientado pelo Professor Cooperante Luís Miguel Moucho e pelo Professor Orientador da UTAD Francisco Saavedra. Ao longo do ano letivo, tive a oportunidade de acompanhar e conduzir o processo de ensino-aprendizagem de uma turma do 3º ciclo, mais concretamente o 7ºB. A elaboração deste documento, tem como objetivo descrever e refletir sobre todas as atividades desenvolvidas, e analisar, de forma aprofundada, todas as particularidades deste percurso que consubstancia o meu estágio pedagógico. O presente relatório encontra-se estruturado em cinco grandes capítulos: Enquadramento Pessoal, Enquadramento do Meio Escolar, Atividades Desenvolvidas, Mecanismos de Avaliação e Reflexão Final. O estágio foi o momento em que colocamos em prática todos os conhecimentos adquiridos ao longo do nosso percurso académico, contribuindo assim para o nosso enriquecimento pessoal e profissional enquanto docente, enriquecimento este que pretendemos continuar a fortalecer todos os dias. Assim, o presente documento tem como finalidade, correlacionar elementos descritivos e reflexivos dos processos inerentes à realização da PES.The elaboration of this work has as main objective, to evidence and reflect the lessons throughout my Supervised Teaching Practice (PES), as an integral part of the evaluation in the didactic unit of Stage I and II, belonging to the second year of the Master of Physical Education in Basic and Secondary Education at the University of Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Vila Real, during the academic year 2019/2020. The pedagogical internship was carried out at the EB Amadeo de Souza-Cardoso School, belonging to the Amadeo de Souza-Cardoso School Group, in Amarante, which was supervised by Cooperating Teacher Luís Miguel Moucho and by the Advisor Teacher of UTAD Francisco Saavedra. Throughout the school year, I had the opportunity to monitor and conduct the teachinglearning process of a class in the 3rd cycle, more specifically the 7ºB. The preparation of this document aims to describe and reflect on all the activities developed, and to analyze, in depth, all the particularities of this path that substantiates my pedagogical internship. This report is structures in five major charters: Personal Setting, School Setting, Activities Developed, Evaluation Mechanisms and Final Reflection. The internship was the moment when we put into practice all the knowledge acquired along our academic path, thus contributing to our personal and professional enrichment as a teacher, which we intend to continue to strengthen every day. Thus, the purpose of this document is to correlate descriptive and reflective elements of the processes inherent to the performance of PES.2021-10-14T11:05:09Z2020-09-14T00:00:00Z2020-09-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/10738TID:202601293porMartins, Henrique Manuel Mourainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:40:55Zoai:repositorio.utad.pt:10348/10738Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:02:42.360488Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório da prática de ensino supervisionada
title Relatório da prática de ensino supervisionada
spellingShingle Relatório da prática de ensino supervisionada
Martins, Henrique Manuel Moura
Prática de Ensino Supervisionada
Estágio
title_short Relatório da prática de ensino supervisionada
title_full Relatório da prática de ensino supervisionada
title_fullStr Relatório da prática de ensino supervisionada
title_full_unstemmed Relatório da prática de ensino supervisionada
title_sort Relatório da prática de ensino supervisionada
author Martins, Henrique Manuel Moura
author_facet Martins, Henrique Manuel Moura
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Henrique Manuel Moura
dc.subject.por.fl_str_mv Prática de Ensino Supervisionada
Estágio
topic Prática de Ensino Supervisionada
Estágio
description A elaboração deste trabalho tem como objetivo principal, evidenciar e refletir as aprendizagens conseguidas ao longo da minha Prática de Ensino Supervisionada (PES), como parte integrante da avaliação na unidade didática de Estágio I e II, pertencente ao segundo ano do Mestrado de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário na Universidade de Trás-osMontes e Alto Douro (UTAD), Vila-Real, durante o ano letivo 2019/2020. O estágio pedagógico foi realizado na Escola EB Amadeo de Souza-Cardoso, pertencente ao Agrupamento de Escolas Amadeo de Souza-Cardoso, em Amarante, sendo este orientado pelo Professor Cooperante Luís Miguel Moucho e pelo Professor Orientador da UTAD Francisco Saavedra. Ao longo do ano letivo, tive a oportunidade de acompanhar e conduzir o processo de ensino-aprendizagem de uma turma do 3º ciclo, mais concretamente o 7ºB. A elaboração deste documento, tem como objetivo descrever e refletir sobre todas as atividades desenvolvidas, e analisar, de forma aprofundada, todas as particularidades deste percurso que consubstancia o meu estágio pedagógico. O presente relatório encontra-se estruturado em cinco grandes capítulos: Enquadramento Pessoal, Enquadramento do Meio Escolar, Atividades Desenvolvidas, Mecanismos de Avaliação e Reflexão Final. O estágio foi o momento em que colocamos em prática todos os conhecimentos adquiridos ao longo do nosso percurso académico, contribuindo assim para o nosso enriquecimento pessoal e profissional enquanto docente, enriquecimento este que pretendemos continuar a fortalecer todos os dias. Assim, o presente documento tem como finalidade, correlacionar elementos descritivos e reflexivos dos processos inerentes à realização da PES.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-14T00:00:00Z
2020-09-14
2021-10-14T11:05:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/10738
TID:202601293
url http://hdl.handle.net/10348/10738
identifier_str_mv TID:202601293
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137112175411200